Comunidade Cidadania em foco
Projeto de extensão capacita líderes comunitários na região do Barreiro
Gerenciar melhor e reformar a creche da Vila Cemig, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, depois de ter conseguido parceiros para essa ação, foram alguns dos resultados alcançados pela presidente da creche, Laudiane Lopes Leal, de 26 anos, após participar da capacitação gratuita de líderes comunitários oferecida pelo projeto de extensão Inter-redes PUC Minas no Barreiro: articulações interdisciplinares na promoção da rede social na região.
Participam do projeto nove associações comunitárias e creches da região, que, desde o ano de 2014, já capacitou 30 líderes comunitários e, para este ano, está prevista a participação de outros 50 líderes, com a atuação de cem estudantes dos cursos da Universidade em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Gestão Financeira.
Com a arrecadação de materiais e a ação de voluntariado, com a participação também de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e estudantes da ONG francesa Operação Brasil, a creche da Vila Cemig ganhou novo telhado, pintura, canteiro para horta e um espaço dedicado especialmente para o público infantil, a brinquedoteca.
Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento social da região e a capacitação de líderes comunitários, por meio de cursos de orientação profissional e assessoria técnica, oferecidos pela PUC Minas em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Inter-Setoriais (Cemais) e a Homosapiens Escola de Planejamento. Durante os cursos, os líderes aprendem como gerir melhor as entidades através da contabilidade, comunicação interna, gestão financeira e estratégica e planejamento de ações.
Com a capacitação, o terceiro setor, constituído por entidades não-governamentais e sem fins lucrativos, se consolida na atuação em questões sociais importantes para a comunidade, como esporte, saúde e cultura; no estímulo ao voluntariado e, na busca pela garantia dos direitos dos cidadãos e assistência social, por meio de ações planejadas que são discutidas em encontros das associações comunitárias com a população.
Sobre a participação no projeto, José Antônio Vergílio, que é líder comunitário e técnico do time de futebol da Vila Pinho, também na região do Barreiro, diz que foi “um aprendizado fantástico”. Ele conta que desde que fez o curso de capacitação, realizado na PUC Minas no Barreiro, conseguiu envolver mais a comunidade nas atividades. “Com a união de todos, conseguimos oferecer, por exemplo, o serviço de terraplanagem para a área onde os meninos, jogadores do time da comunidade Vila Pinho, costumam jogar”, relata.
As melhorias no campo aconteceram após José Vergílio promover um encontro da associação comunitária Vila Ecológica com moradores da região. Com a mobilização, jovens do projeto Centro Infanto Juvenil Santa Clara e a população local ajudaram na reforma do campo, disponibilizando ferramentas para os serviços de melhoria.
Para a coordenadora do Inter-redes, professora Carolina Costa Resende, do Curso de Administração da Unidade Barreiro, o projeto possibilita laços de confiança entre todos que dele participam e benefícios de grande importância para a sociedade. “Com o Inter-redes, nós temos um ganho na qualidade de vida dos líderes comunitários, que trocam experiências e se ajudam mutuamente. Já as crianças, jovens e adultos, com as oficinas, ganham nova rotina, inspirações e aprendizados que vão levar pelo resto da vida.”
Promoção da qualidade de vida
“Com a união de todos, conseguimos oferecer, por exemplo, o serviço de terraplanagem para a área onde os meninos, jogadores do time da comunidade Vila Pinho, costumam jogar”
Antônio Vergílio, líder comunitário e técnico do time de futebol da Vila PinhoA promoção da qualidade de vida compõe também um dos objetivos do projeto. Ao longo do Inter-redes, são feitas várias visitas às entidades para identificar quais são, de fato, as reais necessidades de cada uma.
Se a demanda da instituição se refere a ações pontuais que possam ajudar idosos a enfrentar doenças, como a depressão, a intervenção é imediata com a realização de oficinas de teatro, histórias, jogos antigos e cuidados básicos com a saúde, feita por alunos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Violência e criminalidade são combatidas com oficinas de ética, cidadania e direitos humanos, aplicadas por estudantes do Curso de Direito. Para o reforço escolar, são realizados campeonatos de jogos matemáticos por alunos do Curso de Engenharia Civil. Após os jogos, houve um aumento de rendimento dos alunos em matemática, em aproximadamente 80%, avalia a professora Aparecida de Fátima Coelho, da creche Pingo de Gente.
“Foram momentos únicos vividos neste período. Todos se envolveram bastante. O Rebrincando, que são oficinas de jogos antigos, trabalhou a autoestima de todos, de forma lúdica, demonstrando que o resgate das brincadeiras é fundamental para o bem-estar. A nossa expectativa é que o projeto seja constante no Grupo de Amigos da Melhor Idade”, conta Dilce Maria Lucchesi Henriques, de 64 anos, fundadora e coordenadora do grupo.
Oficinas de capacitação de equipe e qualificação profissional são realizadas por alunos dos cursos de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Logística. Já as oficinas de assessoria técnica jurídica, contábil e administrativa são aplicadas por alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação.
Todas as atividades são orientadas pela coordenadora do projeto e pelos professores Adriano Cordeiro Leite, do Curso de Engenharia de Produção, Cléia Marcia Gomes Amaral, de Direito, Jane Barroso, de Engenharia Civil, José Onecir Silva, do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, e Otaviano Francisco Neves, de Ciências Contábeis.
Voluntariado que transforma
“Participar do projeto foi perceber que o caminho universitário está muito além da sala de aula e de assistencialismos”
Tiago Araújo MachadoPara Tiago Araújo Machado, aluno do 4º período de Engenharia Civil da unidade, o voluntariado foi uma descoberta que permitiu a ele ter uma nova visão no âmbito universitário e maior proximidade com crianças, jovens e idosos. “A alegria é certa quando estamos próximos das crianças. Participar do projeto foi perceber que o caminho universitário está muito além da sala de aula e de assistencialismos. São nas ações realmente concretas que se podem fortalecer instituições de forma permanente para a vida das pessoas”, diz o estudante.
Trabalho integrado e cooperativo
O Inter-redes recebeu este nome em função do trabalho integrado e cooperativo entre os diversos atores sociais envolvidos no projeto, criado a partir de um evento que acontece na Unidade, o Rede Social do Barreiro.
O Rede Social é um encontro mensal, que acontece desde 2008, com representantes da Coordenação de Extensão e líderes de diversas entidades e associações da região. A iniciativa tem como objetivo fazer um diagnóstico das principais demandas das entidades, promovendo ações que fortaleçam o terceiro setor.
A partir deste encontro, vários projetos de extensão, além do Inter-redes, já foram criados, como o Censo e Cidadania (2010), o Manipulação de Alimentos (2009-2010) e o Fortalecimento de grupos comunitários e culturais do bairro Morada da Serra (2011).
Segundo o coordenador de Extensão da PUC Minas no Barreiro, professor Pedro Ivo Alexandre de Oliveira, “o Rede Social fornece problemas da vida real e faz com que os alunos e as profissões que eles escolheram se encaixem nessas necessidades”, tendo assim um contato maior com a comunidade.
Participantes do projeto Inter-redes
- Comissão Fé e Esperança da Vila Pinho
- Creche Vila Cemig
- Associação Comunitária do Bairro Morada da Serra (Ascobamos)
- Associação Comunitária do Bairro Industrial (ACBI)
- Creche Pingo de Gente
- Associação de Apoio Comunitário do Túnel de Ibirité (AACTI)
- Projeto Prosperidade
- Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Habitacional Sandoval Azevedo
- Grupo de Amigos da Melhor Idade