Aprendizado na prática

Alunos da PUC Minas Virtual trabalham com atendimentos já no 1º período
Para os professores Amilson Zanetti e Josmária de Oliveira, coordenadores do projeto, os alunos têm ganhos ao atuar na prática já no início do curso | Foto: Raphael Calixto
Para os professores Amilson Zanetti e Josmária de Oliveira, coordenadores do projeto, os alunos têm ganhos ao atuar na prática já no início do curso | Foto: Raphael Calixto

Imagine a oportunidade de, já no primeiro período do seu curso, ter um contato direto com a prática de mercado da sua área? Para os alunos do Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual esse cenário já é uma realidade. Seguindo o novo modelo de educação a distância, os alunos do primeiro período matriculados na disciplina Projeto: empreendedorismo contábil têm a chance de realizar atendimentos reais a microempreendedores individuais sob a supervisão de contadores profissionais. O projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade e a Ascap Betim – Associação de Contadores de Betim e Região, que atende por meio do projeto Sala Mineira, do Sebrae.

“O projeto Sala Mineira visa os atendimentos a diversos setores, e, nesse caso específico, atende microempreendedores individuais por meio dos contadores da Ascap”, explica o professor Amilson Zanetti, docente no Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual e coordenador do projeto em uma das turmas participantes. Por meio dessa parceria, os alunos realizam, durante o período letivo, atendimentos online diários a microempreendedores que procuram a Ascap – que atua junto à Sala Mineira, para assistência contábil. “É uma parceria entre a academia e o mundo empresarial. Este é um ambiente muito propício para o desenvolvimento dos conceitos teóricos aplicados em casos reais, porque os alunos vivenciam toda possibilidade de atendimento”, complementa.

“É o aluno quem faz a abertura, a alteração e a solução para a empresa, conforme é pedido. Isso traz uma confiança maior para o aluno, porque ele já tem a experiência de realizar um atendimento. É uma interação real com o mercado”, destaca a professora Josmária de Oliveira, também coordenadora do projeto em uma das turmas.
De acordo com Gabriel Alfredo da Silva Torga, diretor presidente da Ascap, a relevância desse tipo de iniciativa para uma associação como a Ascap é principalmente a ação social por ser atendimento gratuito. Além disso, o projeto proporciona uma contribuição para o desenvolvimento econômico do município e fomento de negócios locais. Ele entende que esse contato entre um empreendedor e contador, possibilitando ao contador divulgar seu trabalho, permite que os empresários permaneçam mais seguros para gerir seus negócios.

Prática assistida

Rosana Haddad Bistane, aluna de Ciências Contábeis EAD, diz que participar dos atendimentos na Ascap foi muito enriquecedor, pois teve a chance de vivenciar a rotina do contador | Foto: Raphael Calixto

Dúvidas tributárias, aposentadoria, prazos e resolução de problemas: todos esses assuntos são abordados pelos alunos durante as consultas. “Antes dos atendimentos, durante as aulas, nós damos um treinamento para os alunos com explicações dos termos que podem surgir na prática. Então, durante o atendimento, os próprios alunos fazem a orientação e a mediação do problema”, explica o professor Amilson.

Rosana Haddad Bistane é aluna do terceiro período da turma de Ciências Contábeis EAD. Ela explica que a experiência de participar dos atendimentos na Ascap foi muito enriquecedora, pois os alunos têm a chance de vivenciar como é o serviço do contador no dia a dia. “Vimos as dificuldades e ajudamos muitas pessoas, sempre com o auxílio de contadores muito capacitados e gentis que nos apoiavam”, explica.

A aluna acredita que esse modelo ajuda o aluno não só a entender melhor o conteúdo que está estudando nas aulas, mas também a aprender a lidar com os problemas ou situações inusitadas que podem ocorrer no cotidiano do contador. “Percebi que, como tudo na vida, o trabalho do contador tem seus espinhos, nada é fácil. Temos que saber tratar bem as pessoas, muitas delas com dificuldades de entendimento, dar orientações bem direcionadas, sermos bastante éticos, termos conhecimento técnico bem abrangentes e vários outros requisitos que só na vivência do trabalho aprendemos”, conta Rosana.

Para ela, a importância de estar envolvida nesse projeto, além da satisfação pessoal de poder realizar um atendimento eficaz, é a oportunidade de troca de conhecimentos com contadores mais experientes. “A experiência foi muito enriquecedora”, conclui.

Para os professores, a atividade promove um ganho de autoconfiança e estímulo ao aluno, que se vê apto e capaz para lidar, ainda no primeiro período, com questões próprias de sua futura área de trabalho. “O aluno se sente bem em colocar a mão na massa, em ser capaz de fazer o atendimento e enxergar de que forma aquilo que ele está aprendendo gera um impacto imediato na sociedade”, aponta a professora Josmária. Além disso, o projeto possibilita que o estudante vivencie, assim que ingressa na Universidade, a rotina e os desafios de um contador profissional. “Eles se sentem úteis e capazes de interpretar as informações normativas e legais, e favorecer o bem- estar do outro, que é a função do contador. Sem contar que o projeto também oferece a possibilidade de ser assistido por um profissional, e isso é algo que ele não consegue facilmente”, complementa a professora Josmária.

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