Pesquisas em entomologia
A equipe de Entomologia do Museu de Ciências Naturais PUC Minas finalizou a catalogação das espécies de borboletas e mariposas contidas no Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto, a 70 km de Diamantina (MG). Os pesquisadores coletaram e identificaram 300 indivíduos de 45 espécies de lepidoptera no parque.
Durante o período de coleta, iniciado em maio de 2014, a equipe registrou diversas espécies inéditas em Minas Gerais. “Estes insetos foram direcionados a especialistas, que poderão identificar se são novas espécies ou não e catalogá-las, se for o caso”, explica o professor Henrique Paprocki, coordenador da equipe de Entomologia do Museu.
Na pesquisa também foi encontrado um novo espécime da classe das trichopteras. “É um inseto aquático, que se parece com as borboletas e com as mariposas, e sua existência na região é um indicador da boa qualidade da água”, esclarece Paprocki.
O trabalho foi apresentado durante o XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia, e o inventário do Parque Estadual do Rio Preto será publicado em revistas científicas.
Campus Betim de cara nova
Importantes obras de infraestrutura, como a ampliação da biblioteca e auditório, construção do Centro de Espiritualidade, além de outras já realizadas, tais como a ampliação do estacionamento, construção de rotas acessíveis e sinalização do campus, construção do prédio da nova sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) e reabertura da cantina, estão dando cara nova à PUC Minas Betim. A biblioteca, que atualmente conta com acervo de mais de 60 mil exemplares, passará a ter praticamente o dobro de área, 1.715 m². Já o auditório, que tem 220 lugares, contará com uma estrutura moderna com cabine de som, coxia, banheiros e passará a ter 330 lugares, numa área total de 604 m². O Centro de Espiritualidade terá capacidade para 116 lugares, com área total de 328 m².
Obras também em Poços de Caldas
Também o campus em Poços de Caldas inaugura o Centro de Espiritualidade, com uma área total de 330 m². O local possui um espaço para a realização de eventos ecumênicos com capacidade aproximada de 120 pessoas, uma sala para a pastoral universitária, uma para a administração e outra para a coordenação da Pastoral, além de uma sacristia e banheiros masculino e feminino.
Com previsão para junho deste ano, o campus ainda deve inaugurar o prédio 9, que vai atender a demanda do Curso de Arquitetura e Urbanismo e acomodar o Curso de Relações Internacionais, recém-implantado em Poços.
Projeto Vila Fátima será ampliado
O projeto Vila Fátima, desenvolvido em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, atende, atualmente, cerca de 200 adolescentes e pessoas da comunidade em oficinas de informática, jogos digitais, direitos da juventude, mercado de trabalho, entre outras atividades. Com o objetivo de ampliar os atendimentos dedicados à formação de jovens da região, foi assinado um protocolo de intenções entre a Arquidiocese de Belo Horizonte e o Instituto MRV, com o apoio da TV Globo Minas, para construir a nova sede do projeto, que passará a se chamar Estação Galileia. O espaço terá oficinas, área de lazer, salas de aula e estrutura para aprendizado e desenvolvimento humano. Com a nova sede, passará a atender mil pessoas e ampliará suas atividades para crianças de sete a 14 anos.
O projeto, iniciado em 2012 e desenvolvido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, PUC Minas, por meio da Pró-reitoria de Extensão, e Providência Nossa Senhora da Conceição, visa contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade pessoal e social. Com o projeto arquitetônico pronto, a previsão é que as obras sejam iniciadas neste ano e que, a partir de 2017, a equipe já possa utilizar os espaços que serão construídos por etapas.
Capacitação sobre o papel da ONU
A aluna Alexia Duarte Torres, do Curso de Direito da PUC Minas São Gabriel, participou em Nova Iorque (Estados Unidos) do programa Edmund Burke Fellowship Program 2016, desenvolvido pelo Centro pela Família e pelos Direitos Humanos. Ela é a única brasileira entre os dez estudantes de graduação de Direito e de Relações Internacionais selecionados. O objetivo do programa é capacitar os participantes sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no desenvolvimento de novas normas e políticas relacionadas aos Direitos Humanos e Direito Internacional. Além da brasileira, participaram também estudantes dos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Peru. Entre junho e agosto de 2015, Alexia foi selecionada para o programa Blackstone Legal Fellowship, também realizado nos Estados Unidos, para treinamento jurídico.
Xbox One : jogo de ex-alunos em plataforma da Microsoft
Desenvolvido por ex-alunos do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, o jogo Wells fará parte da plataforma Xbox One, da Microsoft, ainda neste ano, em toda a América e Europa. De autoria do professor Marcelo Souza Nery e dos ex-alunos Diogo Guimarães, Jadson Resende, Rômulo Santos Silva, Tiago Henrique Muniz da Silva e Álvaro Rocha, Wells conta a história do personagem principal em sua busca por justiça e acontece em um mundo onde a tecnologia a vapor se tornou a principal fonte de energia.
O jogo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e foi vencedor da categoria Voto Popular do SBGames 2014, considerado o maior e mais importante evento de entretenimento e jogos da América Latina. Wells chegou também a participar da final da Imagine Cup, competição mundial para estudantes de tecnologia sediada pela Microsoft em 2015.
Além da qualidade do jogo, um fator facilitou as negociações para a parceria com a Microsoft: a empresa mantém um Centro de Inovação dentro da PUC Minas São Gabriel para o desenvolvimento de novas tecnologias. A parceria também possibilita o uso, sem custo, de diversos softwares da empresa por alunos e professores da área de tecnologia.