revista puc minas

Infraestrutura Investimento em qualidade, conforto e tecnologia

1
O prédio 9, no Campus Coração Eucarístico, abrigará o Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis (CPMEC)

PUC Minas entrega à comunidade acadêmica neste ano de 2016 um grande elenco de obras

1
A aluna Meyrelluce Miranda, do 6º período de Medicina Veterinária, espera ter, ao término das obras, um Campus ainda mais acolhedor

A PUC Minas entrega à comunidade acadêmica neste ano de 2016 um grande elenco de obras que significa para todos mais conforto, qualidade e tecnologia. São obras de ampliação e reforma de infraestrutura e importantes investimentos em laboratórios, auditórios e salas de aula. Entre as iniciativas para essa modernização, destacam-se a aquisição de equipamentos de ponta, a construção e revitalização de laboratórios, reformas de salas e construção de novos prédios e adequação para acessibilidade de pessoas com deficiência. “A Universidade está em permanente atualização para atender com a máxima qualidade a comunidade acadêmica. Algumas unidades chegaram a se transformar em um verdadeiro canteiro de obras, como a Unidade Praça da Liberdade e o Campus Betim”, afirma o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira.

As obras e ampliações em Betim, ao comemorar 20 anos, acompanham a crescente demanda do Campus. “A ampliação e modernização do espaço físico trarão, certamente, mais conforto e qualidade aos serviços prestados”, explica o pró-reitor adjunto, professor Eugenio Batista Leite.

A biblioteca praticamente dobrou de tamanho, e o auditório, para 350 lugares, foi ampliado e modernizado. Outra conquista para o Campus é a construção do Centro de Espiritualidade, com cem lugares. As salas de professores e aquelas de dedicação também passaram por intervenções. A aluna Meyrelluce Miranda, do 6º período de Medicina Veterinária, espera ter, ao término das obras, um Campus ainda mais acolhedor e que a incentive ainda mais a estudar e a aproveitar os momentos de convivência na Universidade.

Além disso, outras obras já realizadas, tais como a ampliação do estacionamento, construção de rotas acessíveis e sinalização do Campus, construção do prédio da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e diretórios acadêmicos (DAs) e reabertura da cantina, estão dando cara nova à PUC Minas Betim.

Investimentos na área da pesquisa

1
O Microscópio Eletrônico de Varredura foi uma das aquisições; acima, instalações do Centro de Pesquisa em Motores

“Podemos dizer com certeza que os alunos foram, em sua totalidade, beneficiados pelas reformas, já que nos primeiros anos de Engenharia já começamos a utilizar os laboratórios da Universidade”

Professor Attenister Tarcísio Rego

Ampliar o investimento no campo da pesquisa também é um dos objetivos da PUC Minas. Com a criação do Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis (CPMEC), a Universidade está prestes a se tornar referência nessa área. “Será um centro de pesquisa de relevância em nível mundial, poucas instituições de ensino terão algo relacionado à pesquisa de motores que possuam a qualidade estrutural desse projeto”, afirma o professor José Ricardo Sodré, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica.

Construído a partir de recursos provenientes da Petrobras, Vale, Fapemig e Cemig, organizações parceiras da PUC Minas, além da contrapartida concedida pela Universidade, o centro contará com equipamentos de ponta.

Para abrigar o centro de pesquisa, foi realizada a reforma do prédio 9, no Campus Coração Eucarístico. Diversos equipamentos importados, como dinamômetros, videoscópio com filmadora, sistema de medição de pressão, espectrômetro de massa, entre outros, permitirão que os laboratórios do centro funcionem perfeitamente.

Para atender à demanda dos cursos de Engenharia, oferecendo equipamentos com tecnologia de ponta, sete laboratórios experimentais foram reformados e revitalizados: Laboratório de Caracterização de Superfícies, Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Microscopia Óptica, Laboratório de Tratamentos Térmicos e Preparação Metalográfica, Laboratório de Ensaios Mecânicos, Materiais de Construção Mecânica e Laboratório de Fluidodinâmicos.

Segundo o professor Attenister Tarcísio Rego, diretor do Instituto Politécnico (Ipuc), mais de 10 mil alunos foram beneficiados com as obras realizadas nos laboratórios. “Podemos dizer com certeza que os alunos foram, em sua totalidade, beneficiados pelas reformas, já que nos primeiros anos de Engenharia já começamos a utilizar os laboratórios da Universidade”, pontua.

Uma das principais novidades para os alunos do Ipuc foi a aquisição do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), um dos mais versáteis instrumentos disponíveis para observação e análise das características da estrutura interna de materiais, com possibilidade de ampliação das imagens em até 50 mil vezes.

Até o final do ano, todos os instrumentos das clínicas e dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e do Posto Médico serão desinfetados e esterilizados na nova Central de Material e Esterilização, localizada no novo prédio em construção (prédio 86), entre os prédios 45 e 46, no Campus Coração Eucarístico. A central contará com equipamentos de ponta, como autoclaves de barreira, lavadora extratora, termodesinfectora e secadora, além de um sistema de ar-condicionado voltado para áreas hospitalares, garantindo ambientes totalmente estéreis e limpos, conforme as exigências das normas da Vigilância Sanitária. A iniciativa é do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e do Departamento de Odontologia.

Segundo o professor Raul de Barros Neto, diretor do ICBS, esses materiais já eram esterilizados na Universidade, mas, há mais de um ano, passaram a ser enviados para uma empresa externa realizar o serviço, pois os equipamentos da PUC Minas não atendiam à crescente demanda.

Novos laboratórios e obras de ampliação

1
O aluno Denis Alvarenga, no Laboratório de Análise Instrumental

O Curso de Engenharia Química recebeu, em maio deste ano, o Laboratório de Análise Instrumental, no primeiro andar do prédio 34, Campus Coração Eucarístico. “É um laboratório de alto nível para análises e pesquisas de ponta. Esses aparelhos não vieram apenas para modernizar, mas também para ampliar a qualidade e confiabilidade nas análises”, afirma o coordenador do curso, professor Leonardo Mitre.

Entre alguns dos equipamentos recebidos estão um fotômetro de chama, um espectrofotômetro de absorção atômica e outro de absorção molecular, além de um equipamento de cromatografia gasosa. Segundo o professor, a disponibilidade desses equipamentos de alto nível demonstra ainda a transdisciplinaridade entre diversos cursos além da Engenharia, como, por exemplo, a graduação em Ciências Biológicas e o Programa de Pós-graduação em Odontologia, na caracterização e no desenvolvimento de novos produtos.

O aluno do Curso de Engenharia Química e técnico de laboratório do Instituto de Ciências Exatas e de Informática Denis Fernando Alvarenga afirma que os equipamentos enriquecem as aulas práticas e dão suporte às pesquisas e trabalhos acadêmicos. Um deles é o espectrofotômetro de absorção atômica, que, entre suas funções, consegue identificar poluentes em fluidos descartados pela indústria e rastrear traços de metais pesados. Outro equipamento é o infravermelho, que identifica as estruturas de um composto orgânico.

No segundo andar do prédio, a revitalização possibilitou a setorização dos ambientes, maior conforto e funcionalidade do espaço, modernização das instalações e consequente redução no consumo de energia.

O novo laboratório de inovação abriga o Laboratório de Ideias. “É uma sala de onde surgirão várias pesquisas e muita inovação. É um espaço de troca de ideias, de conexão entre pessoas e projetos”, explica o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), professor Lúcio Mauro Pereira.

Outra obra importante próxima ao Campus Coração Eucarístico se refere a um edifício anexo à PUC Minas Virtual, no bairro Dom Cabral, que está sendo reformado para abrigar os programas de pós-graduação stricto sensu em Comunicação e em Direito, melhorando, significativamente, a estrutura existente. O espaço consiste em cinco salas de aula, uma sala de defesas com videoconferência, gabinetes para os professores, salas de estudo, salas de reunião, coordenação e sanitários, conforme normas de acessibilidade.

Expansão em Poços de Caldas

1
Centro de Espiritualidade, em Poços de Caldas

O Campus Poços de Caldas completa 20 anos e celebra o aniversário com obras de ampliação. O Centro de Espiritualidade atende ao planejamento da PUC Minas de ter um local para as celebrações religiosas em cada unidade.

O local tem capacidade para cem pessoas e contempla um espaço para a realização de eventos ecumênicos, com uma porta lateral para a realização de missa campal, uma sala para a Pastoral Universitária destinada ao acolhimento da comunidade, uma para a administração e outra para a coordenação da Pastoral, além de uma sacristia e banheiros.

Como parte das obras de ampliação, o Campus também recebe o prédio 9, que abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Relações Internacionais, sala multimeios, sala de professores e sala para coordenação de curso. O segundo pavimento é composto de salas de aula, laboratórios para o Curso de Relações Internacionais, sala de professores e sala de coordenação de curso.

Para o pró-reitor adjunto, professor Iran Calixto Abrão, a construção revela o constante desenvolvimento da Universidade em Poços. “O espaço traz a possibilidade de abrigar outros cursos no período noturno e a construção deve ser expandida. Sem dúvida, significa o crescimento do Campus nos últimos anos”, diz.

Modernização e mais conforto no São Gabriel

No primeiro semestre de 2016, foram realizadas diversas obras na Unidade São Gabriel, entre elas estão a modernização de três importantes espaços destinados a eventos de pequeno e médio portes, localizados no bloco I. Os espaços multimeios, dois com capacidade para 135 pessoas, e outro com 55 lugares, contam agora com sistema audiovisual de última geração e ar-condicionado. Nas multimeios, as portas foram duplicadas e o espaço de circulação ampliado. O acesso de pessoas com deficiência é possível por meio de elevadores, e os espaços atendem às normas de acessibilidade e prevenção e combate a incêndios.

No primeiro semestre, ocorreu também a instalação do laboratório de química que atende aos cursos de Engenharia de Computação, Civil, Mecânica e Aeronáutica. O laboratório, com 100m², funciona no bloco E e possui sala de preparo, sala de reagentes, sala de equipamentos e sala de técnicos.

O pró-reitor adjunto, professor Alexandre Rezende Guimarães, destaca outras importantes obras entregues no primeiro semestre, como a reforma do vestiário dos funcionários, no prédio M, que ganhou mais espaço e conforto; a revitalização da sala de descanso, que funcionava junto ao refeitório e que agora está localizada próxima ao relógio de ponto no bloco D; e a reforma dos espaços utilizados pelos diretórios acadêmicos da Unidade no bloco F, com reforma e instalação de banheiros e copa.

No Barreiro, espaço para a espiritualidade

Proporcionar um espaço de união e comunhão à comunidade acadêmica e população do Barreiro e região. É com esse objetivo que foi inaugurado em novembro o Centro de Espiritualidade da Unidade Barreiro, em comemoração aos 15 anos da Unidade.

Com capacidade para receber cem pessoas, o espaço sedia a Ação Pastoral na Unidade. O Centro de Espiritualidade conta com uma sala para minicursos e também será dedicado às atividades litúrgicas, como as missas semanais, além dos encontros dos grupos de oração e da leitura orante da Bíblia.

Novo Campus em Uberlândia

2
Novo Campus em Uberlândia conta com prédio totalmente reformado

O novo Campus em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é o 11º da PUC Minas e conta com prédio totalmente reformado para atendimento a cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu.

A edificação tem três andares, 16 salas de aula, três laboratórios de informática, setores administrativos e biblioteca integrada aos demais campi e unidades.

Em todo o Campus, foram feitas adequações atendendo à norma de acessibilidade NBR 9050/2015, importantes para a aprovação com nota máxima, pelo Ministério da Educação, do projeto pedagógico do Curso de Sistemas de Informação e da infraestrutura disponível.

Pró-reitor adjunto do Campus, o professor Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão destaca que as obras foram fundamentais para ministrar os cursos no padrão PUC Minas. “A cidade tem recebido muito bem a Universidade, pela grandeza da marca e qualidade dos cursos, com expectativa positiva por parte do comércio e indústrias”, pontua o professor.

Revitalização em Arcos

No Campus Arcos, no Centro-Oeste mineiro, também foram realizadas obras de adequação à norma NBR 9050/2015, tornando todos os espaços acessíveis a pessoas com deficiência.

Um novo estacionamento, para 150 vagas, foi construído e totalmente asfaltado e sinalizado, com vagas disponíveis para cadeirantes. Estão sendo finalizadas adequações na portaria do Campus, que se destina agora a pedestres e veículos, como conta o pró-reitor adjunto, professor Jorge Sündermann. Por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, foi realizado ainda o cercamento, com gradil, do espaço para acesso aos prédios 1, 4 e 5.

Fotos
1Marcos Figueiredo
2Divulgação
Compartilhe
Fale Conosco
+ temas relacionados