Conecte-se com você

Projeto facilita atendimento psicológico para jovens da região do Barreiro
Os alunos de Administração Jenifer Moreira, Matheus Kener e Elke Batista gerenciam o Conecte-se com Você | Foto: Bruno Timóteo
Os alunos de Administração Jenifer Moreira, Matheus Kener e Elke Batista gerenciam o Conecte-se com Você | Foto: Bruno Timóteo

O cuidado com a saúde mental vem se tornando uma temática cada vez mais presente nas discussões acadêmicas e sociais. Atentos às dificuldades enfrentadas pelos jovens durante a pandemia, alunos do Time Enactus da PUC Minas Barreiro se mobilizaram para validar um projeto de atendimento psicológico e valor social, o Conecte-se com Você. O Enactus é uma organização global sem fins lucrativos. Na Unidade Barreiro, quem deu início às atividades do Enactus foi a ex-aluna Gabriela Figueiredo, logo no primeiro ano do curso, em 2017. À procura de projetos extracurriculares que pudessem agregar valor à sua formação, Gabriela conheceu a iniciativa. Desde então, percorreu um longo processo de implementação do Enactus. Como a proposta motiva a criação de projetos e mobilização social para o desenvolvimento da comunidade, vai ao encontro de um dos pilares da Universidade, a Extensão. Essa foi a base para o empreendedorismo e projeto social pautados pela iniciativa.

Em 2020, alunos do Curso de Administração se reuniram para incorporar a iniciativa na Unidade, que ainda não tinha projeto ativo. Atualmente, são três membros que têm como mentora a professora Carolina Resende, doutora em Psicologia e coordenadora de Pesquisa e Extensão na Unidade. Os alunos Elke Batista, Matheus Kener e Jenifer Moreira gerenciam o Conecte-se com Você, projeto que despertou as atividades do Enactus na PUC Minas Barreiro. A diretora de projetos da iniciativa, Jenifer Moreira, define o Enactus como uma incubadora de projetos para a comunidade.

O Conecte-se com Você nasceu a partir de uma demanda da Paróquia de Santa Clara e São Francisco, em que a liderança da EJC (Encontro de Jovens com Cristo), da região do Barreiro, percebeu a alta procura de jovens por escuta e acolhida em decorrência de problemas potencializados pela pandemia de Covid-19. “Recebemos a demanda da comunidade, fizemos pesquisas de viabilização, contato com psicólogos parceiros e definição de público-alvo. Assim nós validamos o Conecte-se com Você e executamos o projeto desde março de 2021”, conta Jenifer Moreira.

O atendimento é feito de forma remota, podendo ter a frequência semanal, quinzenal ou mensal. A principal característica da iniciativa é oferecer atendimento psicológico a valor acessível. A bióloga Ana Luiza Dias, de 27 anos, conta que, além de sentir a necessidade do atendimento profissional, o valor social é que lhe trouxe a possibilidade de usufruir do projeto. Após altos e baixos ao longo da pandemia, a jovem conta que se viu em desespero diante dos cenários de carreira, vida pessoal e mercado de trabalho. “Ser recém-formada e ficar parte da pandemia desempregada me deixou cada vez mais insegura. Hoje, com a terapia, consigo trabalhar o autoconhecimento, analisar a situação que estou vivendo e tento reestabelecer bons hábitos, como a leitura”, pondera a jovem.

A psicóloga Mônica Vieira, uma das parceiras do projeto, analisa o Conecte-se com Você como muito significativo, já que o atendimento psicológico, de modo geral, não é acessível a todos. “A escolha de jovens adultos para o atendimento é assertiva, já que nessa fase da vida somos cobrados por alta produtividade e temos necessidade de urgência, o que se agravou ainda mais no contexto de pandemia, com o isolamento, trabalho remoto e imposições de mudança de rotina”, pontua a psicóloga. Segundo Jenifer Moreira, os planos para 2023 contemplam a ampliação do atendimento psicológico para outras faixas etárias e inclusão de acompanhamento nutricional.

Temas Relacionados

Fale Conosco