Encarando os desafios contemporâneos

Programa da PUC Minas Virtual promove desenvolvimento da visão crítica de alunos
O professor Andrelino Ferreira é responsável pela produção da disciplina Desafios Contemporâneos nos cursos da área de Gestão e acredita que o programa é fundamental para a formação profissional dos alunos na compreensão da realidade que os cerca | Foto: Bruno Timóteo
O professor Andrelino Ferreira é responsável pela produção da disciplina Desafios Contemporâneos nos cursos da área de Gestão e acredita que o programa é fundamental para a formação profissional dos alunos na compreensão da realidade que os cerca | Foto: Bruno Timóteo

Uma educação humanista possibilita ampliar a capacidade dos alunos para interpretar o mundo ao seu redor, por meio de pilares que estimulam seu crescimento pessoal e o desenvolvimento intelectual e interpessoal. Pensando nisso, a PUC Minas Virtual, unidade de ensino a distância, criou a disciplina Desafios Contemporâneos, que é ministrada para todos os seus cursos, possuindo a mesma ementa nos cursos Iceg Escola de Negócios. Esse programa é ofertado para todos os períodos simultaneamente, permitindo que os alunos de diferentes semestres letivos, apesar da distância física, possam interagir na construção do conhecimento. De acordo com Andrelino Ferreira dos Santos Filho, doutor em Estudos Literários e em Filosofia e professor responsável pela produção do programa, a disciplina tem como objetivo oferecer elementos e instrumentos a fim de desenvolver a capacidade dos alunos de compreender criticamente a realidade que os cerca, além dos aspectos referentes à vida de uma empresa, do profissional da gestão e do ser humano.

Segundo o docente, “nos Desafios Contemporâneos exige-se a participação ativa do aluno, de modo a gerar estímulos à capacidade de compreender e julgar racionalmente as mais diversas manifestações da realidade”. Sendo assim, a cada semestre um tema é escolhido e desdobrado em três etapas, cada uma exigindo a interlocução com suas especificidades, ancoradas pela reflexão filosófica, que será o horizonte a partir do qual as temáticas são articuladas.

O programa é composto por atividades como leitura e produção de textos, elaboração e exposição de argumentos de forma fundamentada sobre os temas propostos, além do desenvolvimento da capacidade do aluno de descrição de problemas, formulação de hipóteses e sustentação argumentativa de propostas e alternativas, exercitando o raciocínio lógico.

Para a professora Sara Pimenta Resende, mestre e Doutora em Administração e coordenadora do curso a distância de Administração da PUC Minas Virtual, o projeto pedagógico está conectado com a realidade contemporânea tanto em seus aspectos técnicos, quanto às competências comportamentais, a partir dessa formação humanista. Exemplo disso é a temática da mobilidade urbana, que está sendo trabalhada neste semestre. “O que há de mais contemporâneo e que nos afeta como seres humanos como o tema da mobilidade humana expresso? Como exemplo, infelizmente, temos as migrações forçadas por ocasião da tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão”, comenta.

“Nosso projeto pedagógico está conectado com a realidade contemporânea tanto nos aspectos técnicos, quanto relativamente às competências comportamentais e formação humanistas”, explica a coordenadora do Curso de Administração da PUC Minas Virtual, professora Sara Resende | Foto: Bruno Timóteo

Economia de Francisco e Clara

Neste semestre, o horizonte que guia as temáticas é a Economia de Francisco e Clara, a partir de temas como a mobilidade humana em razão da pobreza, os conflitos armados, que levam milhares de pessoas a um estado de desumanidade, entre outros. Um exemplo é a discussão sobre o problema dos refugiados em face às políticas de fronteiras, como a construção de muros, que ilustra a preocupação em relação aos processos de desumanização.

A Economia de Francisco e Clara se refere aos ensinamentos passados por São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis para uma economia integrada e que tenha como centro a dignidade da pessoa humana. A partir disso, foi criada uma série de conferências on-line chamadas Prof On-line, com o intuito de esclarecer os conteúdos e aprofundar a compreensão da realidade contemporânea.

De acordo com o professor Andrelino, esse formato surpreendeu pela dimensão humana que ele conseguiu abordar, para além do acadêmico, através de discussões, debates, temas de pesquisa e até encontros presenciais, inaugurando uma nova maneira de tratar e vivenciar o ensino no EAD, a partir da relação humanizada. Um exemplo é a atividade que será realizada no final do semestre. “Teremos depoimentos de alunos sobre vivências com pessoas humanas refugiadas. Em tempos sombrios, será importante a partilha da experiência com outro (e são tantos!)”, reforça o professor.

Ensino humanista

“Estou muito feliz com os resultados que tenho alcançado e satisfeito com a coragem da PUC de se preocupar em nos mostrar o quão desafiador é o mundo lá fora”, conta o aluno Rafael Chiavelli sobre a sua experiência com a disciplina | Foto: Acervo Pessoal

Na disciplina Desafios Contemporâneos, o aluno é capaz de refletir sobre temas da atualidade, que são escolhidos a partir da observação do fluxo dos acontecimentos, identificando aqueles que são relevantes e suscetíveis de discussão. “Assim, enfrentamos efetivamente a provocação de refletir sobre os desafios contemporâneos”, explica o professor Andrelino. Dessa forma, a característica principal do programa é o seu dinamismo, pois existe a possibilidade de escolher questões que de fato se apresentam como instigações para o profissional do futuro.

Além disso, o programa prima pela construção e condução dos conteúdos adotando critérios próprios da formação científica, sem perder de vista o horizonte ético que possibilita e exige que a pessoa humana e relações humanizadas sejam o centro em torno do qual gravitam mercado, empresa, trabalho, e não o contrário. O aluno Rafael Chiavelli, que está no 4º semestre letivo do Curso de Administração de Empresas da PUC Minas Virtual, acredita que é na disciplina Desafios Contemporâneos que os alunos têm a oportunidade de discutir e refletir sobre temas delicados da atualidade.

“Essa matéria abre os olhos para a realidade, sem demagogia! Prepara os alunos para o mercado sem maquiar os problemas e os desafios que, de fato, encontrarão”, diz Rafael. Segundo ele, a disciplina permite que os alunos entendam mais sobre a realidade que os cerca, a sociedade em que vivemos e outros assuntos complexos, mas necessários para a formação humanística dos alunos.

Essa é a segunda graduação de Rafael e, segundo ele, a disciplina é essencial na sua formação em Administração. “Tenho toda convicção de que ao final do curso estarei ainda mais preparado para encarar o que o mercado espera de nós. Estou muito feliz com os resultados que tenho alcançado e satisfeito com a coragem da PUC de se preocupar em nos mostrar o quão desafiador é o mundo lá fora”, conclui.

O aluno Felipe Viveiros, do 2º período do Curso de Administração pela PUC Minas Virtual, acredita que um dos principais destaques da disciplina é o debate sociológico e filosófico na formação dos profissionais do futuro, possibilitando o desenvolvimento das chamadas softs skills, a partir desse aprendizado humanizado. “Acho que essa disciplina, aliada com a de Competências Comportamentais, moldará o meu futuro e o de os meus colegas, fortalecendo o aprendizado das soft skills e amadurecendo o pensamento crítico dos profissionais formados pela PUC Minas”, explica Felipe.

“Os temas da disciplina são extremamente pertinentes com o momento que vivemos na sociedade”, diz Felipe Viveiros, aluno do 2º período do Curso de Administração na PUC Minas Virtual | Foto: Acervo Pessoal

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