revista puc minas

Tecnologia Excelência em dinâmica veicular

Os professores Adriano Nicholls e Athos Obvioslo apresentam o simulador de dinâmica veicular

Em parceria com a Fiat Chrysler, a Universidade inaugura laboratório de ponta na área

Cerca de 20 mil acidentes graves acontecem, por ano, ao longo dos mais de 1,7 milhão de quilômetros da malha rodoviária brasileira. Atos imprudentes dos condutores, falhas veiculares e más condições das estradas estão entre os maiores causadores de incidentes trágicos no trânsito. A partir desses dados, divulgados pelo Ministério dos Transportes em 2014 e pela Polícia Rodoviária Federal em 2016, torna-se evidente a necessidade de investimentos nas estradas do país e em estudos para compreender o comportamento do condutor e dos veículos, visando maior segurança e redução do número de acidentes nas estradas.

Buscando atender a essa demanda e unindo a competência da PUC Minas e do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na área automotiva, foi criado o Centro de Excelência em Dinâmica e Segurança Veicular, fruto de Acordo de Cooperação entre as duas instituições. O Centro, que é o primeiro em sua categoria instalado no hemisfério sul e o nono no mundo, conta com um simulador dinâmico veicular utilizado para avaliar o comportamento de veículos e condutores em ambiente laboratorial, além de auxiliar no projeto de construção de novas estradas e recuperação das existentes. “O simulador interage com o condutor, obedecendo aos seus comandos e reproduzindo, de forma fiel, as respostas do veículo. Com esse equipamento, podemos testar a dinâmica do veículo sem utilizar um protótipo físico”, explica o professor Athos Obvioslo, do Departamento de Engenharia Mecânica, um dos responsáveis pelo novo laboratório.

Athos explica que a realização dessas provas em simuladores como este é essencial para que sejam reduzidos os testes físicos e, consequentemente, diminua o tempo de análises e os riscos aos quais os engenheiros se expõem. Segundo ele, o equipamento também simula condições de estradas, situações de cansaço do motorista, ultrapassagens inesperadas, entre outros. “A partir dessas simulações, consegue-se configurar o veículo — alterar uma mola, um componente, um amortecedor, antes mesmo de ter o veículo em teste”, esclarece o professor Flávio Maurício de Souza, assessor do Instituto Politécnico da PUC Minas (Ipuc) e membro do Departamento de Engenharia Elétrica.

Novo patamar de inovação

"O objetivo da minha pesquisa é conseguir fazer com que as respostas do simulador se aproximem do comportamento real do veículo"

Elyton Naves

O Centro de Excelência insere a Universidade em novo patamar de inovação e de parceria universidade-empresa. “Esse projeto une a expertise da PUC Minas e da FCA na área de engenharia automotiva, possibilitando novas perspectivas em pesquisas e desenvolvimento tecnológico não apenas no cenário nacional, mas também internacionalmente”, afirma o supervisor de Inovação da FCA, Toshizaemom Noce.

A criação do laboratório está diretamente ligada ao programa Inovar Auto, do governo federal, de incentivo fiscal às montadoras que investirem em pesquisas que busquem novas soluções veiculares para questões como segurança e meio ambiente, como explica Adriano Nicholls, professor da PUC Minas e engenheiro do departamento de análise virtual de dinâmica veicular da Fiat Chrysler (FCA).

Segundo Nicholls, o centro tem como objetivos a realização de pesquisa e ensino; capacitação profissional; reciprocidade de consultorias; troca de informações; prática de estágios; intercâmbios de discentes; desenvolvimento e prestação de serviços.

Um dos beneficiados com a implementação do laboratório é o aluno Elyton Naves, do mestrado em Engenharia Mecânica, na linha de pesquisa em Dinâmica Veicular. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica, o estudante iniciou sua pesquisa com foco na sensação de movimento do veículo e poderá desenvolver seu projeto com o apoio do centro. “O objetivo da minha pesquisa é conseguir fazer com que as respostas do simulador se aproximem do comportamento real do veículo, aprimorando o motion cueing, que é a forma como denominamos a sensação de movimento de um veículo transmitida por um simulador”, explica o estudante. Elyton é bolsista e recebeu o benefício por meio da parceria da Universidade com a Fiat Chrysler (FCA), por desenvolver um projeto de pesquisa alinhado às demandas do laboratório. Segundo o professor Janes Landre, um dos coordenadores da iniciativa, “em 2013, quando o projeto foi escrito e apresentado à Fiat Chrysler (FCA), a empresa negociou um número de bolsas de estudo com a Universidade para alunos que realizassem assuntos correlatos ao Centro de Excelência”.

De acordo com o professor, o novo centro abrange outras áreas além da engenharia — como medicina, fisioterapia, psicologia, entre outras — e projeta a Universidade mundialmente. “Por ser o primeiro centro de excelência neste âmbito em todo o hemisfério sul e por existirem apenas outros oito laboratórios de ponta como esse em todo o mundo, isso torna a PUC Minas referência mundial em dinâmica veicular. Recebemos uma série de contatos de instituições de ensino de países como Inglaterra, Itália e Estados Unidos, interessadas em executar projetos de pesquisa em cooperação conosco”, finaliza Landre.

Texto
Lídia Lima
Fotos
Raphael Calixto
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