revista puc minas
Dom Serafim Fernandes de Araújo, a ex-prefeita de Betim Maria do Carmo Lara e o padre Geraldo Magela, então reitor da PUC Minas, durante solenidade de assinatura de convênio para a implantação do Campus Betim

25 anos da PUC Minas Betim

O ponto de partida é o convênio firmado em 12 de dezembro de 1994, entre a Prefeitura de Betim e a Sociedade Mineira de Cultura /PUC Minas, com a finalidade de instalação de uma Unidade Metropolitana universitária naquela cidade.

Com base no convênio, pela Portaria/R/Nº 17/95, de 20 de abril de 1995, o reitor professor padre Geraldo Magela Teixeira criou, ad referendum do Conselho Universitário, o Campus da PUC Minas em Betim, integrada, inicialmente, pelos cursos de Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa), Matemática (Licenciatura Plena), Administração e Direito. Destaca-se que o novo empreendimento surgia desenvolvendo metodologia de ensino própria e com a perspectiva de implantação de projetos pedagógicos singulares, concretizados nos anos seguintes, como, por exemplo, nos cursos Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas, com ênfase no Meio Ambiente. Ao comemorar seus 25 Anos, o Campus Betim está constituído por 10 cursos de graduação e por 15 de pós-graduação (sendo três de residência e 12 na modalidade lato sensu), congregando quase quatro mil alunos. Às atividades de ensino, acrescente-se, de um lado, importante implementação de projetos de pesquisa, entre os quais 31 deles inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Probic. De outro, projetos de extensão universitária que beneficiam diretamente seis mil pessoas e 26 mil de forma indireta.

Página sob a responsabilidade do professor Caio Boschi, diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Além de viabilizar o aprofundamento da pesquisa histórica, entre outras atividades, o Centro acumula um significativo acervo sobre a memória da Universidade.
Foto
Acervo do Centro de Memória PUC Minas
Compartilhe
Fale Conosco
+ temas relacionados