Diminuir o esgotamento físico e mental e buscar uma melhor qualidade de vida foi o que motivou a estudante Michelle dos Santos Mariano, 26 anos, do 7º período do Curso de Direito da Unidade Praça da Liberdade, a se inscrever no curso Gestão do Tempo, Metas e Produtividade: como vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos em tempos de distrações, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a PUC Minas Virtual. “Estava em busca de técnicas para organizar o meu tempo e ser mais produtiva, mas sem ficar esgotada”, conta. De acordo com ela, a experiência foi positiva e tem a ajudado a administrar melhor o tempo e reduzir o estresse no dia a dia. “Acredito que o nosso tempo é precioso e por isso a melhor maneira de aproveitá-lo é ter um planejamento bem feito, o que vai ajudar. O gerenciamento do seu tempo vai te dar uma qualidade de vida melhor e todas as suas tarefas serão cumpridas”, afirma.
De acordo com o professor Ricardo Motai, que ministra o curso online, vivemos hoje um paradoxo: ao mesmo tempo em que o mundo nos oferece uma série de recursos para fazermos mais em menos tempo, as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas e com menos tempo. A proposta do curso, segundo ele, é justamente auxiliar as pessoas a resolverem essa dificuldade e com isso terem mais tempo para si mesmas, família e amigos.
“O tempo é o nosso recurso mais valioso. Dinheiro é importante, claro. Mas o dinheiro que se perde hoje pode ser recuperado amanhã. O tempo, pelo contrário, é irrecuperável. Um minuto que se perde agora nunca mais poderá ser substituído. Além disso, o tempo é um recurso altamente democrático, todas as pessoas no mundo possuem 24 horas por dia. Por isso, é fundamental – e urgente – aprender a gerenciar da melhor forma possível esse recurso tão valioso”, observa Motai, que inclusive tem um canal no YouTube para ajudar alunos a terem um desempenho melhor nos estudos.
O professor afirma que a dificuldade no gerenciamento do tempo vem principalmente do que ele chama de “sociedade de distrações”, com informações e entretenimentos que fazem com que a atenção das pessoas seja desviada para assuntos menos importantes, mas mais interessantes. “O cérebro, devido a um mecanismo adaptativo de sobrevivência, está o tempo todo buscando novidades”, explica. “A tecnologia, que pode ser nossa maior aliada hoje no mundo moderno, pode se revelar também como a principal vilã”, completa.
Questionado sobre o que as pessoas geralmente fazem e que mais minam o próprio tempo, ele pergunta: “Você já parou para contar quantas vezes você checa seu celular por dia?”. Citando dados de uma reportagem da Revista Superinteressante, de outubro de 2019, ele diz que as pessoas tiram o celular do bolso 200 vezes por dia, aproximadamente uma vez a cada cinco minutos. “E na grande maioria das vezes, nós checamos o celular puramente por hábito ou ansiedade. O problema é que, cada vez que nós recebemos uma notificação ou damos uma olhada no WhatsApp para ver se tem alguma mensagem nova, nós estamos minando o próprio tempo e nos afastando dos nossos objetivos de longo prazo”, diz.
Para a psicóloga Cristina Campolina Vilas Boas, professora da Faculdade de Psicologia, a boa gestão do tempo deve vir junto com uma série de outros fatores. Ela explica que se a pessoa não consegue se desligar do trabalho, não tem momentos de prazer fora desse ambiente, é mais difícil seguir determinadas regras com muito rigor, porque ela acaba se boicotando. “Nessa hora a gente gostaria de fazer algo, de ter tal resposta, mas a gente não dá conta. Eu não alcançar a meta de produtividade do meu trabalho pode me fazer pensar que talvez eu não queira me tornar uma máquina, que o que está errado muitas vezes não sou eu, é esse contexto todo que leva para essa perspectiva”, afirma.
Segundo ela, é possível fazer certos treinamentos e alcançar bons resultados, mas nem sempre funciona. “Quando isso acontece, é hora de procurar ajuda psicológica para poder então verificar o que faz com que a pessoa não dê conta”, ensina. Em uma situação de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, como no caso da Síndrome de Burnout, a pessoa pode aproveitar o momento para repensar a própria vida, o que é positivo na visão da docente.
Dicas para uma melhor gestão do tempo:
- Faça um autodiagnóstico para identificar como você gasta o seu tempo hoje;
- Anote as atividades que você realiza diariamente;
- Observe o seu comportamento diante das tarefas ao longo do dia;
- Caso necessário, utilize aplicativos que auxiliam nesse “diagnóstico do tempo”;
- Faça uma reflexão sobre como você vem utilizando o seu tempo e em que aspectos pode melhorar.
Fonte: Prof. Ricardo Motai
SAIBA MAIS
A PUC Minas mantém um grupo de estudos multidisciplinar para investigação e aplicação de abordagens, métodos e técnicas de análise de dados para tomada de decisão na área esportiva. O Sport Analytics (Span) é uma parceria entre o Instituto de Ciências Exatas e Informática, Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais e Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade. O grupo Span conta com os professores doutores Daniel Marangon Duffles Teixeira, da área de Gestão do Esporte e da Performance Esportiva, Ricardo Cesar Alves, da área de Gestão Estratégica em Organizações Esportivas, e Wladmir Cardoso Brandão, que atua na área de Computação e Inteligência Artificial, além de alunos dos Institutos participantes. O grupo aceita contribuições de interessados, que podem procurar pelos cursos vinculados aos institutos e que dialogam com o tema.