Buscando acompanhar os intensos movimentos que a sociedade e, em especial, a educação em nível superior experimentam, a PUC Minas estabeleceu para si, desde o final do ano passado, uma intensa agenda de discussões e encaminhamentos no âmbito da Administração Superior, cujo objetivo é estabelecer diagnósticos e, a partir deles, rumos para a Universidade. Com urgência e zelo necessários, são abordados processos estruturantes, visando a sustentabilidade e perenidade da Instituição.
A Universidade, ao completar 65 anos, percorreu, certamente, um importante caminho. Caminho de trabalho arrojado e engajado, marcado pela busca de ser luz no mundo, luz que provém do Evangelho, na construção da civilização do amor.
Consciente de seu valoroso passado e atenta ao futuro da educação, que se redesenha tão freneticamente, a PUC Minas sabe que é na atualidade que temos que bem equacionar esse pêndulo temporal entre passado, presente e futuro.
Por um lado, não nos podemos acomodar, pois a trajetória até aqui construída é muito rica, e o reconhecimento da PUC Minas pela sociedade, inegável; o passado é inspiração, mas não tem, em si, força motriz. Por outro lado, a despeito do atual contexto, tão complexo e desbussolado, nosso presente é chamado a se colocar hoje com um intenso olhar para o amanhã da educação, para que avancemos, de modo esclarecido, em nossos projetos e ações.
Elegemos para os 65 anos da PUC Minas o slogan “Excelência pela inovação”. Excelência em seus processos e serviços, qualificados criticamente, atentos às necessidades e urgências e aos desejos de toda a comunidade universitária. A busca dessa excelência deve encontrar, no aporte da inovação, seja ela tecnológica, seja ela pedagógica, seus melhores recursos.
Que a Virgem Maria, Sede da Sabedoria, a qual, ao horizonte do olhar de seu amado filho Jesus, orientou-se sempre pela esperança, nos ajude a todos, com os olhos fixos no horizonte do Evangelho de Cristo, a buscar sempre a excelência em nosso trabalho, almejando, pela força do serviço qualificado ao outro e à educação, um esperançoso amanhã.