revista puc minas

Tecnologia Reconhecimento do mercado

Marcelo Chaves aponta a possibilidade de participação em projetos de extensão como um dos diferenciais da Universidade

Área de Jogos Digitais se destaca pela excelência e preferência na contratação pelas empresas

Um mercado de trabalho em franca expansão e uma universidade que investe em inovação e formação humanista. Junte a isso um corpo docente que acredita e incentiva a formação de profissionais de ponta, sempre alinhado às demandas do mercado e focando na empregabilidade dos alunos no Brasil e no exterior. Essa é a fórmula que garante a excelência da área de Jogos Digitais da PUC Minas. Ao longo de 15 anos, o curso coleciona premiações e avaliações positivas. Atualmente é avaliado com conceito máximo pelo Ministério da Educação, atingindo nota 5 nas unidades da Praça da Liberdade e São Gabriel. Recentemente a PUC Minas foi apontada pelo ranking Latin America Top 5 Video Game Schools, como a terceira escola da América Latina com os melhores resultados de colocação profissional na indústria de videogames desde 2010. “Temos quatro pilares de formação no Curso de Jogos Digitais. Ensino, Pesquisa, Extensão e a empregabilidade, inclusive para o mercado internacional, que é um dos grandes focos dos nossos alunos”, explica o coordenador do curso da Unidade Praça da Liberdade, Marcos Arrais. “E a construção deste pilar é através da formação por meio de projetos. Nossos alunos desenvolvem a experiência em todas as etapas de construção de um jogo. Esta experiência se dá através de três grandes áreas de formação: programação de jogos, artes e fundamentos de jogos”, afirma.

Para Elias Issa, graduado pelo curso em 2018, foi o percurso que ele fez durante a graduação que garantiu bons resultados no Canadá. “Eu acredito que se eu não tivesse a experiência que eu tive na PUC Minas, meu desenvolvimento no curso na Vancouver Film School (VFX) no curso de 3D Animation and VFX não teria sido tão bom. Eu tive um resultado muito bom aqui graças a todo o aprendizado com os professores da PUC”, afirma Elias, que hoje é rigging na Scanline VFX. Assim como outros ex-alunos, Elias exibe em seu portifólio projetos premiados durante a graduação. “O Grimoire, que foi um projeto de TCC, foi premiado como menção honrosa de melhor jogo feito por estudantes no SBGames 2017. Também recebeu duas premiações de Melhor Game Design e de Melhor Animação da Semana de Entretenimento, Jogos e Animação de 2017. Ele contribuiu bastante para minha formação profissional pois tínhamos algumas exigências que simulavam muito bem o que é o funcionamento da indústria”, destaca Elias.

Para o coordenador do curso na Unidade São Gabriel, Artur Martins Mol, esta aproximação da realidade do mercado é um diferencial marcante na formação dos futuros profissionais. “Temos um time de professores formado por profissionais que atuam ou que vieram do mercado. Isso faz com que nós consigamos fazer uma atualização constante do curso sempre atentos às demandas da área. Por isso nossos alunos chegam ao mercado cada vez mais prontos”, aponta Mol. Os empregadores têm a mesma percepção. Eduardo Fantini, que atualmente é gerente de Graphics Engineering na Wildlife Studios, se orgulha por ter sido aluno, professor e coordenador do curso na PUC Minas. A Wildlife é apontada pelo Game Education como a empresa que mais recrutou graduados na América Latina na área desde 2015. “Quando eu cheguei na Wildlife os colegas me perguntavam o que a gente faz na PUC para os nossos alunos serem tão bons. E o que eu digo é que o Curso de Jogos Digitais na PUC é praticamente uma imersão. Além do aprendizado técnico, há uma paixão dos alunos por aprender e um ambiente saudável proporcionado pela proximidade com os professores, que são muito engajados. Sem contar a possibilidade de contribuição para a sociedade através dos projetos de Extensão que são superlegais. Isto é um estímulo e um diferencial”, explica Fantini.

A participação no projeto é também um dos diferenciais apontados pelo ex-aluno Marcelo Chaves. Atualmente ele é programador na Aquiles, empresa sediada em Porto Alegre. Ele conta que quando criança foi um dos atendidos pelo projeto Providência, mantido pela Providens, organização sem fins econômicos vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte. “Eu sou da Vila Fazendinha, que faz parte do Aglomerado da Serra. Estudava à tarde e na parte da manhã ficava no projeto. Na graduação tive a oportunidade de participar do projeto como extensionista. Eu estava ali para devolver o conhecimento que recebi. Lembro de conhecidos meus espantados por me verem na Universidade. Isto serve de estímulo, como espelho, para que possam ver que é possível alcançar a formação universitária”, relata Marcelo.

 

Elias Issa exibe em seu currículo projetos premiados durante a graduação

Game Education

Game Education é a Associação Global para Educação para a Mídia, que oferece uma classificação internacional detalhada das escolas de videogame, bem como uma classificação dos estúdios que recrutam novos graduados. O ranking, em que a Universidade ocupa o terceiro lugar, considerou os egressos da PUC Minas dos cursos de graduação em Jogos Digitais ofertados nas unidades São Gabriel e Praça da Liberdade, dos cursos de especialização ofertados pelo IEC e PUC Minas Virtual e do Mestrado em Informática, com a linha de pesquisa em Jogos Sérios. “Recebemos a indicação de Jogos Digitais da PUC Minas no Top 3 da América Latina com muita alegria e muito orgulho. Ela bem traduz a obsessão pela qualidade possível que caracteriza toda a comunidade de Jogos Digitais da Universidade: coordenações, professores, alunos e funcionários”, comemora o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática, Lúcio Mauro Pereira.

Formação

Recentemente os cursos de Jogos Digitais ofertados nas unidades Praça da Liberdade e São Gabriel, que formavam profissionais tecnólogos, tornaram-se bacharelados. Com isso, houve um acréscimo no número de horas e o curso passa a ser ofertado em 8 semestres. “Essa mudança para o bacharelado vem para atender ao interesse pela colocação dos alunos no mercado internacional, já que a formação em licenciatura, tecnólogo e bacharelado é uma realidade brasileira mas não há uma classificação de tecnólogo equivalente na formação norte-americana ou europeia. Então o bacharelado é destinado àqueles que querem fazer um grande investimento na carreira, em um processo um pouco mais longo de formação”, explica o professor Artur Mol.

Já o curso ofertado pela PUC Minas Virtual, que forma tecnólogos, visa a rápida formação e colocação no mercado de trabalho. “Além da formação mais rápida, em seis semestres, a acessibilidade também é um diferencial. O curso se encaixa na rotina de quem não tem tempo para se deslocar e estudar nos horários convencionais e pode ser feito de qualquer local do país, já que é totalmente a distância”, enfatiza o professor Luis Felipe Garrocho, coordenador do curso tecnólogo EAD.

 

Principais premiações

  • 3º melhor jogo técnico e 2º melhor jogo no voto popular (2010) – SBGames
  • 4º melhor curso de jogos do mundo (2011) – Unity Engine – Global Mobile Game Development Contest
  • 3º melhor jogo no voto popular (2013) – SBGames
  • Melhor jogo no voto popular (2014) – SBGames
  • Bion (Tower Up Studios) – Melhor Jogo Educativo (2015) – Congresso Internacional de Ambientes Virtuais e Aprendizagem Adaptativos e Acessivos
  • Jogos Nilub e Wells – Finalistas Microsoft Imagine Cup 2015
  • Sonho de Jequi – Campeão Microsoft Imagine Cup 2016
  • Melhor jogo na categoria de estudantes (2016) – SBGames
  • Requiem Slash (GO! Interactive) – Melhor Jogo de Estudante (2016) – SBGames
  • Jogos Grimoire e Equilibrium – Menção Honrosa SBGames 2017
  • Finalista na categoria melhor jogo de tabuleiro (2017) – SBGames
  • Festival de Jogos – SBGames
  • Bed Time – Melhor jogo na categoria de estudantes (2018) – SBGames
  • Finalista na categoria melhor jogo de tabuleiro (2018) – SBGames
Texto
Michelle Stammet
Fotos
Arquivo Pessoal
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