Empreendedorismo Sustentabilidade e inovação ampliadas
Projetos sociais também são o foco da Incubadora Ideias
"Sem pesquisa não há inovação e, se os pesquisadores não conversarem com os empresários, de nada vai adiantar. Tenho certeza que a extensão universitária é o caminho certo para esse diálogo"
Professor Osvaldo OliveiraGuilherme Archanjo, que atua no Ideias, com o professor Osvaldo OliveiraUma alternativa para o número expressivo de 24% de empresas que, no Brasil, fecham as portas antes de completar dois anos de existência são as incubadoras de empresas, que diminuem em até três vezes o risco de encerramento do empreendimento nesse período, de acordo com dados de 2013 do Global Entrepreneurship Monitor (Pesquisa GEM Brasil 2013), cujo estudo, no País, é coordenado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e pelo Sebrae. As incubadoras, no entanto, visam, geralmente, apenas a sustentabilidade econômica das empresas. Um diferencial importante nesse segmento é a Incubadora de Desenvolvimento Econômico com Inovação Ambiental e Social (Ideias), criada recentemente na PUC Minas. Na Ideias, o projeto deve apresentar uma proposta inovadora e visar não somente a sustentabilidade econômica, mas também a social e a ambiental.
A Ideias foi criada a partir de uma proposta mais ampla e não apenas como uma incubadora de base tecnológica. “Não, necessariamente, serão incubadas apenas empresas ou ideias de negócios, mas também projetos sociais. Então, são bem-vindos tanto o empreendedor de negócio como o empreendedor social”, explica o professor Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador da Ideias e do Núcleo de Trabalho e Produção da Pró-reitoria de Extensão.
Com a proposta de atender as demandas das comunidades do entorno dos campi e unidades, a Ideias é um instrumento de fomento, desenvolvimento e integração de programas, projetos e práticas de extensão da PUC Minas nas diversas áreas. “O empreendedor é aquele que faz acontecer e, muitas vezes, ele sozinho não dá conta do recado. A incubadora dá suporte administrativo, assessoria jurídica, assessoria tecnológica, formação. Isso para que o empreendedor possa, em futuro próximo, transformar essa ideia em uma empresa ou em um projeto social de sucesso e poder caminhar sozinho”, explica o professor.
A interlocução entre extensão e pesquisa já vem acontecendo na Ideias. A equipe desenvolve, desde o segundo semestre de 2014, uma pesquisa com as empresas do município de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é fazer o mapeamento dessas empresas da cidade e conhecer o perfil e as necessidades. “A partir do levantamento, a Ideias pode oferecer assessoria, qualificações, metodologias que possam desenvolver melhor essas empresas na região. Isso é um ganho para todos, podendo melhorar o crescimento e o desenvolvimento do município”, explica o professor Osvaldo. Outro resultado esperado, a partir do diagnóstico, é a criação de uma rede de parcerias que podem surgir entre as empresas participantes.
Em 2015, esse trabalho da Ideias está sendo ampliado devido à parceria com a pesquisa Desenvolvimento do Observatório Empresarial do Município de Betim-MG: identificação preliminar de demandas do comércio varejista, coordenada pelo professor Sandro Laudares, com fomento do Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP/PUC Minas. “Com essa parceria, vamos integrar as atividades da pesquisa e da extensão e ampliar as atividades da Ideias”, projeta o professor Osvaldo.
Universidades podem se aliar às empresas
Inovação requer pesquisa, mas no Brasil o fomento ainda é restrito. Para esse impasse, as universidades podem ser uma grande aliada das empresas. “Sem pesquisa não há inovação e, se os pesquisadores não conversarem com os empresários, de nada vai adiantar. Tenho certeza que a extensão universitária é o caminho certo para esse diálogo”, ressalta o professor Osvaldo.
“O que acho melhor na Ideias é a possibilidade de contribuir para as microempresas, seja com uma assessoria jurídica, administrativa, entre outras. Poder contribuir para que as pessoas aprendam a lidar com o seu próprio negócio é muito bom”, constata Guilherme Batista Archanjo, aluno do 4º período do Curso de Administração do campus Betim e extensionista da Ideias. Existem no Brasil mais de 380 incubadoras em operação, que abrigam mais de 2,5 mil empresas, gerando mais de 16 mil postos de trabalho, segundo pesquisa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Famílias artesãs beneficiadas
A criação de uma incubadora no Norte de Minas Gerais, denominada Isonoma, uma incubadora social, é fruto de parceria com a Ideias. Lá o trabalho é feito com famílias artesãs e tem como foco a geração de renda. Geanio Resende, coordenador local do projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda, no Norte do Estado comemora o resultado da parceria com a Ideias. “Essa parceria foi fundamental para todo o processo que tivemos e temos. Não apenas a criação da marca da Isonoma, mas também a utilização da metodologia BSC – Balanced Scorecard (BSC) para os empreendimentos”, justifica. De acordo com Geanio, a BSC, uma metodologia de medição e gestão de desempenho, já existe há alguns anos e é bastante utilizada em grandes empresas. No entanto, não se utilizava esta metodologia para instituições e projetos sociais. “A parceria, então, foi importante por possibilitar a construção dessa nova metodologia. Quando apresentamos a parceiros, sempre nos elogiam muito por esse trabalho”, comemora. “Essa inovação foi e está sendo fundamental para as nossas atividades.”