Diálogos Planejar o desenvolvimento institucional
“O PDI, na PUC Minas,
define-se mais do que como um arranjo de possibilidades e compromissos abstratos. Concretiza nossos entendimentos em relação ao futuro mais próximo da Universidade”
Reitor da PUC Minas
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Não seria exagero dizer que a educação superior privada tornou-se, nos anos mais recentes, um dos setores mais submetidos ao controle dos órgãos governamentais, o que, diretamente, impacta suas possibilidades e mesmo autonomia para proposição de cursos, iniciativas de expansão e outros novos projetos. Não se questiona aqui o papel de controle e avaliação por parte do Ministério da Educação. Mas, certamente, não se pode desconhecer que os processos, práticas, parâmetros e métodos de avaliação mostram-se, em algumas situações, pouco razoáveis, quando não contraditórios e injustos.
Quando da elaboração e proposição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor (2012-2016), a PUC Minas entendia que muitos dos desafios e enfrentamentos que teria pela frente diziam respeito, para além do contexto sócio-político-econômico, aos processos que historicamente têm desenhado o modo como se percebe e conduz a educação no Brasil e, em especial, o ensino superior privado. E cabe lembrar que, entre outros tantos documentos que parametrizam os rumos e ações da Universidade, o PDI é também utilizado pelo Ministério da Educação para os momentos de avaliação, credenciamento e recredenciamentos tanto de cursos quanto institucionais.
O PDI 2012-2016 se estabeleceu efetivamente como norteador de nossas ações. Tanto é que se, por um lado, o referido quadriênio foi marcado por um contexto de dificuldades na economia, a Universidade adotou como respostas a ele a concretização e consolidação de projetos de crescimento, como foi a criação da Unidade Praça da Liberdade e da PUC Minas Uberlândia, e na busca da expansão da oferta de seu curso de Medicina para os campi de Contagem e Poços de Caldas. Também avançamos em nossas práticas e políticas de natureza acadêmico-administrativa-institucional, que surtiram imediatos efeitos, possibilitando que a Universidade ganhasse mais rapidez e assertividade.
O Plano de Desenvolvimento Institucional que ora definimos para o quadriênio 2017-2021 e que está sendo elaborado em meio a um momento de notórias dificuldades no plano político-econômico, faz com que a PUC Minas assuma, com responsabilidade, mas também com o espírito arrojado e empreendedor que lhe é próprio, uma atitude projetiva que lhe indica os caminhos a seguir, referenciados na permanente busca de excelência em sua atuação no ensino superior e o compromisso com uma educação transformadora, iluminada essencialmente por sua essência humanista.
O PDI, na PUC Minas, define-se mais do que como um arranjo de possibilidades e compromissos abstratos. Concretiza nossos entendimentos em relação ao futuro mais próximo da Universidade. É nosso mapa institucional do caminho a percorrer para fazer frente à nossa Missão educadora e nossa Visão institucional.