Voluntariado transformador

PUC Minas Contagem participa de projeto de capacitação de voluntários
O Voluntalks contribui para o despertar da consciência social dos alunos, acredita Isaque Moreira Miranda, estudante do Curso de Direito, que participou de todas as edições do projeto | Foto: Raphael Calixto
O Voluntalks contribui para o despertar da consciência social dos alunos, acredita Isaque Moreira Miranda, estudante do Curso de Direito, que participou de todas as edições do projeto | Foto: Raphael Calixto

O ato de ser voluntário impacta na mudança de pensamento e atitude de uma sociedade. O Voluntariado Transformador é a união de diversas ações voluntárias articuladas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais importante a capacitação dos voluntários, com formações e desenvolvimento de habilidades específicas, além da orientação a respeito de onde começar e buscar qualificação.

Pensando nisso, foram criados os programas Transformar Contagem e o Minas Voluntários, ambos com o objetivo de criar uma rede solidária que altere significativamente a realidade. Os programas não buscam soluções temporárias ou assistencialistas, mas, sim, criar uma cultura solidária através do voluntariado e do sentimento de pertencimento. Buscando capacitar as pessoas interessadas no trabalho voluntário, os programas se uniram à PUC Minas e promoveram o Voluntalks, um projeto de capacitação por meio de lives que possibilitou certificar os interessados na prática do voluntariado transformador.

Transformar Contagem e Minas Voluntários

O Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – Minas Voluntários, atua há mais de 10 anos com o desenvolvimento e fomento da prática do Voluntariado Transformador. Em 2020, o Minas Voluntários estruturou o Programa de Voluntariado para Governos (Progov), firmando a parceria de consultoria para estruturação da Política Pública de Voluntariado Transformador para o Município de Contagem/MG, através do Movimento Transformar Contagem.

O Transformar Contagem é um programa coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, que conecta diferentes setores da sociedade – organizações da sociedade civil (OSCs), voluntários e o poder público –, gerando o engajamento cívico na população da cidade. Mensalmente são realizadas capacitações para instituições e voluntários.

Dessa forma, o Minas Voluntários foi o responsável pela apresentação de documentos para aprovação, pelas instâncias competentes, de estruturação de processos de voluntariado para o programa Transformar Contagem, além de atuar ativamente nas ações finalísticas desenvolvidas no âmbito do programa, realizando ainda avaliações e relatórios.

De acordo com Wagner Santos Faria, advogado e presidente do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador Minas Voluntários, o programa Transformar Contagem possui uma importância muito grande na organização das atividades sociais no município de Contagem, uma vez que incorpora no âmbito municipal a estruturação e vinculação dos programas de voluntariado com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

“O Transformar Contagem realiza uma importante tarefa de articulação intersetorial, entre o Poder Público, empresas, organizações e cidadãos, demonstrando a importância de realização de ações sociais coordenadas e estruturadas para potencializar seu impacto social, e consequentemente, alcançando as metas estabelecidas nos ODS”, comenta Wagner. Uma dessas articulações foi a parceria com a PUC Minas, para a realização de um programa de capacitação chamado Voluntalks PUC Minas, que ocorreu por meio da Ação Pastoral Universitária e da Coordenação de Extensão do Campus Contagem.

Voluntalks PUC Minas

Para o professor Ricardo Tsuyoshi Motai, coordenador de Extensão da PUC Minas Contagem, eventos de extensão, assim como o Voluntalks, proporcionam aos alunos uma formação mais ampla e um olhar mais sensível e cuidadoso para a sociedade | Foto: Raphael Calixto

Devido à pandemia do Covid-19, o Voluntalks aconteceu de forma virtual, por meio de lives organizadas pela Assessoria de Comunicação do Campus Contagem, nos meses de maio e junho. O objetivo desses encontros foi o de encorajar os participantes a ampliarem o espírito cívico, o pensamento crítico e o exercício da cidadania por meio do voluntariado. As atividades foram abertas para alunos, professores, funcionários da Universidade e para o público externo, e aconteceram por meio da plataforma Teams.

O primeiro encontro contou com a presença de Rodrigo Starling, secretário do Comitê de Desenvolvimento para as Parcerias, o Voluntariado Transformador e a Cidadania – CD PVTC da Fundamig, diretor do Minas Voluntários e coordenador de Sustentabilidade do Programa Transformar Contagem e do Wagner Santos, presidente do Minas Voluntários. Nessa live, foi apresentado o conceito de cidadania ativa e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Decálogo do Voluntário Transformador: liderança e protagonismo. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar um estudo do caso do programa Transformar Contagem e suas aplicações de políticas públicas na transformação social.

O segundo e o terceiro encontros, respectivamente, deram sequência à formação sobre voluntariado transformador, abordando temas como o engajamento pessoal do voluntário e as qualificações necessárias para se obter resultados transformadores e sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, foi apresentado o voluntariado como elemento de realização das metas propostas, a partir da análise dos relatórios da ONU sobre a atividade no mundo. Segundo Wagner, “o projeto de capacitação foi um sucesso, certificando 290 voluntários na prática do voluntariado transformador em linha com os ODS”.

O professor Ricardo Tsuyoshi Motai, coordenador de Extensão da PUC Minas Contagem, explica que os eventos de extensão, assim como o Voluntalks, apresentam um caráter social e humanista, buscando proporcionar aos alunos uma formação mais ampla e com um olhar mais sensível e cuidadoso para a sociedade. “Nós buscamos gerar valor para a sociedade através da ação organizada, através de uso dos recursos que temos dentro da Universidade, sendo principal recurso o conhecimento”, entende.

De acordo com ele, os eventos de extensão abertos à comunidade são uma forma de integração entre o meio acadêmico e a sociedade, que foram potencializados pela transmissão on-line, permitindo a participação de pessoas de diversos lugares do Brasil.

Despertar da consciência social

Isaque Moreira Miranda, de 25 anos, está cursando o 7º período do curso de Direito e participou de todos os dias do Voluntalks. Ele acredita que o programa contribui para o despertar da consciência social dos alunos, “traz à tona que, enquanto indivíduos, todos nós somos também personagens de um contexto maior: a coletividade”.

De acordo com Isaque, o Voluntalks proporcionou outros olhares sobre o que é ser voluntário, desmistificando a ideia de que o voluntariado é uma mera ação de doação, sem ganho algum para a gente. “Na capacitação aprendemos que o voluntário recebe tanto quanto dá, sendo uma relação de ganhos mútuos”, explica. Isaque conta que sua motivação em participar do projeto é o desejo de futuramente prestar assistência jurídica às pessoas em situação de marginalidade ou vulnerabilidade, principalmente ao público LGBTQIA+.

O Voluntalks auxiliou, de acordo com o professor Ricardo Tsuyoshi Motai, principalmente na formação de voluntários mais conscientes e preparados, o que permite que o efeito positivo da ação de voluntariado seja potencializado.

PARA SABER MAIS

Acesse as páginas do Minas Voluntários na internet https://minasvoluntarios.org/apresentacao/ e as redes sociais do Transforma Contagem Instagram @transformacontagem e Facebook https://minasvoluntarios.org.

Temas Relacionados

Fale Conosco