Diálogos É preciso repensar a educação no país
“Educação existe para formar pessoas melhores, para que essas sejam solidárias entre si e comprometidas com a construção de uma nação mais justa, fundada numa cultura de paz e de solidariedade”
Prof. Dom Joaquim Giovani Mol GuimarãesReitor da PUC Minas
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
É urgente que, de modo cidadão, ético e, principalmente, responsável, a sociedade brasileira coloque nos trilhos o debate sobre os rumos da educação do País. Sem cortinas de fumaça, paralelismos estéreis, questiúnculas que em nada contribuem para os temas que realmente exigem nossa atenção: qualificação de professores, universalização efetiva do acesso ao ensino de qualidade, sistematizado e orgânico incentivo à pesquisa e a inovação.
A sensação é que o abismo que separa o Brasil dos países que decidiram abraçar a causa da educação, nela enxergando o caminho possível de se tornarem sociedades melhores, se aprofunda e se alarga cada vez mais.
Não nos tornaremos um País melhor sem termos à frente das políticas educacionais gestores qualificados e comprometidos em repensar a educação no Brasil. É preciso colocarmos como meta e horizonte de ação a definição de que egressos queremos saindo de nosso ensino fundamental e de nossas universidades. Que profissionais estamos formando em nossos cursos técnico-profissionalizantes e nos cursos superiores de graduação.
Educação existe para formar pessoas melhores, para que essas sejam solidárias entre si e comprometidas com a construção de uma nação mais justa, fundada numa cultura de paz e de solidariedade.
Já perdeu-se muito, muito tempo na história do Brasil em função dos equívocos, omissões, e mesmo a inapetência dos políticos para com as políticas públicas vêm impondo ao país um sistêmico e odioso atraso social e cultural, com consequências visíveis na política, na educação e demais setores da sociedade.
Inaceitável que esse desastroso histórico se torne ainda pior. É preciso, portanto, que a sociedade não apenas debata, mas atue de modo decisivo para que a educação seja o verdadeiro caminho para a construção de uma sociedade melhor.