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Comunicação Estratégia para transformação social

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A empreendedora social Dani Drumond se sentiu grata pelo projeto desenvolvido pelos alunos de RP: “Ter a visão deles foi excelente”

Alunos do Curso de Relações Públicas desenvolvem plano de comunicação para terceiro setor

Quando Dani Drumond, empreendedora social, bacharel em Direito e Administração, recebeu o diagnóstico da síndrome de Down de seu filho Théo Morélix, ela teve certeza que deixaria um legado nesse mundo. “Durante o parto, o Théo entrou em sofrimento e a única coisa que eu queria era a vida do meu filho. O diagnóstico da Trissomia do 21 veio em seguida. Falei para o meu marido: por que não sermos os melhores pais que ele precisa e merece? Vamos fazer desse diagnóstico um propósito, uma missão de vida”, conta. Aí começa a história da 21 Conecta. Dani iniciou um trabalho voluntário e percebeu as maiores dificuldades das famílias que recebem o diagnóstico da síndrome de Down e a carência de informação é uma delas. “Nosso objetivo na 21 Conecta é sermos uma rede, uma ponte que conecta famílias a profissionais, é conectar outras famílias. Nessa rede, profissionais e famílias se cadastram e fazemos essa ponte entre elas”. E é com instituições como essa, de perfil social, que se envolvem os alunos do sexto período de Relações Públicas da PUC Minas Coração Eucarístico na disciplina extensionista Relações Púbicas e Organização Social, ministrada pela professora Lorena Costa Viegas há mais de dez anos.

Pensar a comunicação de forma estratégica, muitas vezes, é um desafio para organizações do terceiro setor ou empresas de impacto social devido a diversos fatores, tais como verba reduzida, equipe pequena, falta de preparo das equipes. A proposta da disciplina surgiu a partir do pensamento em desenvolver habilidades nos alunos com um atendimento de uma demanda real a essas organizações sociais. “Essa atividade impacta a formação técnica do aluno, já que ele coloca em prática tudo o que aprendeu até o sexto período, e também, assim como toda atividade extensionista, dá mais cor para olhar o outro. É um trabalho no qual se aplica a técnica, mas pensando no e com o outro. Ela é aplicada verdadeiramente em prol da mudança social”, explica. “Não é uma situação ideal, mas real. Normalmente, marcada por poucos recursos financeiros, pouca gente ou ninguém da área de comunicação, mas com uma vontade de transformação social. Os alunos passam a entender que, por meio da comunicação, podem atuar para a transformação social”.

Na disciplina, após uma reunião com os alunos, a professora Lorena identifica um tema comum e, a partir disso, é definida a instituição que será o cliente real da turma para o desenvolvimento do plano de comunicação. Os alunos da disciplina pesquisam sobre o tema escolhido, aprofundam conceitos específicos para fazer uma primeira reunião de diagnóstico com o cliente. Neste encontro, virtual devido à pandemia, a organização apresenta sua história, sua missão. A partir disso, os alunos começam a preparar o plano de comunicação.

Propostas de atuação

No segundo semestre de 2020, a turma do sexto período de Relações Públicas atendeu a 21 Conecta, mencionada no início desta matéria. Trata-se de uma rede de pais, profissionais, famílias e pessoas com síndrome de Down ou alguma deficiência com o objetivo de acolher, informar, orientar as famílias que recebem o diagnóstico e encaminhar aos profissionais de diversos segmentos, favorecendo a inclusão da pessoa com deficiência como membro ativo da sociedade.

Os alunos se envolvem com o projeto durante todo o semestre de desenvolvimento do plano. São cerca de dois meses e meio da reunião inicial dos alunos com a organização social até a apresentação final do plano de comunicação. “Após a primeira análise e apresentação da organização, mapeamos as dores dos colaboradores e dirigentes, pesquisando mais a fundo suas relações institucionais, comunicação e de cultura interna, apresentando, assim, as possibilidades de atuação e impacto das novas propostas comunicacionais dentro da instituição. E por fim, a apresentação de briefing, onde os grupos apresentaram as propostas para melhoria comunicacional da organização, através do mapeamento de oportunidades e desafios de comunicação, propondo ações de natureza informacional e relacional”, detalha Lívia Guimarães, aluna do sétimo período de Relações Públicas da PUC Coração Eucarístico e que participou da atividade no semestre passado. Para ela, o maior aprendizado ao realizar o trabalho de comunicação junto à 21 Conecta foi o de poder entender que o trabalho realizado por eles é de grande impacto dentro da sociedade.

Dani Drumond conta que a experiência foi maravilhosa. “Como somos um negócio social, em um modelo de startup, nossa equipe é enxuta e não temos uma pessoa específica focada em comunicação. O tempo todo volto para ver e rever as sugestões dos alunos. Ter a visão deles foi excelente. Foram apresentadas novas ideias que poderíamos construir. Eles apresentaram vários materiais e subprojetos que conseguimos desenvolver. Já estamos colocando em prática alguns”, explica.

 

SAIBA MAIS

CONEXÃO COM O PÚBLICO
Dividido em subcategorias, as atividades propostas para a Conecta 21 foram as seguintes:

  • INSTITUCIONAL
    Histórias que Conectam
    Meet Day
    Newsletter
    Campanha de Conscientização sobre Síndrome de Down
  • DIGITAL
    Redes Sociais
    Vídeo Convite para Adesão ao Pacote
    Plataforma
    Rede de Incentivo de Indicação – Gamificação
  • RELACIONAL
    Mailing Escolas e Instituições Sociais
    Kit Atração para Novos Apoiadores
    Script de Primeiro contato
    E-mail Marketing
    E-mail de Retorno
Texto
Bruna Santos
Foto
Leidiane Oliveira
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