MICRONOTÍCIAS

CPMEC desenvolve motor inédito que utiliza vários combustíveis ao mesmo tempo)
| Foto: Bruno Timóteo
CPMEC desenvolve motor inédito que utiliza vários combustíveis ao mesmo tempo) | Foto: Bruno Timóteo

CPMEC desenvolve motor inédito que utiliza vários combustíveis ao mesmo tempo

O motor de um grupo motor gerador de energia elétrica foi adaptado para operar tanto no ciclo Otto quanto no ciclo Diesel. Essa adaptação é fruto de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas ao longo dos últimos dez anos no Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis (CPMEC), do Instituto Politécnico (Ipuc) da PUC Minas.

Com um simples apertar de um botão o sistema desenvolvido permite que o motor, sem interromper seu funcionamento, comute de forma dinâmica entre os ciclos Diesel e Otto. Um motor “dual-ciclo” abre a possibilidade da utilização de vários combustíveis em um mesmo equipamento e entre eles já foram testados o etanol, a gasolina, o GNV, o óleo diesel e o biodiesel. Além da utilização dos combustíveis convencionais em testes no motor, devido à versatilidade do sistema desenvolvido, outras pesquisas realizadas pelo CPMEC mostraram a possibilidade de utilização de maiores percentuais de biodiesel no óleo diesel, a utilização de hidrogênio substituindo parcialmente um combustível convencional e a utilização de etanol hidratado com até 37% de água sem perda de eficiência do motor. Vale ressaltar que o etanol vendido nos postos de combustíveis contém até 7% de água e o processo de desidratação do etanol onera seu custo de produção. Um motor multi-combustível permite, por exemplo, o uso de etanol em uma região canavieira e de óleo diesel onde este combustível está disponível. A pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os professores e integrantes da equipe de pesquisadores do CPMEC responsáveis pela pesquisa são: professor Sérgio de Morais Hanriot (foto), Osmano Valente, André Marcelino de Morais, Alex de Oliveira, Bruno Eustáquio, Marco Aurélio Justino e Vinicius Guerra Moreira. O próximo passo da pesquisa, que está em desenvolvimento, é a adição de porcentagens de combustíveis dentro de um mesmo tanque. “Não se tem hoje motor que opera dessa forma”, explica o professor Hanriot, como é feito hoje pelos motores flex.

Auxílio na redação do novo Procedimento de Manifestação de Interesse

Os alunos e professores do MBA em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas participaram do desenvolvimento do novo decreto sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) no âmbito da Administração Pública do Estado de Minas Gerais. O PMI e a MIP são instrumentos jurídicos por meio dos quais se estabelece uma relação colaborativa entre a Administração Pública e a iniciativa privada, para o desenvolvimento e apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos. O texto foi construído com o apoio de especialistas no tema (egressos da pós do IEC PUC Minas) e de professores, entre os quais Luísa Monteiro de Castro, Fernanda Galuppo, Cristiana Fortini, Gustavo Magalhães, Iúian Miranda, André Villani, Mariana Avelar, Diogo Prosdocimi, Danuza Paiva e Mariana Bueno. O documento recém publicado, segundo o governo de Minas Gerais, traz modernização e inovações para a apresentação de estudos, projetos e levantamentos preliminares a serem utilizados para subsidiar a estruturação de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPP), sendo um espaço formal para que a iniciativa privada possa propor ideias e projetos a serem avaliados e incorporados pela administração pública.

Foto: Bruno Timóteo

Pesquisa: brita é substituída por resíduos da construção civil

Uma pesquisa que está sendo desenvolvida há oito meses, no Curso de Engenharia Civil, em uma proposta inovadora e sustentável, tem como objetivo a produção de bloquetes ecológicos, na qual a brita normal utilizada para fazer concreto é substituída por resíduos da construção civil provenientes de tijolos, blocos, cerâmicas e concretos. O estudo tem a participação da estudante Maria Júlia de Oliveira Palhares (foto), do 10º período do curso no Campus Coração Eucarístico, de professores e da Prefeitura Municipal de Betim. A orientação é do professor Geraldo Tadeu Rezende Silveira.

A partir da pesquisa pode-se afirmar que o uso de resíduos da construção civil de classe A em substituição à brita no concreto é uma forma assertiva de reutilização e destinação correta desse tipo de entulho. Os bloquetes ecológicos poderão ser utilizados em calçamentos de praças e passeios.

Além desse benefício, há uma redução em custos e em gastos de materiais, o que contribui para uma construção civil mais sustentável, conta a estudante.

A pesquisa, que já reciclou 25 quilos de entulhos, tem como objetivo geral a fabricação de bloquetes ecológicos de concreto com adição de agregados reciclados de entulhos Classe A provenientes de usina de entulhos da cidade de Betim, em substituição à brita, avaliando suas características técnicas para o uso como pavimento. Possui também os objetivos de reduzir o custo de materiais de construção; gerar um novo material; reduzir a extração de matéria-prima; reduzir volumes em aterros; destinar corretamente os RCC; reduzir entulho e o seu impacto no meio ambiente.

Entre as vantagens na substituição da brita pelos resíduos estão a redução de custos de materiais, redução da utilização de matéria-prima, reúso de entulho e redução de volumes em aterros. A única desvantagem encontrada foi uma baixa redução na resistência do concreto com uso de RCC, quando comparado com o concreto normal.

Investimentos da PUC na saúde ultrapassam 5 milhões

Obra da Unidade Básica de Saúde em Poços de Caldas, com recursos da PUC Minas | Foto: Fernanda Garcia

A PUC Minas investiu na construção de quatro Unidades Básicas de Saúde em Minas Gerais. Em parceria com as prefeituras de Betim e Poços de Caldas, a Universidade auxiliou na construção das UBS Capelinha, Universal e Colônia Santa Izabel em Betim, e na UBS São Jorge em Poços de Caldas. Juntos, os investimentos chegam a aproximadamente R$5,3 milhões.

As obras são fruto de um acordo de contrapartida com as prefeituras das duas cidades. Duas delas – localizadas em Betim – já foram inauguradas, e as demais têm previsão para inauguração ainda neste ano. Para o pró-reitor da PUC Minas Betim, professor Eugenio Batista Leite, as obras representam a união de forças em prol da população betinense: “Essa foi uma feliz parceria entre a Universidade e a prefeitura do município, por meio da qual conseguimos potencializar alcances e gerar um resultado que será de grande proveito à sociedade. A PUC Minas se orgulha em contribuir para esse avanço na saúde municipal de Betim”, diz.

O pró-reitor da PUC Minas Poços, professor Iran Calixto Abrão, também comemora os investimentos realizados no estado: “Nestes 25 anos em Poços de Caldas, a PUC Minas vem trabalhando cada vez mais perto da sociedade e do poder público nos diversos campos profissionais e de estágio. Em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, realizamos atividades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria do atendimento prestado à população no município e para a formação dos estudantes”, destaca.

Empreendedorismo para jovens

A PUC Minas e o Sebrae Minas firmaram parceria para a realização do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O projeto está funcionando nas dependências da PUC São Gabriel, atendendo mais de 100 estudantes de Belo Horizonte neste ano. O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae, que oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração gratuito, para jovens da rede pública de ensino. Fundado em 2010, o NEJ já formou mais de 2.300 alunos de Belo Horizonte e região metropolitana.

O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destaca o significado da parceria entre a PUC Minas e o Sebrae. “O Sebrae tem um compromisso com a sociedade e impacta a vida das pessoas de forma muito positiva. O que o Sebrae faz tem toda a relação com o que nós fazemos, de formar pessoas, salvar vidas e sonhos. Por isso, essa parceria é muito bem-vinda e estamos muito felizes em apoiar um projeto tão transformador”. O pró-reitor adjunto da PUC São Gabriel, professor Alexandre Rezende, reforça que “a proposta e o objetivo do NEJ foram motivadores dessa parceria. Temos muitos jovens que precisam dessa formação e de uma oportunidade. É um projeto que faz todo sentido para nós”.

Além da unidade na capital mineira, na PUC São Gabriel, hoje o NEJ também está presente em Nova Lima e em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Temas Relacionados

Fale Conosco