Tecnologia Apoio no tratamento ortodôntico

Aplicativo auxilia pacientes a cuidarem de aparelho ortodôntico fixo
Um aplicativo que reúne orientações úteis de como cuidar do aparelho ortodôntico fixo, incluindo vídeos, dicas de hábitos alimentares e tratamento ortodôntico, dicas para atenuar dor, o desconforto, como colocar e trocar os elásticos e, em caso de urgência, como quando o bráquete se quebra, o que deve ser feito.
Assim é o Orthohelp, novo aplicativo, já registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), disponível para Android, que pode ser baixado pela PlayStore. Com textos curtos e linguagem acessível, o aplicativo pode ser utilizado por qualquer paciente em tratamento com aparelho ortodôntico fixo e também por quem ainda não o iniciou, mas já teve uma pré-indicação pelo profissional. Ao se inscrever no aplicativo, o usuário começa a receber notificações, a cada três dias, para se lembrar de cuidar do aparelho.
A ferramenta foi desenvolvida pela mestranda Marina Araújo Leite Assis, do Mestrado Profissional em Ortodontia da PUC Minas, e pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade. O aplicativo, objeto de dissertação da mestranda, tem a orientação do professor Rodrigo Villamarim, do Programa de Pós-graduação em Odontologia, e o desenvolvimento pelo professor Humberto Torres Marques Neto, do Programa de Pós-graduação em Informática, e pelo estudante da graduação Vinícius Silva. Auxiliaram no desenvolvimento do aplicativo Carolina Morsani, doutoranda em Ortodontia, o professor da UFMG Lucas Guimarães e os bolsistas pela PUC Minas Fernanda Fulgêncio, graduada em Odontologia, e a graduanda no curso Aline Bernardini.
Para Rafaela Ribeiro, paciente da Clínica de Ortodontia do Campus Coração Eucarístico, que faz tratamento ortodôntico e manutenção do aparelho fixo todo mês, o aplicativo dá acesso rápido a esclarecimento de dúvidas, a vídeos, proporcionando um conhecimento maior. “O aplicativo vem somar à sua relação com o ortodontista”, avalia ela, dizendo que as notificações que recebe a ajudam a ter consciência e a cuidar do aparelho.
Marina Assis diz que, a partir de pesquisa desenvolvida com os pacientes da clínica, foi feita validação do aplicativo com vários professores de instituições de ensino superior do país, tendo havido 85% de aprovação do conteúdo, embasado cientificamente e de fácil compreensão. Estudo que está sendo desenvolvido junto aos pacientes da Clínica de Ortodontia da PUC Minas, com a participação de cerca de 90 pacientes, a maioria na faixa de 15 a 29 anos, está identificando se a transmissão de informações sobre o tratamento ortodôntico é mais eficaz por folheto impresso ou por esta nova ferramenta.
Saiba mais
O estudo e o aplicativo foram apresentados, em setembro, em Campinas (SP), durante o congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia (SBPQO) e, em outubro, no Rio de Janeiro, em Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia (Abor).