revista puc minas

Centenário Sempre atual

foto-1-3

Caderno Temático aborda contribuições do educador Paulo Freire para temas contemporâneos

Paulo Freire, um dos mais importantes e conhecidos educadores do Brasil e reconhecido em grande parte do mundo por sua contribuição no campo da pedagogia, completaria 100 anos em 2021. Para marcar essa data, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas e o Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel lançaram o Caderno Temático Cem Anos com Paulo Freire: Diálogos, em uma dupla comemoração. “Pelo centenário de Paulo Freire, sem dúvida, o educador brasileiro que é maior referência mundial, nas sociedades democráticas, e que trabalha numa perspectiva de uma educação transformadora, ou seja, uma educação que ajuda a cada um ter mais autonomia para suas escolhas éticas no mundo em que vivemos. Portanto, ela tem uma dimensão ética da prática. Não é simplesmente o campo da teoria, mas a teoria que se conjuga com uma prática com vistas a um educando que possa agir eticamente no mundo do qual participa. Por ele ter essa postura, é tão atacado e criticado pela extrema direita e por aqueles que são contra uma educação pública de qualidade e emancipadora”, explica o professor Robson Sávio Reis Souza, coordenador do Nesp. “E também pelos 20 anos do Curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel. Um curso que se caracteriza pelo seu trabalho na perspectiva do social, uma psicologia transformadora, uma psicologia que está preocupada em formar alunos também para trabalhar políticas públicas”, completa.

O caderno traz, além da apresentação, oito capítulos que abordam as contribuições do educador e filósofo para temas contemporâneos. “Iluminados pelo pensamento de Paulo Freire, os autores discutem a relevância das reflexões desse pensador para a leitura crítica da proposta da Escola ‘Sem Partido’, compreensão do valor pedagógico e político do trabalho e debate das questões raciais, bem como assinalam a importância da escuta e tomada de consciência crítica dos condicionantes psicossociais, políticos e econômicos como caminho para a construção de novos caminhos pautados em valores democráticos”, conta o professor Carlos Eduardo Carrusca Vieira, coordenador do Curso de Psicologia na Unidade São Gabriel.

O Caderno Temático – número 10, Cem Anos com Paulo Freire: Diálogos, foi organizado pelos professores Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Mara Marçal Sales, Robson Sávio Reis Souza, Claudemir Alves Francisco e Adriana Maria Brandão Penzim. A versão impressa será distribuída gratuitamente aos parceiros do Nesp, líderes de movimentos sociais, eclesiais, formadores de opinião, para todas as bibliotecas das universidades católicas do Brasil, para a Faculdade de Psicologia da PUC Minas e para o Curso de Psicologia da PUC São Gabriel. Também está no catálogo de obras vendidas pela Editora PUC Minas (editora.pucminas.br). A partir do segundo semestre, o Nesp disponibilizará, gratuitamente, a versão eletrônica do Caderno em seu site (nesp.pucminas.br), assim como as demais publicações do núcleo.

Texto
Bruna Santos
Foto
Instituto Paulo Freire
Compartilhe
Fale Conosco
+ temas relacionados