revista puc minas

Extensão Protagonismo e juventude

Vânia de Sousa Pinho, aluna de Administração, precisou desenvolver habilidades para ministrar oficinas e diz que participar do projeto foi uma experiência desafiadora

Projeto Atitude incentiva alunos a proporem ações para a comunidade do entorno da PUC Minas São Gabriel

Protagonismo. Essa palavra norteia o Projeto Atitude, do Curso de Administração da PUC Minas São Gabriel, que tem como objetivo incentivar os alunos a proporem ações extensionistas para diversos públicos. Os professores percebiam em seus alunos habilidades que iam muito além das que aprendiam em sala de aula e percebiam muitas possibilidades de contribuição para as comunidades do entorno da Unidade. Foi assim que o projeto foi criado.

“O curso sempre recebe demandas da comunidade para intervenções pontuais, assim como demandas para a formação de jovens do entorno. Com o propósito de promover uma cultura de extensão junto aos discentes, o curso criou, em 2015, o Projeto Atitude que se configura como um convite permanente e aberto aos graduandos”, explica a professora Luciana Fagundes Silveira, coordenadora do projeto. “A ideia é estimular o protagonismo dos alunos, orientando-os a propor ações de extensão. Palestras, oficinas, rodas de conversa, entre outras”. A coordenação de extensão do curso e do projeto recebem as propostas da comunidade e tentam ajustar com as proposições dos alunos.

Janice Fernandes Luna Oliveira, coordenadora da educação profissional do Ceduc Virgílio Resi, conta que foi nessa combinação entre demanda e proposta que surgiu a parceria com o Projeto Atitude. “A professora Luciana buscando espaço para atuação voluntária de seus alunos e o Ceduc buscando expertises que somassem a seus esforços de levar um ensino de qualidade aos jovens e que impactasse positivamente em suas vidas que surgiu a parceria entre as instituições”, relata Janice. O Ceduc Virgílio Resi é uma organização referência em educação para o trabalho, com foco no desenvolvimento humano, com público principal de jovens periféricos, adolescentes em acolhimento institucional e/ou em medidas socioeducativas. Para atender à complexidade e diversidade das demandas de seus públicos, o Ceduc busca estabelecer parcerias com instituições, voluntários corporativos ou autônomos, a fim de promover um ensino de fato inclusivo, além de formar para a vida. “Educação para a vida é um módulo que acontece paralelo à capacitação técnica dos jovens, dura até o final do contrato, e se direciona a ampliar o horizonte sociopolítico e cultural dos aprendizes, munindo-os de experiências novas, ampliando interesses e perspectivas de identificação de seu lugar no mundo. A PUC São Gabriel, por sua proximidade com o Ceduc Virgilio Resi, tornou possível a atuação neste módulo”, conta.

Professora Luciana Fagundes : “A ideia é estimular o protagonismo dos alunos, orientando-os a propor ações como palestras, oficinas, rodas de conversa, entre outras”

Pandemia exigiu adaptações no projeto

Em 2020, as equipes encararam outros desafios além de adequar as demandas da comunidade às propostas dos alunos. Todos os envolvidos precisaram se adaptar devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de distanciamento social. Vânia de Sousa Pinho, aluna do terceiro período do curso de Administração da PUC São Gabriel e extensionista voluntária do projeto Atitude, já tinha experiência com o voluntariado, mas conta que precisou desenvolver outras habilidades e que participar do projeto foi uma experiência desafiadora. “No projeto, tivemos que gravar vídeos, desenvolver todo o conteúdo e o material de forma remota. Estar presencial teria sido ótimo, mas isso não estava ao nosso alcance. Com isso, teve o outro lado: desenvolvi a habilidade de criar videoaulas, o que acrescentou para minha formação”, explica. “Todos os nossos encontros foram via Google Meet e a solução para a gravação dos vídeos foi encontrada ao longo do semestre. Usamos a plataforma OBS. Foi um super processo de aprendizagem para todos”, detalha a professora Luciana.

Mas o esforço valeu a pena. Guilherme Francisco, de 18 anos, foi um dos jovens que participaram das oficinas. A que chamou mais sua atenção foi a oficina sobre o Canva, uma plataforma que permite aos usuários criar layouts diversos. “As oficinas foram muito legais pelo fato de inovarem a cada atividade e não ficar aquela coisa monótona”, explica Guilherme. Janice conta que a qualidade do material produzido favoreceu o interesse dos jovens e contribuiu para o enriquecimento das atividades propostas aos aprendizes. “As oficinas foram muito bem elaboradas, apresentando qualidade técnica e zelo na produção de todo o material. Quando iniciamos a parceria tínhamos a expectativa de que o material produzido seria de qualidade, por ser proveniente de uma universidade renomada e pelas reuniões e ajustes anteriores à produção através da articulação com a professora Luciana. É importante ressaltar que nossas expectativas foram superadas”, completa Janice.

O projeto, além da parceria com o Ceduc Virgílio Resi, também teve como parceira a ONG Astla e contou com 17 extensionistas da PUC Minas, duas voluntárias externas e a coordenadora do projeto. A partir de um diagnóstico inicial, identificou-se a necessidade de produção de conteúdo que favorecesse a formação dos jovens atendidos pelos parceiros e que são encaminhados ao mercado de trabalho. De acordo com a professora Luciana, todo o processo foi conduzido coletivamente, inclusive no que concerne à forma de divulgação do material. Foram produzidos 27 vídeos, para nove oficinas e oito e-books. Os temas abordados foram Marketing Pessoal, Linkedin, Excel, Power BI, Empreendedorismo, Facebook, Instagram e WhatsApp para Negócios e sobre a plataforma de design gráfico Canva. Todo o material pode ser acessado pelo canal do Projeto Atitude no YouTube.

Texto
Bruna Santos
Fotos
Raphael Calixto
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