revista puc minas

Diálogos Planejar o desenvolvimento institucional

Dom Mol

“O PDI, na PUC Minas,
define-se mais do que como um arranjo de possibilidades e compromissos abstratos. Concretiza nossos entendimentos em relação ao futuro mais próximo da Universidade”

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Não seria exagero dizer que a educação superior privada tornou-se, nos anos mais recentes, um dos setores mais submetidos ao controle dos órgãos governamentais, o que, diretamente, impacta suas possibilidades e mesmo autonomia para proposição de cursos, iniciativas de expansão e outros novos projetos. Não se questiona aqui o papel de controle e avaliação por parte do Ministério da Educação. Mas, certamente, não se pode desconhecer que os processos, práticas, parâmetros e métodos de avaliação mostram-se, em algumas situações, pouco razoáveis, quando não contraditórios e injustos.

Quando da elaboração e proposição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor (2012-2016), a PUC Minas entendia que muitos dos desafios e enfrentamentos que teria pela frente diziam respeito, para além do contexto sócio-político-econômico, aos processos que historicamente têm desenhado o modo como se percebe e conduz a educação no Brasil e, em especial, o ensino superior privado. E cabe lembrar que, entre outros tantos documentos que parametrizam os rumos e ações da Universidade, o PDI é também utilizado pelo Ministério da Educação para os momentos de avaliação, credenciamento e recredenciamentos tanto de cursos quanto institucionais.

O PDI 2012-2016 se estabeleceu efetivamente como norteador de nossas ações. Tanto é que se, por um lado, o referido quadriênio foi marcado por um contexto de dificuldades na economia, a Universidade adotou como respostas a ele a concretização e consolidação de projetos de crescimento, como foi a criação da Unidade Praça da Liberdade e da PUC Minas Uberlândia, e na busca da expansão da oferta de seu curso de Medicina para os campi de Contagem e Poços de Caldas. Também avançamos em nossas práticas e políticas de natureza acadêmico-administrativa-institucional, que surtiram imediatos efeitos, possibilitando que a Universidade ganhasse mais rapidez e assertividade.

O Plano de Desenvolvimento Institucional que ora definimos para o quadriênio 2017-2021 e que está sendo elaborado em meio a um momento de notórias dificuldades no plano político-econômico, faz com que a PUC Minas assuma, com responsabilidade, mas também com o espírito arrojado e empreendedor que lhe é próprio, uma atitude projetiva que lhe indica os caminhos a seguir, referenciados na permanente busca de excelência em sua atuação no ensino superior e o compromisso com uma educação transformadora, iluminada essencialmente por sua essência humanista.

O PDI, na PUC Minas, define-se mais do que como um arranjo de possibilidades e compromissos abstratos. Concretiza nossos entendimentos em relação ao futuro mais próximo da Universidade. É nosso mapa institucional do caminho a percorrer para fazer frente à nossa Missão educadora e nossa Visão institucional.

Texto
Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Compartilhe
Fale Conosco
+ temas relacionados