Conexão entre ensino e mercado

Práticas empreendedoras aproximam empresas e Universidade e ampliam leque de possibilidades aos estudantes
O Ideias Lab funciona em todos os campi da PUC Minas e oferece mentorias gratuitas para ideação de negócios | Foto: Guilherme Simões
O Ideias Lab funciona em todos os campi da PUC Minas e oferece mentorias gratuitas para ideação de negócios | Foto: Guilherme Simões

O empreendedorismo é uma prática cada vez mais recorrente e demandada. Este movimento, que tem por definição a geração de valor, inovação e crescimento econômico, permeia o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. E na Universidade não seria diferente: formar profissionais capacitados para estarem inseridos nas demandas de mercado é uma necessidade.

A partir dessa premissa, a PUC Minas tem estabelecido colaborações com empresas e desenvolvido projetos voltados para o empreendedorismo. Este é o caso do Campus São Gabriel, que tem buscado parcerias nas áreas da tecnologia e das engenharias.

O Campus, que desde julho de 2024 é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e reconhecido como um Centro de Instrução Aeronáutica (Ciac), já atua com diversas empresas em grande parte do setor aeronáutico. De acordo com o coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica, Prof. Dr. Luis Henrique Santos, o intuito dessa aproximação é conectar as instituições ao tripé que sustenta a Universidade. “Por meio do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), vamos trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão conectados diretamente à indústria, de forma que as empresas tragam as demandas de mercado e a Universidade acolha”, explica.

Desta forma, são estabelecidos grupos de professores e alunos para desenvolver soluções e atualizações; afinal, o mercado e as tecnologias estão sempre evoluindo. Para o professor Luis Henrique, isso está diretamente ligado ao empreendedorismo, pois “o aluno acompanha de perto quando um problema se transforma em produto e, a partir disso, pensa em soluções que também podem vir a se tornar produtos”, aponta o professor.

E o que é o empreendedorismo se não este movimento de geração de ideias e soluções inovadoras? É o que considera a coordenadora do Ideias Lab, o Hub de ideias do Campus São Gabriel, Profa. Dra. Soraya Pongelupe, que afirma que o empreendedorismo não se faz sozinho, mas sim em um ecossistema. “As empresas são necessárias para que este movimento aconteça de forma efetiva, trazendo possibilidades de formação de profissionais muito mais atualizados, proativos e com uma visão sistêmica e de resolução de problemas reais. E, quando a Universidade traz as empresas para dentro, ela abre essa perspectiva de forma muito mais efetiva, proporcionando que a formação do profissional impacte as empresas e a própria Universidade”, comenta.

O empreendedorismo na prática

Para Allan Lino, a Feira de Empresas Simuladas é essencial para que os alunos possam valorizar a formação acadêmica | Foto: Guilherme Simões

Além dessas parcerias, a Universidade incentiva o empreendedorismo por meio de práticas, principalmente as promovidas pelo Curso de Administração. É o caso da Feira de Simulação Empresarial, evento promovido anualmente por meio da disciplina de Simulação Empresarial, na qual os alunos planejam, criam e vendem produtos de empresas fictícias.

Na 28ª edição realizada no Campus São Gabriel, o grupo de Allan Lino, estudante do 6º período de Administração, teve destaque nas vendas. Allan considera a Feira como essencial para que os alunos entendam na prática quais são os principais desafios e necessidades na hora de empreender. “Hoje em dia vivemos em um mundo digital que dissemina a ideia de que para empreender não é preciso fazer curso superior, que em pouco tempo você vai ter sucesso e dinheiro. E a gente sabe que na realidade não é assim. Então, quando uma universidade como a PUC Minas passa a incentivar o empreendedorismo de maneira consciente e correta, eu acho que começa a ganhar uma voz muito forte, principalmente entre os jovens”, comenta.

Essas práticas, como as promovidas pela Feira e as parcerias com empresas, têm se tornado cada vez mais comuns no Campus. E isso está diretamente alinhado com a prática, que induz o aluno a “sair fora da caixa” em busca de soluções inovadoras. Este movimento é extremamente importante, de acordo com a professora Soraya, uma vez que o mercado de trabalho já não é mais o mesmo de anos atrás e, por isso, todas as dinâmicas estão mudando.

A professora explica que “as relações de emprego mudaram, em muitas profissões são raros os contratos com carteira assinada. Então cada profissional se torna um prestador de serviço que entende que vai ter que ir à frente, buscar clientes, aprender a se comunicar”. É justamente nessa possibilidade de não só formar profissionais atualizados, mas também trazer o que o mercado demanda, que a Universidade oferece essas oportunidades. Afinal, “os próprios alunos, principalmente os jovens, querem ter liberdade na profissão, porque já é da sua natureza buscar novas oportunidades; portanto, a carreira desses jovens tende a ser muito dinâmica, e eles precisam estar preparados para isso”, finaliza a professora.

SAIBA MAIS

O Ideias Lab é um hub de empreendedorismo vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e ao Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg). Coordenado pelo professor Osvaldo Maurício Oliveira, o projeto funciona em todos os campi da PUC Minas e oferece mentorias gratuitas para ideação de negócios, além de promover palestras e workshops sobre o tema. O objetivo principal do projeto é gerar conhecimento, impulsionando a carreira de alunos participantes e fortalecendo a cultura empreendedora da Universidade.