Projetos alinhados à transformação

Modelo pedagógico dos cursos EAD possibilita que os alunos desenvolvam produtos relevantes para a sociedade
Diego Pereira aceitou o desafio de empreender um projeto que fosse alinhado ao desenvolvimento sustentável | Foto: Raphael Calixto

Foi durante a observação do monitoramento de saúde de um ente querido, em uma Unidade de Tratamento Intensivo hospitalar, em 2008, que José Henrique Mallmann teve seu primeiro insight sobre como seria importante ter uma forma de controlar o andamento de todos os processos de sua comarca, assim como são controlados os sinais vitais de uma pessoa em situação de risco de saúde. Após diversas tentativas frustradas de implementar o que estava idealizando, em 2021, Mallmann, juiz da 2ª vara criminal do município de Poços de Caldas, procurou a PUC Minas para tentar, novamente, colocar em prática a sua ideia. Mallmann idealizou um sistema que controla o prazo e o andamento de cada fase do processo jurídico, a Unidade de Transparência Intensiva Processual – UTI Processual.

Naquele momento, a Universidade lançava o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com uma metodologia pedagógica inovadora, orientada por projetos e com forte conexão para resolução de situações práticas em empresas ou instituições. A ideia estava relacionada à proposta pedagógica do curso e foi apresentada aos alunos como uma das opções de desenvolvimento de Projeto de Eixo pelos professores doutores Fabiano Costa Teixeira e Luiz Alberto Ferreira Gomes, coordenador do curso.

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes –, a implantação do projeto exigiu dedicação dos alunos já que envolvia uma série de informações da área jurídica. Foi exatamente a possibilidade de ter um cliente real, além de conhecer mais sobre a área jurídica penal, que levou João Pedro Gomes Ferreira a abraçar o projeto desde o início. Então calouro do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Sistemas para a Internet e já graduado em Engenharia Elétrica, ele percebeu uma boa oportunidade para aprender a desenvolver habilidades técnicas de programação web com orientação de professores. A iniciativa teve sequência em quatro outros eixos do curso e agora, após cinco semestres de trabalho, uma solução web já está disponível para uso na 2ª Vara Criminal de Poços de Caldas. “Estamos todos maravilhados. Não tínhamos noção de como esse programa traria a visibilidade dos prazos processuais como estamos vendo agora. É a busca pela transparência”, afirma José Henrique Mallmann. Com o monitoramento rápido e eficaz, alguns processos já apresentaram redução no tempo de tramitação até a expedição da sentença. Para João Pedro, entregar um produto que muda a vida das pessoas é realmente algo inspirador. “No início a gente não sabe que o projeto pode ter toda essa dinâmica, toda essa extensão”.

O juiz José Mallmann idealizou um sistema que controla o prazo e o andamento de cada fase do processo jurídico | Foto: Fernanda Garcia

Sustentabilidade como diferencial

Projetos com base nos ODSs estão alinhados ao papel transformador desempenhado pela PUC Minas na construção de um mundo mais justo e resiliente. A partir dos ODSs, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que os desafios globais exigem soluções globais e também locais, incentivando a cooperação e o compartilhamento do conhecimento entre governos, instituições públicas e privadas, sociedade civil e comunidade internacional. Para o Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira, profissionais que procuram desenvolver seus projetos de forma alinhada aos ODSs serão diferenciados no mercado. Para ele, os ODSs “emergem como uma bússola essencial para o futuro” e, quando o estudante integra e participa de projetos alinhados a esses objetivos, “há uma oportunidade valiosa para que se destaquem em suas carreiras”.

Aline Aparecida Gomes do Nascimento, Diego Costa Pereira e Felipe Alves Gonçalves são discentes do CST em Gestão da Produção Industrial e aceitaram o desafio de empreender um projeto que fosse alinhado ao desenvolvimento sustentável e tendo a economia circular como referencial. Durante o Projeto de Desenvolvimento de Produto, no terceiro eixo do curso, optaram por trabalhar com uma confecção do Estado do Rio de Janeiro. Percebendo que a indústria desperdiçava tecidos em quantidades consideráveis, principalmente nos processos de aparas, retalhos e peças rejeitadas, propuseram a criação de um subproduto desenvolvido a partir do descarte da confecção, aplicando a conscientização de reutilizar materiais já descartados. Dessa forma, promovem a economia a partir de um novo processo industrial, além da redução da poluição com a diminuição do descarte de resíduos envolvidos no processo de fabricação, atitude alinhada ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12 (Consumo e Produção Sustentáveis). Com a orientação do professor Luciel, o grupo desenvolveu um projeto com análise desde a concepção do produto até o detalhamento de processos, custos e avaliações de mercado, sugerindo a transformação do que era lixo em estopas e criando uma nova escala de negócios. “Ver uma coisa que todos os dias gerava um lixo imenso ser transformada em algo produtivo foi muito inspirador”, afirma Aline.

SAIBA MAIS

Os cursos EAD da PUC Minas são divididos em ciclos de aprendizagem, distribuídos em eixos (períodos). Cada eixo tem um tema e uma disciplina de projetos, que conduz esse aprendizado na prática.