Na contramão da crise

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais qualificados para o mercado aquecido
O interesse pela área, o mercado de trabalho aquecido e as disciplinas motivaram a escolha de Lucas Soares Magalhães | Fotos: Bruno Timóteo

Você já deve ter ouvido falar que sobram vagas no mercado de tecnologia e faltam profissionais. E, sim, é isso mesmo. Entre 2021 a 2025, serão criadas quase 800 mil vagas, mas, no Brasil, nesse mesmo período, cerca de 265 mil profissionais se formarão na área de tecnologia, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). A conta não fecha. E as empresas não conseguem contratar pessoas qualificadas.

Foi pensando nessa oportunidade de mercado que Lucas Soares Magalhães, aluno do segundo período do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da PUC Minas São Gabriel, optou pela área. “Escolhi esse curso, principalmente, porque sempre tive curiosidade sobre a área, sempre foi um mistério como que os programas são criados, pois parecia mágica na minha visão. Agora, ter escolhido ADS, em específico, foi principalmente por dois motivos: primeiro, eu pesquisei vagas dentro da área e percebi que analista e desenvolvedor de sistemas tinham uma demanda boa; segundo, as matérias do curso são bem abrangentes e, para alguém como eu que não conhecia nada, esse foi um grande atrativo para mim”, explica Lucas.

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua no desenvolvimento, manutenção e suporte às aplicações de software. É um profissional com visão ampla da área de Tecnologia da Informação (TI) e está apto a identificar problemas e promover o desenvolvimento de soluções de software que impactem positivamente nos ambientes onde são utilizadas. “Este profissional é capaz de desenvolver soluções nas diversas plataformas utilizadas no mercado, sabendo identificar a melhor solução para cada contexto e necessidade. Além disso, tem habilidade de gerenciar equipes e de constituir o seu próprio negócio”, ressalta a professora Joyce Christina de Paiva Carvalho, coordenadora do Curso de ADS, oferecido também na modalidade a distância pela PUC Minas Virtual. O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas encontra oportunidades de inserção em empresas de pequeno, médio e grande portes, em empresas privadas de capital nacional e multinacional, no terceiro setor e em órgãos governamentais. “O crescimento do setor de serviços relacionados a sistemas de informação, como comércio eletrônico e aplicativos para os novos modelos de negócio, como aplicativos de mobilidade urbana, entrega de lanches e refeições, surge como outra possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também estará apto para atuar como empreendedor no crescente mercado de startups”.

Professora Joyce Christina de Paiva Carvalho, coordenadora do Curso de ADS

Integração e interdisciplinaridade

O objetivo é formar profissionais com sólidos conhecimentos na área de produção e manutenção de softwares, com rápida inserção no mercado de trabalho, explica o coordenador do curso presencial de Tecnologia em Análise de Sistemas da PUC Minas São Gabriel, professor Claudiney Vander Ramos. “O mercado de trabalho apresenta uma alta demanda por profissionais qualificados para a análise e desenvolvimento de softwares. O diferencial do nosso curso é a qualificação dos professores e a integração e interdisciplinaridade com outros cursos de TI”, explica.

Para Lucas, o diferencial do curso está no foco em ensinar aquilo que será realmente praticado dentro da profissão, além de também ter uma duração menor do que outros cursos da área, aproveitando o mercado atual da área de Tecnologia da Informação. “A duração mais curta do curso também ajuda a aproveitar esse momento de carência por profissionais qualificados”.

Pensando no mercado de trabalho, o Curso de ADS na PUC Minas tem uma proposta pedagógica diferenciada, utilizando a metodologia de aprendizagem por projetos, voltada para a prática profissional e em busca de soluções inovadoras para as organizações. “Os alunos desenvolvem projetos práticos em todos os eixos (semestres), o que permite a experimentação, a prática profissional em todas as esferas de formação: técnica, humana e social. O aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem a oportunidade de aplicar as mais avançadas ferramentas, técnicas e linguagens de programação utilizadas no mercado, a fim de atuar na análise e desenvolvimento de soluções variadas de software para organizações de todos os portes e nichos de mercado”, conta a professora Joyce.

“Atualmente, o mercado de Tecnologia da Informação está muito aquecido e com grande carência de mão de obra especializada. A formação de tecnólogo é mais rápida e direcionada ao mercado. O curso, inclusive, se organiza com certificações intermediárias que aumentam a empregabilidade dos alunos”, ressalta.

Lucas conta sobre suas expectativas em relação aos próximos semestres. “Sobre o curso, eu espero, principalmente, aprender mais sobre como a vida de um profissional funciona, além de melhorar cada vez mais minhas habilidades e aprender novas técnicas. O curso é um excelente meio termo entre prática e conteúdo”, conta.

O prof. Claudiney Vander Ramos, coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Minas São Gabriel, ressalta a qualificação dos professores e a integração e interdisciplinaridade com outros cursos de TI como diferenciais do curso