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Gestão Encurtando caminhos

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Processos bem gerenciados contribuem para os bons resultados de uma organização

“Imagine que você trabalha nesta sala e precisa levantar várias vezes, ao longo do dia, para buscar um documento que você mandou imprimir em uma impressora que fica fora da sua sala, do outro lado do corredor. Parece banal, mas se for analisado o tempo gasto, somado em dias, meses e anos, percebe-se que se perde muito tempo com esse processo e isso pode gerar impactos, inclusive, financeiros para as empresas.” É o que explica a aluna Maria da Gloria Tarsia, do curso de MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócio, do IEC PUC Minas. O curso, segundo ela, proporciona clareza de como os processos de negócio devem ser identificados, analisados, implementados e monitorados de maneira eficiente e eficaz, para gerar bons resultados para a empresa.

Detalhes simples e corriqueiros, da rotina produtiva de uma empresa, fazem uma grande diferença na geração de resultados no ambiente coorporativo e estão diretamente ligados ao gerenciamento de processos de negócio. Uma das principais referências sobre o tema, o BPM CBOK, um guia internacional para profissionais da área, conceitua o Gerenciamento de Processos de Negócio, que também é conhecido como Business Process Management (BPM), como “uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos”.

Graduada em Marketing, Tarsia atua com gestão empresarial há mais de 20 anos. Atualmente, a aluna faz parte do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), dirigido pelo Sebrae em parceria com o CNPq. “Em quase todas as empresas que já trabalhei, a reestruturação organizacional fez parte do meu dia a dia. Daí a importância do curso BPM para minha formação”, pontua.

No ano passado, a aluna teve o artigo A Importância da Inovação de Processos para a Geração de Valor para o Cliente premiado, em segundo lugar, pelo Sebrae e CNPq e publicado na revista Inovação do Sebrae 2014. O estudo foi referente ao trabalho que ela desenvolve com um grupo de 56 empresas do segmento de alimentos (indústria, serviço e comércio), na cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Obtive diversos cases de sucesso reconhecidos pelo Sebrae Nacional, como, por exemplo, o Restaurante Beneplácito Gourmet, que foi selecionado entre mais de 1.500 empresas de serviços de todo o Brasil e ficou classificado em 1º lugar, devido ao sucesso do nosso trabalho.”

O programa ALI, de acordo com Tarsia, propiciou aos empresários das empresas atendidas uma reflexão sobre os procedimentos praticados na organização para a geração de valor e, devido a isso, diversas ações que identificam as necessidades e expectativas dos clientes foram desenvolvidas. “O setor de restaurante, por exemplo, obteve redução média de 25,89% dos custos referente ao desperdício de alimentos na preparação dos pratos, após a padronização das quantidades servidas. A margem varia de acordo com cada tipo de alimento e os resultados foram obtidos após medição das sobras nas porções e pratos dos clientes”, destaca.

Texto
Mariana Zocratto
Foto
Marcos Figueiredo
Maria da Gloria Tarsia, aluna do MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócio: artigo premiado sobre inovação de processos
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