25 anos Parceria sólida e produtiva
Primeira unidade de expansão da PUC Minas, o campus Contagem comemora 25 anos e celebra atuação no município
“O que nos diferencia efetivamente das outras instituições é a atenção e a valorização do indivíduo”
Professor Robson dos Santos Marques, pró-reitor“No início, a infraestrutura da PUC Minas em Contagem era apenas o prédio 6. Ali funcionavam os cursos de Administração e Ciências Contábeis, além de todos os setores administrativos. A predominância era de alunos de Belo Horizonte. Hoje o nosso público é majoritariamente de Contagem.” A lembrança é do sociólogo Juracy Costa Amaral, que leciona no campus desde a sua fundação, em 1990. Primeira unidade de expansão da PUC Minas, o campus surgiu para atender a grande demanda por cursos superiores na época. Vinte e cinco anos depois, o que se vê é bem diferente da estrutura inicial.
Instalada em uma área de aproximadamente 76 mil metros quadrados, a PUC Minas em Contagem, atualmente possui 26 prédios, sendo cinco deles com salas de aula; laboratórios de engenharia, que também atendem os cursos de Engenharia de Produção das unidades Barreiro e Betim; laboratórios de informática e de prática empresarial; além de uma biblioteca com um acervo com mais de 75 mil exemplares, entre livros, teses, periódicos, DVDs e CDs. Essa estrutura é usufruída por cerca de quatro mil alunos, que frequentam os sete cursos de graduação e sete de pós-graduação oferecidos.
Localizada no Centro Industrial de Contagem (Cinco), em um terreno doado à Sociedade Mineira de Cultura pelo padre José Maria De Man, onde antes funcionava um colégio técnico mantido pela Congregação dos Padres do Trabalho, da qual ele fazia parte, a PUC Minas em Contagem herdou as características de suas origens, mantendo o perfil industrial e gerencial. Onde antes eram ofertados cursos técnicos de mecânica, elétrica, entre outros, hoje são ministradas aulas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Serviço Social e Sistemas de Informação. “Esse é o nosso ponto forte. Isso não quer dizer que não devamos também nos ater a possíveis janelas e oportunidades que surgirão com as novas áreas de atuação”, explica o pró- reitor Robson dos Santos Marques, que leciona na PUC Minas em Contagem há 24 anos. Para Carlin Moura, prefeito da cidade, o campus está em sintonia com o município, o que resulta em uma parceria sólida e produtiva. “Essa vocação industrial e comercial de Contagem exige permanentes investimentos na qualificação profissional de jovens e adultos. Os cursos que hoje são oferecidos na PUC estão em consonância com as demandas das nossas empresas e das nossas comunidades. Isso comprova a importância da instituição para o município”, afirma o prefeito.
Se, inicialmente, o campus recebia alunos de Belo Horizonte interessados na oferta de vagas na cidade vizinha, hoje a situação é diferente: cerca de 80% do corpo discente reside em Contagem. “Todos os cursos, através de estágios e de projetos de extensão, estão inseridos de uma maneira ou de outra na sociedade. Os nossos alunos e ex-alunos estão em diversos setores da sociedade”, afirma o diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, que fez parte da primeira turma do Curso de Direito do campus e ali leciona desde 2001.
“A instituição é boa, tem conceito, é bem avaliada e é perto de casa. Isso é sensacional!”, resume Wellington Soares, aluno do 10º período do Curso de Direito. Para ele, a consolidação do campus se deve à aproximação da Universidade com a população.
Para o pró-reitor, o diferencial da PUC Minas em Contagem é o mesmo da Universidade, que tem como principal marca a formação humanística baseada na tríade ensino, pesquisa e extensão. “O que nos diferencia efetivamente das outras instituições é a atenção e a valorização do indivíduo: de formar pessoas que vão desenvolver, em qualquer área de formação, ações voltadas para as pessoas”, explica.
Aberta à comunidade
“A Pró-reitoria é muito aberta. Conseguimos uma resposta positiva em tempo hábil em praticamente todas as demandas que trouxemos”
Wellington SoaresPara o professor Juracy, o fato de muitos alunos morarem no município reforça o caráter familiar e de identificação, o que viabiliza o desenvolvimento de atividades pedagógicas como a extensão. “Parece que puxa a Universidade mais para a cidade, o que facilita muito para desenvolver práticas sociais”, explica o sociólogo.
Quem lida com estudantes e professores diariamente e vê a história acontecer diante de seus olhos é o funcionário Paulo Lopes. Desde que a PUC Minas em Contagem se resumia a apenas um prédio, ele estava lá. Trabalhando no campus há 18 anos, ele começou no setor de limpeza e, após dez meses, foi promovido a auxiliar de biblioteca. Desde então, acompanhou todo o progresso dessa primeira expansão da instituição e viu milhares de alunos passarem pelas estantes de livros das quais ele cuida com dedicação.
Residente no município, ele acredita que a importância da Universidade para a cidade partiu da postura aberta à comunidade. “Há os projetos de extensão, o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ). A PUC abriu vários espaços para atender a comunidade”, opina o funcionário.
A filosofia de integração, característica do campus, não é apenas externa. O movimento também acontece internamente, e a relação entre a direção da Instituição e os alunos é focada na cooperação mútua. Essa é a visão do aluno Wellington Soares, que preside o Diretório Central de Estudantes (DCE) há um ano. “A Pró-reitoria é muito aberta. Conseguimos uma resposta positiva em tempo hábil em praticamente todas as demandas que trouxemos”, explica.
Entre as conquistas conjuntas, ele destaca o planejamento, junto aos órgãos municipais competentes, de ações de segurança pública no entorno do campus. Entre as ações definidas, estão o reforço de rondas policiais; solicitação de reforço na iluminação pública nas ruas Américo Santiago Piacenza e Rio Comprido; proposta de instalação de câmeras, por meio do programa Olho Vivo; e a liberação para estacionamento na rua Rio Comprido, após as 18h.
TempoClima, uma referência
Se há 25 anos a PUC Minas em Contagem colabora para o fomento do desenvolvimento social e econômico do município, há uma década o Centro de Climatologia – PUC Minas TempoClima – faz parte dessa história, integrando os conhecimentos construídos na Universidade com a sociedade, sobretudo nos temas associados ao meio ambiente e sustentabilidade. Localizado no campus, o setor é referência em estudos e serviços no setor de meteorologia, climatologia e geoprocessamento.
Com uma equipe multidisciplinar composta por quatro meteorologistas, além de uma equipe técnica de apoio formada por geógrafos, biólogos, físicos, engenheiros de energia, analistas de sistema e assistentes administrativos, o setor oferece oportunidade de aprendizagem para universitários de diversos cursos da Instituição. Ao todo, 310 estagiários já passaram pelo TempoClima. “Isso mostra que não tem como pensar a meteorologia de forma isolada. Ela tem que estar envolvida com outras áreas, como geografia e, principalmente, a informática”, afirma o meteorologista e coordenador do setor, Adelmo Correia.
Conectado a uma rede internacional de informações oriundas de estações distribuídas em todo o País, o setor produz notícias para fins de proteção social e ambiental e planejamento econômico. Diariamente, são divulgados para a mídia e parceiros – jornais, rádios, redes de TV, prefeituras, empresas particulares e órgãos estaduais e federais – três boletins de previsão e monitoramento do tempo e do clima.
A equipe participa dos grupos de trabalho dos Conselhos de Defesa Civil e de Saneamento do município de Contagem, o que colabora para que a prefeitura trace estratégias mais assertivas em ações que estejam relacionadas às questões ambientais que interfiram no dia a dia da população contagense. “Trata-se de uma parceria fundamental. Como integrante do conselho, tem contribuído de forma significativa ao colocar todo o seu know-how a serviço da construção de políticas públicas de proteção e defesa civil para o município. O centro ainda nos fornece dados climatológicos e alertas meteorológicos que nos ajudam a prever chuvas e tempestades que podem ocasionar problemas e prejuízos à população, em especial àquela que reside em áreas de risco”, avalia o prefeito de Contagem, Carlin Moura.
Além da divulgação de informações, o TempoClima atua na difusão de conhecimento, por meio do investimento em pesquisas nas áreas de Meteorologia, Climatologia e seus impactos; participação em eventos científicos; elaboração de materiais didáticos; realização de palestras; e o programa de visitas A Escola vai ao TempoClima, que já recebeu mais de dez mil estudantes dos ensinos fundamental e médio da região metropolitana de Belo Horizonte.
PUC Contagem em números
- Atualmente, 226 professores lecionam no campus
- O corpo técnico-administrativo é composto por 136 funcionários
- Aproximadamente 9.200 alunos já se formaram desde a inauguração do campus
- Aproximadamente 3.650 alunos estão matriculados nos cursos de graduação atualmente
- A Biblioteca do campus possui um acervo com mais de 75 mil exemplares, entre livros, teses, periódicos, DVDs e CDs
- Oito projetos de extensão estão em andamento
- Somente em 2014, os projetos de extensão beneficiaram 712 pessoas diretamente e 2.080 indiretamente
- Ao longo dos dez anos de trajetória, o TempoClima já realizou cerca de sete mil entrevistas e recebeu dez mil estudantes com o programa de visitas A Escola vai ao TempoClima
- O TempoClima divulga informações meteorológicas em tempo real em seu perfil no microblog Twitter, interagindo, atualmente, com cerca de 9.500 seguidores
Acesse @tempoclimaPUCMG