Diálogos

Artífices da inteligência

A humanidade, em diferentes ciclos de sua história, experimenta revolucionários avanços ligados à técnica e à produção do conhecimento, com variados impactos civilizatórios. “Revoluções” que, em si, não podem ser classificadas como “boas” ou “más”. Frutos e a serviço da inteligência humana, dom de Deus, essas transformações, idealmente, deveriam contribuir para o desenvolvimento de toda …

Artífices da inteligência Leia mais »

As tecnologias e o valor insubstituível do ser humano

Os planos de Deus para o ser humano reservaram-lhe, certamente, uma centralidade inequívoca. Por essa razão, ele foi dotado de inteligência, de afeto e discernimento, mas também recebeu, desde o início, a instrução de que deveria ser capaz de tomar decisões, delas assumindo as consequências. “Quanto mais as tecnologias se ampliam, diversificam e se tornam …

As tecnologias e o valor insubstituível do ser humano Leia mais »

PUC Minas 65 anos: excelência pela inovação

Buscando acompanhar os intensos movimentos que a sociedade e, em especial, a educação em nível superior experimentam, a PUC Minas estabeleceu para si, desde o final do ano passado, uma intensa agenda de discussões e encaminhamentos no âmbito da Administração Superior, cujo objetivo é estabelecer diagnósticos e, a partir deles, rumos para a Universidade. Com …

PUC Minas 65 anos: excelência pela inovação Leia mais »

Pilar da educação

“A educação é pilar da paz”. A afirmação do Papa Francisco sublinha a grave situação vivida pelo Brasil e outros países: a progressiva diminuição de investimentos no campo educacional, com graves consequências para os processos de ensino-aprendizagem. Recursos destinados à educação devem ser considerados verdadeiras semeaduras para se conquistar um presente e um futuro melhores, …

Pilar da educação Leia mais »

Fome e compaixão

“A fome não é só uma tragédia, mas uma vergonha para a humanidade”. Esta afirmação do Papa Francisco nos interpela, merece e precisa ser adaptada para o contexto brasileiro, tão tristemente marcado pela dor de muitas pessoas, incluindo famílias com as suas crianças, que muitas vezes não têm nada para se alimentar. “Conviver com a …

Fome e compaixão Leia mais »

“A fome não é apenas uma tragédia, mas também uma vergonha”

O título deste editorial é uma citação da mensagem em vídeo do Papa Francisco para o Dia Mundial da Alimentação, publicado em 16 de outubro de 2020. Com essa citação, queremos trazer à baila, nesta edição da Revista PUC Minas em sua reportagem de capa, um assunto tão urgente quanto antigo: a fome, sofrimento que …

“A fome não é apenas uma tragédia, mas também uma vergonha” Leia mais »

Educar na contemporaneidade

Muitos teóricos das ciências sociais dedicam-se a estudar as mudanças desencadeadas por processos de digitalização, que reconfiguram a relação do ser humano com praticamente tudo que existe no planeta. Vive-se o tempo em que são criadas novas ambiências, a todo momento, permitindo o surgimento de diferentes formas de aproximação entre pessoas. Uma realidade com perspectivas …

Educar na contemporaneidade Leia mais »

Sobre eleições e a condição do trabalhador

Nesta edição da Revista PUC Minas que antecede as eleições majoritárias e parlamentares de 2022, um assunto deve merecer específica atenção do debate público: como os candidatos se posicionam em relação ao trabalho e à situação do trabalhador. O trabalho na vida social possui muitos significados e sentidos. O mundo se move por ele e …

Sobre eleições e a condição do trabalhador Leia mais »

Fé e razão

O ser humano se institui, se aprimora e se torna mais humano à medida em que nutre sua inteligência com o conhecimento sobre o mundo que a ciência pode proporcionar e, de outro modo, à medida em que nutre sua fé em Deus, com a certeza, afinal, de que todos estamos acolhidos em seu Projeto …

Fé e razão Leia mais »

Inquietante ciência

Vive-se paradoxal fenômeno na contemporaneidade: enquanto a ciência avança velozmente, cresce o número dos que negam, a todo custo, a verdade, refugiando-se em narrativas fantasiosas. “Negacionismo”, eis uma palavra que se tornou frequente no vocabulário cotidiano, sinalizando a expansão dos grupos que se escondem da verdade. Pessoas que buscam reforçar as próprias convicções e valores, …

Inquietante ciência Leia mais »