revista puc minas

Extensão Educação para a sustentabilidade

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Projeto tem como fundamento a construção de uma cultura cooperativa e geração de autonomia

“Tenho oportunidade de ensinar aos outros aquilo que aprendo na Universidade e de aprender muito com eles”

Lorenna Eva
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Transformação. Esse termo é o que melhor define o resultado da oficina de pufes de pneus ministrada por alunos de vários cursos da PUC Minas em uma escola de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante o mês de março. Transformação do material que seria descartado e transformação da visão de quem participou da oficina. A atividade faz parte do projeto de extensão Trabalhos Ecológicos de Integração Social (Teias), que ministra oficinas de diversas temáticas para públicos distintos relacionados à sustentabilidade, tendo como fundamento a construção de uma cultura cooperativa e geração de autonomia.

“É gratificante para nós vermos a mudança de comportamento dos jovens ao participar de oficinas como essa”, comemora Neila Castro da Silva, educadora social na Escola Estadual José Luis de Carvalho. E a transformação também é do lugar. Neila explica que, como a escola não possui um espaço de convivência para os jovens, os pufes feitos por eles servirão para a construção deste espaço.

E não são apenas os educadores das escolas que aprovam as oficinas do Teias. Os jovens que participaram das atividades adoraram. Lorenna Eva, 16 anos, está no 3º ano do ensino médio, na escola em Ribeirão das Neves e afirma que gosta de participar de oficinas como a oferecida pelo Teias. “Aprender novas coisas é sempre bom. Achei muito bacana. Ainda mais que é na área que eu adoro: criar, reaproveitar os materiais, fazer arte”, diz Lorenna.

O projeto de extensão, que teve início em 2009, tem como fundamento a construção de uma cultura cooperativa e geração de autonomia. Desenvolvido por professores e alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia de Energia e Nutrição, o tema central do projeto é a sustentabilidade e está baseado em quatro pilares: autonomia, cooperação, inovação e diversidade. “Trabalhamos a autonomia, não apenas dos participantes do projeto dentro da PUC Minas, mas de todos eles. Autonomia de ideias, autonomia de discussão, autonomia de ações vinculadas à sustentabilidade”, explica a professora Luciana Barreto Nascimento, coordenadora do projeto de extensão.

“Trabalhamos a autonomia, não apenas dos participantes do projeto dentro da PUC Minas, mas de todos eles. Autonomia de ideias, autonomia de discussão, autonomia de ações vinculadas à sustentabilidade”

Professora Luciana Barreto Nascimento, coordenadora do projeto de extensão

Os graduandos da PUC Minas participantes do projeto, sob a supervisão dos professores colaboradores, são estimulados a desenvolver novas tecnologias, de acordo com o curso a que estão vinculados e com as demandas apresentadas ao Teias. “Os alunos pesquisam novas tecnologias que visam buscar soluções sustentáveis para questões ambientais e, ao mesmo tempo, executam pesquisa como parte da atividade extensionista. Premissas básicas para estas tecnologias envolvem a reutilização de materiais e, quando necessário, o emprego de materiais baratos e menos poluentes”, explica Luciana.

Atualmente, as oficinas oferecidas pelo Teias, para crianças, adolescentes e idosos, são cestaria de jornal, pufe de garrafas PET e de pneu, vela repelente, vaso de caixas de leite, horta vertical, caderno de receitas com reaproveitamento de alimentos, rotulagem dos alimentos, secador solar de frutas, aquecedor solar de água e reaproveitamento de pneus. “Estamos em fase de estudo de outras oficinas. Isso é o que faz o projeto sempre se renovar”, explica Juliana Muller, aluna do curso de Física e extensionista do projeto Teias.

Lorenna Eva ressalta a atenção dedicada a ela e aos colegas pelos graduandos. “A dedicação e a atenção que eles [os extensionistas da PUC Minas] têm conosco para nos ensinar são muito grandes”, afirma. Neila exalta a oportunidade de encontrar na PUC Minas auxílio para contribuir com a formação integral dos jovens. “A escola precisa muito dessa parceria. É muito bom ver que os alunos [graduandos] têm interesse em ensinar”. Para Lorena Veloso, extensionista do projeto desde 2012 e aluna do Curso de Ciências Biológicas, ministrar as oficinas do Teias é uma troca de saberes, e o contato com as pessoas de fora do mundo universitário foi uma possibilidade de aprendizado. “Tenho oportunidade de ensinar aos outros aquilo que aprendo na Universidade e de aprender muito com eles”, explica.

Ao participarem de projetos de extensão, além de estarem agindo de uma forma cidadã, os alunos desenvolvem a prática daquilo que aprendem na Universidade. A transformação se dá também nos extensionistas. A professora Luciana ressalta a mudança de comportamento dos alunos que participam do Teias. “É uma participação ativa nas decisões. E isso é muito importante para o processo de formação deles: a decisão, a capacidade, a autonomia. Eles se sentirem parte do sistema e sendo responsáveis por mudanças de comportamento”, completa.

 

Oficinas oferecidas

Ciências Biológicas

  • Bolsa de Caixa Tetra Pack
  • Cestaria de Jornal
  • Horta Vertical
  • Porta-retrato de Jornal
  • Pufe de Garrafa Pet
  • Vaso de Tetra Pack
  • Vela Repelente

Nutrição

  • Aproveitamento Integral de Alimentos
  • Oficina sobre o Diabetes
  • Rotulagem de Alimentos
  • Secador Solar de Frutas

Engenharia de Energia

  • Aquecedor Solar de Água
  • Fogão Solar
  • Secador Solar de Frutas

Oficinas em Estudo

  • Captador de Água da Chuva
  • Lâmpadas Solares
  • Relógio com reaproveitamento de CDs
  • Novas receitas com reaproveitamento de alimentos
  • Coleta da água da chuva por um sistema de calhas
Texto
Bruna Santos
Fotos
Marcos Figueiredo
Juliana Muller (à esq.), extensionista do projeto Teias, Neila Castro da Silva (à dir.), educadora social na Escola Estadual José Luis de Carvalho, e alunos que participaram das oficinas
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