revista puc minas

Infraestrutura Expansão na Praça da Liberdade

A Unidade iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2016 e continuará buscando melhorias em 2017

Com estrutura arrojada, Unidade abriga novos cursos

Foto-2-do-texto-de-abertura
Nathália Victório de Castro, natural de Corumbá (MS), é aluna da Medicina Veterinária: tradição da PUC Minas influenciou na escolha

“Minha cidade natal é conhecida como a capital do Pantanal e desde pequena fui criada na fazenda. Minha madrinha é médica veterinária e sempre me mostrou várias coisas a respeito da profissão e, à medida que crescia, me apaixonava cada vez mais. Sempre foi um sonho de criança e agora é real!”, conta a aluna Nathália Victório de Castro, do segundo período do Curso de Medicina Veterinária, natural de Corumbá (MS).

A aluna escolheu estudar na PUC Minas Praça da Liberdade pela tradição. “O que pesou na decisão foi justamente a tradição da Instituição no cenário nacional, o destaque até mesmo no exterior e ter parentes que estudaram na Universidade.”

O Curso de Medicina Veterinária da Unidade Praça de Liberdade tem como diferencial seu prédio, que abrigará os laboratórios da área básica, salas de aula e a Clínica Veterinária de pequenos animais. “Essa particularidade dará uma identidade ao curso, pois os alunos de todos os períodos irão conviver em um único ambiente. Esta interface fará com que os estudantes possam trocar experiências e vivenciar precocemente o dia a dia da profissão. A graduação traz a excelência do curso já implantado no Campus Betim, cuja qualidade já garantiu a Acreditação Arcu-Sul”, pontua o professor Alysson Lamounier, coordenador da Medicina Veterinária. A acreditação decorre de um processo de avaliação em que se atesta a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Para a Universidade é a confirmação, por meio de critérios estabelecidos pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que avalia cursos de graduação pertencentes a instituições dos quatro países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dos
países associados Bolívia e Chile.

A Unidade, que iniciou suas atividades no 1° semestre de 2016, está funcionando a todo vapor. Além do curso de graduação em Medicina Veterinária, abriga também os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e a graduação Tecnológica em Jogos Digitais. Com toda infraestrutura já consolidada e novos projetos que ainda estão por vir, a perspectiva é que a PUC Minas Praça da Liberdade possa receber, nos próximos semestres, outros novos cursos de graduação. “A Unidade continuará em processo de expansão e melhorias no próximo semestre, tendo em vista um desejo da Universidade em trazer ainda novos cursos para essa região”, completa o pró-reitor adjunto, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle.

A Unidade

Na área de Engenharia, a Unidade abriga os cursos de Engenharia de Produção, Civil, Mecânica e de Software. O Curso de Engenharia de Produção apresenta um balanceamento entre os aspectos humanístico e tecnológico, pois, além de estudar novas metodologias da organização do trabalho, da vida financeira empresarial e novos modelos de gestão, lida constantemente com os aspectos técnicos da área. “O Curso de Engenharia de Produção da Praça da Liberdade, além de abordar os tradicionais processos da área industrial, terá como diferencial a integração com as áreas de serviços, principalmente empresas de consultoria, instituições financeiras, saúde, varejo, entre outras”, destaca o coordenador do curso, professor Roberts Reis.

O Curso de Engenharia Mecânica foi elaborado com o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação teórica e prática sólida, buscando desenvolver a interdisciplinaridade entre os vários diferentes eixos de conhecimento do curso, desde o primeiro período. “Por entendermos que a aplicação tecnológica é central no exercício da profissão de engenheiro, os nossos alunos são, desde o início do curso, desafiados com problemas aplicados e práticos. Na Praça da Liberdade, contamos com infraestrutura moderna para as atividades de ensino do ciclo básico, além de dispormos de laboratórios avançados de fabricação em outras unidades da PUC Minas, com livre acesso para os alunos”, afirma o coordenador, professor Pedro Brito.

O Curso de Engenharia Civil estrutura-se em uma sólida formação de conteúdos básicos e técnicos, associados aos conhecimentos das áreas sociais, políticas e econômicas, dando ênfase às atividades empreendedoras. Desde o início, o aluno é motivado a participar de atividades de extensão e pesquisa, do curso e de caráter interdisciplinar. Essa combinação de atividades permite ao estudante se inserir, com sucesso, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado.

O curso de bacharelado em Engenharia de Software da Unidade é o primeiro em Belo Horizonte e um dos pioneiros no Estado. “Os alunos egressos serão capazes de construírem software de qualidade que pode ser usado por milhares de pessoas e empresas. Estarão aptos a atuar gerenciando projetos de software, analisando junto aos clientes suas necessidades e desafios. A Praça da Liberdade abriga em seu entorno uma grande variedade de empresas e startups de tecnologia. Parcerias com diversas empresas e com as aceleradoras de negócios completa o diferencial desse curso”, comenta a coordenadora, professora Maria Augusta Vieira.

Dentro da área de humanas, a Unidade conta com os cursos de Relações Internacionais e Publicidade e Propaganda. O Curso de Relações Internacionais vem aliar a experiência de 20 anos de excelência da graduação original do Campus Coração Eucarístico, com um local simbólico para a capital mineira. “O curso de graduação do Coração Eucarístico tem demonstrado alta qualidade por meio de seu excelente desempenho no Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes] e por ter sido agraciado por diversas vezes com o selo cinco estrelas do Guia do Estudante. Além disso, o Departamento conta com programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, que em apenas dez anos de existência alcançou nota 5 na Capes, revelando o contínuo compromisso com o desenvolvimento da pesquisa”, destaca o coordenador, professor Danny Zahreddine.

A demanda pelos cursos de Comunicação proporcionou uma nova oferta da graduação de Publicidade e Propaganda na PUC Minas, com qualidade e estrutura alinhadas com as demais unidades em Belo Horizonte. “A escolha da Praça da Liberdade como uma nova opção para os alunos vem ao encontro do interesse de um público mais concentrado nesta região e que percebe que o fator localização é um diferencial estratégico para a realização de seus objetivos acadêmicos”, explica o coordenador, professor Valério Augusto de Sousa.

A Unidade contempla ainda a graduação tecnológica em Jogos Digitais, que compartilha o mesmo projeto pedagógico e professores do curso da Unidade São Gabriel. “O curso no São Gabriel é um dos pioneiros e o único entre as mais de 90 ofertas equivalentes no Brasil com a nota máxima na avaliação do MEC. Um projeto de excelência, referência nacional e internacional. Ao longo de dez anos, a graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas conquistou diversos prêmios de alta relevância”, destaca o coordenador, professor Eduardo Penha Castro Fantini, lembrando que, atualmente, o curso é, na categoria games, o campeão nacional e terceiro colocado na copa do mundo de tecnologia da Microsoft, a Imagine Cup, disputada pelos alunos, em julho deste ano, nos Estados Unidos.

Longo tempo de estrada

Foto-3-do-texto-Longo-tempo-de-estrada
O Edifício Dom Cabral foi reaberto neste semestre, totalmente reformado e com grandes melhorias de infraestrutura

“Os cursos de graduação da PUC Minas Praça da Liberdade carregam a tradição de excelência e o selo de qualidade que são o padrão dos cursos da Universidade.”

Professora Tânia Maria F. de Souza

Muito antes de se pensar a Praça da Liberdade como uma Unidade, o espaço abriga há quase uma década os cursos de Direito e Administração. Os dois retornaram no segundo semestre deste ano ao local de origem, o Edifício Dom Cabral, agora totalmente reformado e com grandes melhorias de infraestrutura.

“Uma das principais novidades do retorno ao Edifício Dom Cabral é a instalação de uma incubadora de empresas, que irá abrigar startups diversas, notadamente aquelas com foco social, e a abertura da sede da PUC Consultoria Jr., que já desenvolve projetos na área de gestão há mais de dez anos no Campus Coração Eucarístico”, afirma o coordenador do Curso de Administração, professor Carlos Calic.

O Curso de Direito da Praça da Liberdade foi um dos que mais aprovaram projetos no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) da Universidade em 2015. Além disso, há pesquisas em andamento que contam com financiamento do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP), do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Preocupado com a formação discente no campo da construção de competências científicas, o curso oferece o Programa Permanente de Formação de Pesquisadores que, a cada mês, oferece possibilidades de workshops, oficinas e colóquios para a formação de pesquisadores. “O curso alia a tradição e a qualidade da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas. Nesse contexto, espera-se formar profissionais altamente qualificados para solucionar problemas complexos da sociedade contemporânea”, destaca a coordenadora, professora Luciana Costa.

Para a diretora acadêmica, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, tanto os cursos já implantados quanto os novos refletem a qualidade do ensino já existente nas outras unidades, com projetos pedagógicos bem estruturados e professores capacitados. “Os cursos de graduação da PUC Minas Praça da Liberdade carregam a tradição de excelência e o selo de qualidade que são o padrão da Universidade”.

Infraestrutura consolidada

Revitalização de prédios e novos laboratórios levam mais conforto e qualidade à comunidade acadêmica

Pertencente ao conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o Edifício Dom Cabral teve as fachadas revitalizadas, conforme aprovação do Patrimônio Municipal de Belo Horizonte; implantação de instalações acessíveis em todos os pavimentos; e ampliação do espaço destinado ao Serviço de Assistência Judiciária (SAJ). O prédio ganhará um auditório com capacidade para 250 pessoas.

No Edifício Dom Cabral, houve ainda a troca de todo o revestimento existente, revitalização dos muros, substituição das esquadrias de ferro por esquadrias de alumínio natural anodizado, mantendo as mesmas características originais. Além da fachada, foram realizados serviços de impermeabilização, drenagem pluvial e troca do piso, entre outros.

A Unidade se estrutura atualmente em sete prédios, que atendem aos discentes de graduação e de pós-graduação.

O prédio 4 foi incorporado no final de 2015 pela PUC Minas e teve o seu espaço reformado para abrigar os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Jogos Digitais. O prédio, composto por 20 andares, conta com salas de aula, uma biblioteca nova, laboratórios de informática, física, salas especiais para desenho e espaços para monitorias e grupos de estudo.

Para receber os novos cursos, foi incorporado ao complexo existente uma edificação de 20 pavimentos, o prédio 4, e outra edificação, com seis pavimentos, o prédio 5. O subsolo do prédio 5 abriga os laboratórios de Anatomia, Microscopia e Apoio, do Curso de Medicina Veterinária.

Texto
Mariana Zocratto
Fotos
Marcos Figueiredo
Compartilhe
Fale Conosco
+ temas relacionados