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Ciências Contábeis Destaque em serviços contábeis e fiscais

NAF alcança primeiro lugar em ranking de atendimentos da Receita Federal

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) do Campus Coração Eucarístico, do Curso de Ciências Contábeis, vem se destacando no número de atendimentos. De acordo com dados de 2020 da Receita Federal, o NAF ficou em primeiro lugar em Belo Horizonte, sexto em Minas Gerais e nono no Brasil, em um total de 2.821 atendimentos, incluindo presenciais e a distância. Desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

“Esse resultado significa que temos uma prática extensionista exitosa, integrada ao ensino e pesquisa, e demonstra que o NAF tem um papel importante no processo de educação fiscal e cidadania, e que atua na perspectiva dialógica entre aluno, professor, governo e sociedade”, comemora a coordenadora, professora Fátima Maria Penido Drumond Coelho.

Com a chegada da pandemia e a adoção do regime remoto pela Universidade, o núcleo precisou se adequar e, em abril de 2020, começou a prestar atendimentos por telefone e plataformas digitais. Em setembro, inaugurou mais uma modalidade de atendimento: o NAF Virtual. “Percebemos que muita gente acostumada a fazer o imposto de renda com o NAF estava à deriva, sem poder procurar nossa Universidade”, conta Drumond.

Além do destaque nos atendimentos, o NAF também foi bem-sucedido em um evento online promovido pela Receita Federal, em março deste ano, no qual os estudantes foram convidados a apresentar trabalhos sobre cidadania fiscal. O artigo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal: uma experiência transformadora para os alunos, para os contribuintes atendidos e para a cidadania, da aluna Poliana Kelly Maria da Silva, foi um dos cinco selecionados de todo o Brasil para apresentação. “Foi um privilégio para mim, como estudante e principalmente como integrante desse projeto tão especial que é o NAF. A minha percepção quanto à transformação dos estudantes que entravam no NAF e também dos contribuintes fez com que eu desejasse compartilhar com mais pessoas o que eu sentia”, conta.

Para o gestor público Sérgio Mascarenhas Santos, da Receita Federal de Belo Horizonte, o desempenho da PUC Minas é fruto de um trabalho “consistente e de excelente qualidade”. “O resultado vai aparecendo agora também em aspectos quantitativos, com a meteórica ascensão do NAF Campus Coração Eucarístico. Acredito que a dedicação dos brilhantes estudantes envolvidos, a liderança da professora Fátima e o modelo estruturado de atendimento foram alguns fatores que elevaram os números do NAF”, elogia.

De acordo com ele, essa atuação relevante também se reflete no cenário nacional. Os 80 NAFs de Minas Gerais, sobretudo oito deles, incluindo o da PUC Minas, foram responsáveis por mais de 62% de todos os atendimentos feitos pelos NAFs do Brasil, seja na modalidade presencial ou remota. Ainda segundo ele, em 2020, os 431 núcleos formalizados realizaram 92.446 atendimentos. “Em 2021 o sucesso nos números de atendimentos parece repetir-se. Tenho certeza que ampliaremos, e muito, o atendimento aos cidadãos mineiros”, aposta Santos.

 

Saiba mais

Na PUC Minas, além do Coração Eucarístico, o NAF também está presente nas unidades Barreiro, Contagem e São Gabriel.

Texto
Fernando Ávila
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