Micronotícias

Foto: Shutterstock

Liga Lean presente nos cursos de Engenharia de Produção

Os alunos dos Cursos de Engenharia de Produção da PUC Minas criaram neste ano de 2021 a Liga Lean, Liga Acadêmica para estudos do sistema de produção lean manufacturing.

Com encontros online semanais, a Liga está presente nos cursos de Engenharia de Produção de diferentes campi e Unidades da PUC Minas, permitindo uma integração entre os estudantes. Iniciativa dos alunos, a atividade tem orientação e supervisão de três professores nos diversos campi em que o grupo está presente: atualmente, nos campi Betim e Coração Eucarístico, e também nas Unidades Barreiro e Praça da Liberdade.

Criada no Japão em meados dos anos 50, a filosofia lean visa um processo de produção enxuto, que evita desperdícios ou perdas ao longo do processo, buscando obter mais resultados com menos investimento. Versátil, a filosofia pode ser aplicada em diversos setores de produção e modelos de negócio, como no campo da saúde, agronegócio, construção civil e startups.

Para o professor Lauro Soares de Freitas, coordenador da Liga Lean no Campus Coração Eucarístico, a iniciativa é uma chance de estimular os alunos no processo de criação e manutenção de um projeto: “A liga acadêmica é uma grande empreitada dos alunos, e é nossa função estimulá-los a serem cada vez mais empreendedores”, comenta o professor.

Formação gratuita para jovens

Foto: Reprodução

A PUC Minas firmou parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) para oferecer cursos gratuitos em Gestão Administrativa com Software ERP para jovens de 15 a 29 anos e, com deficiência, a partir de 16 anos, que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública. As aulas estão sendo ministradas de forma online e ao vivo devido à necessidade de distanciamento social. Os alunos têm internet 4G gratuita para acesso às plataformas do curso. A expectativa é que a partir de 2022 as aulas retornem ao formato presencial. As atividades ocorrerão na PUC Minas São Gabriel (rua Walter Ianni, 255, bairro São Gabriel).

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados para jovens e pessoas com deficiência. Desde 1998, o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal.

Professor e egressos arquitetos vencem concurso no Sul de Minas Gerais

Gabriel do Nascimento Xavier, professor Leandro Letti e Raul Paiva | Foto: Fernanda Garcia

O coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, Leandro Letti, é um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico e paisagístico vencedor de uma concorrência promovida pela Prefeitura Municipal de Machado (MG). Assinado pelo professor junto aos arquitetos Gabriel do Nascimento Xavier e Raul Paiva, egressos da Universidade e responsáveis pelo Nomos Studio, o trabalho apresenta propostas para a revitalização da orla e entorno do Lago Artificial da cidade, popularmente conhecido como Prainha. A ação integra o calendário de comemorações dos 140 anos do município e, a partir da homologação do resultado, o órgão público dá sequência à proposta. 

No projeto vencedor, os autores definiram que o professor atuaria como orientador geral, ao passo que o desenvolvimento se concentraria no escopo dos profissionais do Nomos. Foram levadas em conta as condições físicas e estruturais do parque, as práticas de uso por parte da população e a biodiversidade local. Tais cuidados se refletem em uma proposta inovadora e capaz de promover uma intervenção mínima na natureza. “Espero que a iniciativa da Prefeitura de Machado influencie outros municípios ao mostrar que é possível desenvolver projetos criativos que tragam benefícios sociais, de cidadania, de esporte, turísticos e econômicos”, defende Letti.

Programa TopLat: uma parceria entre a PUC Minas e a Embrapa

Foto: Marcos Figueiredo

A PUC Minas se associou à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançando um projeto experimental inovador. O TopLat – Eficiência na gestão de Laticínios, nasce com o propósito de apoiar a melhoria da gestão do laticínio de empresas parceiras. Os alunos do curso a distância de Administração da PUC Minas, irão promover um diagnóstico organizacional de cada laticínio participante.

A Embrapa será responsável pela seleção dos laticínios dentre os filiados aos seus programas. Os alunos receberão um programa a cumprir e ficarão continuamente em contato com as empresas. Ao final do semestre entregarão o fruto do trabalho à Embrapa e às empresas.

A coordenadora do Curso de Adminstração, Sara Resende, explica que essa parceria enriquece o novo projeto pedagógico do curso a distância, que atua por meio de projetos. “Essa metodologia foca nas vivências práticas de situações, levando os alunos a ter uma maior participação durante o processo de aprendizagem, tornando o processo didático mais natural e efetivo”, explica. Desse modo, o aluno consegue desenvolver na prática habilidades úteis e necessárias no mercado de trabalho atual.

O projeto pretende fazer com que os alunos trabalhem a realidade do agronegócio, tendo a oportunidade de conhecer a área e seus desafios. Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa explica que a função da empresa no projeto é “aproximar o laticínio da PUC e acompanhar todo o sistema de aconselhamento que a PUC fará junto aos laticínios”.

PPGA recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese pela quarta vez consecutiva

Foto: crédito

A tese intitulada Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research, defendida no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA PUC Minas), ganhou Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2021, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A tese, de GustavoTomaz de Almeida (foto) e orientada pelo professor Marcelo de Rezende Pinto, foi defendida em 2020. É a quarta vez consecutiva, no último quinquênio, que o PPGA ganha Menção Honrosa no Prêmio. Anualmente, a Capes seleciona as melhores teses de doutorado defendidas em todos os programas de pós-graduação do país.

No quadriênio 2017-2020, o PPGA obteve três premiações no Prêmio Capes de Tese. Na edição de 2020, a tese de Paula Pessoa de Castro Gentil, intitulada Governança territorial e inovação social no desenvolvimento regional em territórios de mineração: análise de casos no Brasil e na França, obteve Menção Honrosa. A tese de Matheus Lemos de Andrade sobre produtos falsificados Modelo cognitivo-comportamental de compra de falsificados e a tipologia dos consumidores belo-horizontinos também obteve Menção Honrosa na edição de 2019. Já a tese de Victor Silva Corrêa, intitulada Pastores como empreendedores: análise sob perspectivas comportamental e relacional, obteve o Prêmio Capes de Melhor Tese em Administração. Os orientadores foram os professores Liliane de Oliveira Guimarães, Ramon Silva Leite e Gláucia Vasconcelos Vale, respectivamente.

Projeto de mobilidade elétrica avança em Poços de Caldas 

Carros elétricos podem ser recarregados no Campus da PUC Minas | Foto: Bruno Timóteo

Proprietários de veículos elétricos já contam com pontos de recarga em Poços de Caldas, com utilização gratuita. Até o momento, este é um dos passos mais relevantes do Poços + Inteligente, projeto de mobilidade elétrica desenvolvido pela PUC Minas em parceria com a prefeitura municipal, DME e IF Sul de Minas. A iniciativa integra o programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dos três eletropostos instalados na cidade, um se situa no Campus da Universidade, junto ao Prédio 1. Este ponto se distingue dos demais ao utilizar energia solar, que minimiza impactos ambientais por ser renovável. Placas fotovoltaicas instaladas no local carregam baterias que podem funcionar como fonte alternativa ou primária de energia, dependendo da necessidade.

As novidades estão sendo apresentadas juntamente aos eventos comemorativos do aniversário de Poços de Caldas, celebrado em 6 de novembro. As instituições parceiras direcionam agora seus esforços ao aprimoramento das soluções tecnológicas desenvolvidas por elas, como um aplicativo que mediará o empréstimo de bicicletas elétricas. Um dos seus principais recursos é o controle dos passeios por zonas amplas e restritas, que serão direcionadas, respectivamente, aos moradores e turistas.

Reciclagem Solidária e Inclusiva: parceria com Colégio Santa Maria Minas de Betim

Foto: Raphael Calixto

O projeto de extensão da PUC Minas Betim Reciclagem Solidária e Inclusiva no Pós-Tragédia-Crime de Brumadinho/MG: fortalecimento das cooperativas de catadores na gestão de resíduos sólidos urbanos tem agora como parceiro o Colégio Santa Maria Minas, Unidade Betim. A iniciativa, que já existe na PUC Minas Betim desde o ano de 2018, promove ações que auxiliam cooperativas de catadores de resíduos de cidades da Bacia do Paraopeba, buscando propiciar melhorias na qualidade de vida destes trabalhadores e suas famílias.

Como forma de inserir a conscientização ambiental nas crianças, a parceria com o Colégio Santa Maria já rendeu atividades como palestras, bate-papos com catadores de resíduos e até mesmo a disponibilidade de uma caçamba coletora no pátio da escola, de modo que as crianças podem, diariamente, contribuir ativamente na prática da coleta seletiva.

“O Colégio se preocupa em trazer para os alunos temas problematizadores, e uma das questões que procuramos abordar é a sustentabilidade. Por meio da parceria com a PUC, buscamos trazer a coleta seletiva para o ambiente da sala de aula, para que o aluno possa então levar essa iniciativa para dentro de casa”, conta a diretora da escola, Elaine Oliveira.

Para Jaqueline Silva Melo, uma das coordenadoras do projeto, a iniciativa ajuda a despertar a consciência socioambiental nas crianças: “Incentivar a educação ecológica desde cedo é fundamental para que elas cresçam exercendo a corresponsabilidade necessária para a proteção do meio ambiente, o fortalecimento sustentável da economia e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”.

Vestibular PUC Minas 2022 traz novidades

O vestibular para ingresso em 2022 traz diversas ofertas inéditas de graduação e graduação tecnológica, tanto presencial quanto a distância. As novas ofertas de graduação presencial são: o Curso de Farmácia, no Campus Coração Eucarístico; de Ciências de Dados, na Unidade Praça da Liberdade; de Biomedicina, no Campus Contagem; de Jornalismo e Odontologia, no Campus Poços de Caldas; e de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Gestão da Segurança Pública, na Unidade São Gabriel.

A Universidade também passa a ofertar duas graduações a distância, bacharelado em Publicidade e Propaganda e licenciatura em Pedagogia, e os tecnólogos a distância em: Gestão Hospitalar, Estética e Cosmética, Transporte Aéreo, Processos Metalúrgicos, Beneficiamento de Minérios, Construção de Edifícios, Controle de Obras, Estradas, Gestão da Produção Industrial, Gestão Pública, Produção Audiovisual, Material de Construção e em Transporte Terrestre.

Os candidatos podem optar em concorrer à vaga pelo sistema de prova ou pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PARA SABER MAIS

pucminas.br/vestibular