A fome é um problema que atinge cerca de 8,4 milhões de brasileiros, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), o que, o que representa 3,9% da população do país. São números que colocam o Brasil no Mapa da Fome, já que o percentual supera o índice de 2,5% das pessoas que sofrem com a desigualdade social e a falta de condições dignas.
Paralelamente a isso, o Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo, com cerca de 30%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desse problema, alunos dos Cursos de Administração, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas desenvolveram um aplicativo com a finalidade de incentivar doações ao Banco de Alimentos do município. O projeto conquistou a primeira colocação do Hackathon PUC Minas – Desafio ODS 2024, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Batizado de Revali, o aplicativo converte as doações em pontos que podem ser trocados por brindes fornecidos por parceiros do projeto. “De início, o intuito era desenvolver um trabalho relacionado ao Hackathon, mas vimos ser possível fazer algo capaz de ter um impacto social importante. Saber que mais pessoas podem, agora, ser beneficiadas com o nosso trabalho nos motiva e mostra que cumprimos o nosso dever”, avalia João Guilherme Saraiva, integrante da equipe e aluno do Curso de Ciência da Computação.
O mentor da equipe, Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira, conta que a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu de um diagnóstico em âmbito local. “Cerca de 70% dos produtos que são distribuídos nas cestas pelo Banco de Alimentos são comprados pela prefeitura. O aplicativo é capaz de aumentar a quantidade de contribuições, pois facilita o acesso dos doadores e incentiva a ação”, explica.
O Banco de Alimentos de Poços de Caldas existe desde 2015 e realiza a distribuição de cestas básicas e cestas verdes a 50 instituições que atendem, em média, mil famílias mensalmente. Somente em 2024, o Banco destinou mais de 250 toneladas aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e instituições de caridade de segmentos como saúde e educação. “Além de ser o mediador de doações, o Banco também é um grande comprador da agricultura familiar para montar as cestas doadas, de modo a incentivar este segmento tão relevante para o município”, informa Carlos Eduardo Almeida, diretor administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta responsável pelo Banco.
Desde que o aplicativo passou a ser utilizado, mais de 40 toneladas já foram arrecadadas. “O aumento foi significativo, além de termos notado uma melhora na qualidade dos produtos que são doados. Muitos produtores têm dedicado uma parte dos alimentos que seriam vendidos para enviar ao Banco”, observa Kelen Delgado, auxiliar de serviços gerais do Banco de Alimentos.
Mauto Donizete Barzagli e Lucas Saraiva Barzagli, pai e filho, são agricultores familiares e doadores do Banco de Alimentos há pouco mais de dois anos e sabem da necessidade dos incentivos para aumentar o número de arrecadações. “O Banco de Alimentos é muito importante. Tanto para as famílias e instituições que precisam das verduras e legumes quanto para nós, que temos uma produção pequena e isso ajuda em nossa renda”, ressalta Lucas.

O desafio
Realizado entre os meses de julho e novembro de 2024, o Hackathon PUC Minas – Desafio ODS 2024 tem por objetivo estimular a inovação e a proposição de soluções para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela ONU. “O Hackathon nasceu do comprometimento da Universidade no fomento à inovação e estímulo à criação de soluções criativas para os desafios globais. A Pró-reitoria de extensão (Proex) identificou no evento uma oportunidade de envolver a comunidade acadêmica em um ambiente dinâmico, no qual a aprendizagem interdisciplinar e a colaboração se tornassem ferramentas fundamentais para transformar ideias inovadoras em projetos concretos”, afirma a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende.
O evento contou com a participação de estudantes, professores e funcionários, que se organizaram em equipes para aplicar os conhecimentos acadêmicos em propostas viáveis que gerassem impacto social e ambiental positivos. “As equipes trabalharam na criação de protótipos e soluções inovadoras, que foram avaliados por especialistas e mentores, garantindo que as ideias desenvolvidas fossem não apenas criativas, mas também tecnicamente viáveis e aplicáveis no mundo real”, explica a pró-reitora, ressaltando que os resultados da edição de 2024 superaram todas as expectativas.
Os ODSs mais abordados nos projetos foram os relacionados a Saúde e Bem-estar (3), Educação de Qualidade (4) e Consumo e Produção Responsável (12), o que evidencia uma preocupação dos estudantes com áreas prioritárias da Agenda 2030, plano de ação global da ONU para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos cinco anos.
Para o professor Osvaldo Maurício de Oliveira, integrante da Comissão Organizadora e coordenador do IdeiasLab, projeto de extensão responsável por oferecer mentorias às sete equipes finalistas, as propostas apresentadas podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio da busca por programas de incubação ou aceleração, como o PUCTec; pela colaboração com organizações, empresas ou ONGs; e pela participação em editais de fomento ou concursos, entre muitas outras maneiras. “É importante não deixar que essas ideias fiquem apenas no papel, mas transformá-las em ações concretas”, ensina. Para o docente, o impacto do Hackathon não se limita apenas às propostas apresentadas, mas também à criação de redes colaborativas e ao fortalecimento das inovações acadêmica e social.
Para a sua realização, o Hackathon contou com diversas parcerias, internas e externas, como o Sebrae Minas, Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).
Analista do Sebrae Minas, Delaine Cordeiro ressalta que a iniciativa possibilitou a criação de um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras e possibilidades de integração. “A participação em eventos como esse traz benefícios significativos para o Sebrae, como a oportunidade de identificar e apoiar talentos, além de fortalecer a conexão com o ambiente acadêmico e fomentar a cultura empreendedora”, explica. O Sebrae Minas, que esteve envolvido em diversas etapas, ofereceu consultorias especializadas em empreendedorismo e finanças para as três equipes melhores colocadas. “Essa parceria, por meio da Proex, reforça o compromisso do Sebrae Minas em promover ações para disseminar e fortalecer a cultura empreendedora nas instituições de ensino, a partir do contato com metodologias de resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras”, comenta.

O pódio
O pódio Hackathon PUC Minas – Desafio ODSs 2024 ainda contou com os projetos Patinhas Felizes, do Curso de Ciência da Computação do Campus Coração Eucarístico, e Banco Enigma, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Poços de Caldas.
O Patinhas Felizes desenvolveu uma solução computacional a fim de minimizar o problema relativo a animais em situação de abandono nas ruas, por meio de abrigos que promovam a proteção do ecossistema. Já o Banco Enigma criou um projeto com o objetivo de reaproveitar materiais de descarte da construção civil e indústria têxtil para criar um mobiliário sustentável e funcional.
A expectativa é de que o Hackathon seja realizado anualmente, consolidando-se como um dos principais eventos da Universidade voltados para o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis, conforme calendário estabelecido pela Proex. A organização do evento informa que pretende ampliar o suporte para os projetos pós-Hackathon, incentivando a inscrição no programa de aceleração PUCTec, transformando os projetos em negócios sustentáveis, sociais ou startups.
Hackathon em Números
- 141 equipes inscritas;
- 135 equipes deferidas;
- 117 equipes disputando nas fases finais;
- 637 participantes, de todos os nove campi da Universidade.
Fonte: Relatório de Resultados e Lições Aprendidas Hackathon dos ODSs da PUC Minas – 2024.
SAIBA MAIS
Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver uma solução tecnológica que atenda a um fim específico.
Os interessados em baixar o aplicativo devem acessar o endereço eletrônico: https://revali.zapto.org/