Quebrando a barreira física

Extensão a distância conecta realidades e expande as possibilidades de atuação
Yasmin Favorita, aluna de Ciências Contábeis, integra o time do Observatório Empresarial | Foto: Guilherme Simões
Yasmin Favorita, aluna de Ciências Contábeis, integra o time do Observatório Empresarial | Foto: Guilherme Simões

O ensino a distância no Brasil não é mais a exceção. Apenas entre os anos de 2011 e 2021, a modalidade educacional alcançou um crescimento de 474%, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Na PUC Minas, não foi diferente. Na PUC Minas Virtual, unidade educacional dedicada à formação de graduação e pós-graduação a distância, os números crescem progressivamente, permitindo que o conhecimento ultrapasse as barreiras físicas e geográficas.

E foi pensando justamente nessa expansão de saberes que a PUC Minas Virtual recebeu, no segundo semestre de 2022, a implantação das Coordenações de Extensão e Pesquisa, sob gestão do Prof. Dr. Rodrigo Cassimiro e da Profª Drª Cleia Amaral, respectivamente. “A coordenação vem para auxiliar nos processos estruturais e logísticos das atividades extensionistas, garantindo que essa prática seja uma possibilidade a todos os alunos da Universidade”, explica o Prof. Rodrigo.

Contudo, engana-se quem pensa que a Extensão é novidade na PUC Minas Virtual. Apesar da coordenação ter sido implantada em meados de 2022, os alunos já têm contato com atividades de caráter extensionista há algum tempo, desde que a Unidade adotou o modelo de ensino baseado em projetos. Com essa nova metodologia, os estudantes têm a oportunidade de, desde o primeiro período dos cursos, estar em contato direto com empresas parceiras da Universidade, conhecendo suas logísticas e sistemas, a fim de propor um plano de intervenção para possíveis melhorias e soluções de problemas das empresas.

Para a Pró-Reitora de Extensão da PUC Minas, Profª Drª Carolina Resende, a implementação da Coordenação de Extensão na Unidade possibilita o ganho mútuo entre comunidade acadêmica, alunos e sociedade. “A Extensão, enquanto atividade fim da educação superior, precisa estar presente no percurso formativo de todos os alunos da graduação, inclusive no ensino a distância. Vivemos um momento de atualização do modelo de educação e a Extensão Universitária acompanha este processo trazendo elementos próprios da ação extensionista para a modalidade virtual. Então, a Extensão agrega valor para quem é aluno da PUC Minas Virtual, porque a trilha de aprendizagem extensionista inclui atividades que vão promover uma interação dialógica do aluno com a sociedade. Além disso, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade estarão presentes ao longo da sua prática. Sem contar a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e o impacto tanto na formação do estudante, como na transformação social”, disse.

Novas experiências

Atualmente, a PUC Minas Virtual possui um projeto de extensão em andamento: o Observatório Empresarial, que existe também em outras duas unidades da Universidade. Na Virtual, o projeto acontece de modo 100% on-line, prestando assessoria e mentoria para micro e pequenos empreendedores da região. O trabalho realizado a distância permite a expansão do campo de atuação em termos de acesso e territorialidade.

“Nós já trabalhamos com pequenos produtores de alimentos orgânicos da região do Serro, em Brumadinho, e outras regiões. Como o projeto é realizado a distância, quebramos a barreira física e o entorno da Universidade fica muito maior”, explica o Prof. Rodrigo Cassimiro. “Essa possibilidade faz com que a presencialidade no projeto de extensão não seja qualificada como espaço físico, permitindo que os alunos possam agir como atores por meio de plataformas virtuais”, completa.

Yasmin Favorita, estudante do Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual, integra desde o segundo semestre de 2022 o time de gestão de redes sociais do Observatório Empresarial e garante: o fato do projeto acontecer a distância não compromete em nada seu objetivo. “Estou tendo uma experiência incrível dentro do projeto, através de conhecimentos importantíssimos para minha formação profissional e pessoal. Antes, eu não sabia quase nada relacionado a marketing e criação de conteúdo para redes sociais, e hoje eu já domino um pouco mais esse assunto”, disse.

Por meio de uma interlocução entre o ambiente acadêmico e o meio social, a Extensão Universitária expande a formação do aluno, inserindo-o em espaços que auxiliam em seu crescimento profissional e humano. “A Extensão cria um canal de diálogo, por meio de uma comunicação que funciona em via dupla. Nós não criamos soluções, nós as cocriamos, em parceria com esses atores e parceiros que participam de nossos projetos. Mais do que uma extensão de conhecimento, é uma comunicação de saberes”, explica o Prof. Rodrigo.

Neste processo de geração de conhecimento mútuo, as empresas e organizações beneficiadas pelos projetos de extensão também enxergam ali um caminho de enriquecimento social e político. Um desses parceiros é o Instituto Citadelle, uma associação do município do Serro, no Vale do Jequitinhonha, que, dentre outras iniciativas, trabalha junto à criação e manutenção de uma cooperativa de agricultura familiar. “O Observatório Empresarial foi essencial para o nosso trabalho. Uma das vertentes do desenvolvimento de uma cooperativa de agricultores familiar sustentável é, justamente, trabalhar com a visão de que a cooperativa é uma empresa que precisa testar produtos no mercado, aprender a correr atrás de clientes e organizar as vendas. O projeto tem nos ajudado muito nisso, e vem construindo esse avanço conosco”, diz a cofundadora e gestora do Instituto Citadelle, Virgínia Brandão.

Caminhando além do projeto abrigado pela PUC Minas Virtual, os alunos dos cursos a distância também podem participar de iniciativas de outras Unidades. É o caso, por exemplo, do aluno Álvaro Silva, recém-graduado no Curso de Marketing EAD. Ele participou, durante dois semestres, do projeto Jovem Empreendedor Social, que tem sua base na Unidade São Gabriel. “Foi uma experiência única. Pude colocar em prática vários conhecimentos adquiridos no curso e aprender com todos os envolvidos no projeto, além de fazer novas amizades”, conta.

Também para Álvaro, todas as atividades realizadas no projeto aconteceram de modo virtual, o que não impossibilitou os ganhos mútuos proporcionados pela prática extensionista. “Os projetos de Extensão da PUC Minas possuem um viés social muito importante. É muito gratificante poder disponibilizar nossos conhecimentos para auxiliar a comunidade a resolver problemas práticos do dia a dia”, conclui.

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