Excelência certificada

Universidade obtém bom desempenho em avaliações do MEC
Professora Sara Resende: Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas Virtual oferecem modelo pedagógico altamente inovador | Foto: Bruno Timóteo
Professora Sara Resende: Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas Virtual oferecem modelo pedagógico altamente inovador | Foto: Bruno Timóteo

No ano em que a PUC Minas completa 65 anos de existência, sua excelência é, mais uma vez, reconhecida e certificada. A Universidade foi avaliada com nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo de avaliação foi composto por diversas etapas necessárias para gerar o Conceito Institucional (CI), que vai de 1 a 5. Para chegar a esse resultado, são considerados os seguintes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. A PUC Minas recebeu a nota máxima em todos os cinco quesitos.

Esse processo avaliativo é composto por análises documentais, entrevistas com representantes dos corpos docente, discente e corpo técnico-administrativo de todos os institutos e faculdades e tour virtual às instalações físicas. A submissão é necessária para a continuidade da oferta das Instituições de Educação Superior (IESs) e acontece a cada dez anos, mas, periodicamente, todos os cursos de graduação ofertados por uma IES passam por um processo de avaliação. Nesses casos, o instrumento de avaliação é composto por três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. É por meio delas que é calculado o Conceito de Curso (CC).

Entre 2022 e 2023, 19 cursos de graduação da PUC Minas foram avaliados. Seis deles receberam conceito 4, referente a “perfil muito bom de qualidade” e 14 receberam conceito máximo, 5, e são considerados excelentes. Infraestrutura de ponta, projetos pedagógicos arrojados e políticas acadêmicas são alguns dos motivos que justificam esses bons resultados e fazem da PUC Minas uma das melhores universidades do Brasil, além da Maior Universidade Católica do Mundo.

O Pró-reitor de Graduação e Procurador Institucional da Universidade no MEC, Prof. Eugênio Batista Leite, ressalta que o excelente desempenho da Universidade, além de proporcionar impacto significativo na imagem da Instituição, gera diversos benefícios como o aumento na captação de recursos, novas parcerias e valorização dos alunos da PUC Minas no mercado de trabalho. “A partir dessa nota máxima, temos que nos ater cada vez mais à Missão, à Identidade, aos Valores e aos objetivos estratégicos da PUC Minas. Isso nos permitirá implementar medidas que deem continuidade aos investimentos na infraestrutura, tecnologia, implantação de novos cursos e na manutenção da Extensão e Pesquisa de forma vigorosa. A manutenção de nota máxima exige esforços constantes de todos da Universidade”, afirma.

Infraestrutura de ponta

Das avaliações realizadas este ano, cinco foram de cursos do Instituto Politécnico (IPUC), que engloba as Engenharias. O Instituto possui 78 laboratórios, entre os espaços destinados aos ciclos de formação básica e laboratórios com tecnologia de ponta, como o SimCenter, único na América Latina e o primeiro no mundo implantado em uma universidade. O Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles, com investimentos do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já o Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) possui um equipamento com possibilidade de ampliação das imagens em até 50 mil vezes, sendo um dos mais versáteis instrumentos para observação e análise das características da estrutura interna de materiais. O Green, Grupo de Estudos em Energia, que promove inovação e desenvolvimento de competências, soluções e produtos destinados à utilização de energias renováveis, foi acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realização de ensaios de certificação de placas de energia fotovoltaicas. No Brasil, além do Green, apenas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (ITA) possui este selo. Já o Curso de Engenharia Aeronáutica, ofertado na Unidade São Gabriel, possui um hangar com uma aeronave Learjet em pleno funcionamento.

Foi justamente a complexidade de conseguir manter estruturas tão pesadas em pleno ar que despertou em Isabelle de Assis Melo Franco a vontade de estudar aviação. “Eu tinha afinidade com a área de Exatas, mas entrei na Universidade ainda incerta sobre a Engenharia Aeronáutica. Mas, chegar ao hangar e ver o Learjet ali no primeiro dia de aula, é muito impactante”, conta a estudante do 10º período. “Ter os laboratórios de aerodinâmica, simulando escoamentos na asa, e de processos de fabricação mecânica, aprendendo e vendo alguns tipos de processos na prática foram realmente experiências marcantes pra mim”, relata a estudante, que já está inserida no mercado de trabalho. “Atualmente estou na transição da área de projetos para a de manutenção, e acho que será uma experiência muito enriquecedora, pois acredito que vai me dar uma bagagem prática e me preparar melhor para conseguir projetar uma aeronave que seja ideal na manutenção, atrativa para as companhias aéreas e confortável para os passageiros. Aspiro ainda trabalhar na área de aerodinâmica, pois é, sem dúvida uma das minhas áreas preferidas no curso”, conta.

A Diretora do IPUC, Profa. Rose Mary Cosso Schuttenberg, destaca que o parque de laboratórios, somado ao corpo docente altamente qualificado que acompanha os alunos tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, são um convite à produção científica. Baseados em uma metodologia conhecida como hands on, os projetos pedagógicos do Instituto preveem, desde o ingresso do estudante na Universidade, o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e de atividades práticas. “Nós sempre incentivamos os alunos a aproveitarem a riqueza que temos aqui porque a formação ultrapassa as aulas convencionais em sala. Se o aluno não construir o seu próprio diferencial, o mercado vai achar que ele pode ser equivalente a qualquer outro e não é isso o que queremos. Nós queremos, de fato, formar um profissional com competência, com qualidade e com os diferenciais que temos possibilidade de oferecer aqui”, afirma.

Realizada semestralmente, a Mostra Tecnológica do IPUC, que envolve estudantes do primeiro ao décimo período, é a oportunidade de expor esses projetos. Além da avaliação de desempenho dos alunos feita pelos professores, empresas parceiras são convidadas para analisar tecnicamente os projetos. “Muitos alunos saem dali com propostas de trabalho, justamente pela participação das empresas nessas avaliações”, conta a diretora. A estratégia tem dado certo. Segundo ela, mais de 95% dos alunos do IPUC a partir do 7º período estão fazendo estágio. Entre os que já estão se formando, 75% estão empregados e 7% estão empreendendo.

Proposta pedagógica diferenciada

Professora Sara Resende: Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas Virtual oferecem modelo pedagógico altamente inovador | Foto: Bruno Timóteo

Não é apenas a infraestrutura robusta que garante o reconhecimento da PUC Minas como uma das melhores IESs do país. A Universidade tem como missão o desenvolvimento humano e social da comunidade acadêmica a partir da formação ética e solidária e da produção e disseminação de conhecimento por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse modelo pedagógico ultrapassa os muros de seus campi e unidades e beneficia milhares de estudantes, inclusive remotamente.

Desde 2020, a PUC Minas Virtual, unidade da Universidade dedicada à educação a distância (EaD), busca a formação por competências nos seus 27 cursos de graduação – sendo seis bacharelados, uma licenciatura e 20 tecnólogos. O projeto foi elaborado para abranger o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução. O modelo é considerado uma forma inovadora e atual de ensinar e aprender.

Prova disso é que entre os cursos de graduação avaliados com nota máxima este ano, três deles são a distância: os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial são nota 5. Para o Pró-reitor Adjunto da Unidade, o conceito máximo obtido gera confiança no modelo pedagógico implementado pelas graduações EaD da PUC Minas. “Foi um ponto de partida que nos deu muita segurança e expectativa positiva para as próximas avaliações”, afirma o Prof. Carlos Barreto Ribas. A previsão é que, até o fim do ano, mais de 20 cursos da PUC Minas Virtual sejam avaliados. Como é um modelo inédito, o professor Ribas reforça que “ele está se fazendo no dia a dia, construído por todos, de forma coletiva e técnica”. Essa participação coletiva também é reconhecida pela Profa. Dra. Sara Pimenta Resende, Diretora Acadêmica da PUC Minas Virtual. “É a validação externa de um modelo pedagógico altamente inovador e de uma equipe excelente e muito dedicada. Uma nota 5 poderia ser considerada sorte, mas três notas 5, certamente, significam competência”, pontua.

Os reconhecimentos indicam, ainda, o engajamento dos alunos nos cursos. Para o Prof. João Carlos Oliveira Caetano, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e membro do Conselho Gestor da PUC Minas Virtual, os discentes encontram um ambiente estimulante e propício ao aprendizado, proporcionado pelo modelo pedagógico que se distingue por sua abordagem educacional não convencional. “Nossa abordagem é adaptada para atender às necessidades da realidade contemporânea, tornando o aprendizado mais envolvente e relevante. Essa motivação resulta em profissionais mais preparados e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirma.

Esse engajamento foi evidenciado pelos resultados apresentados aos avaliadores: os alunos demonstraram uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho ainda durante o curso, destacaram o apoio oferecido pela Universidade, a qualidade e o comprometimento do corpo docente que também foram notados e elogiados pelos avaliadores e a infraestrutura, recursos e tecnologias utilizados pela Universidade foram considerados exemplares. “Em resumo, a obtenção da nota máxima pelo MEC reflete a combinação de um modelo educacional inovador, o empenho e a dedicação de todos os envolvidos, bem como a qualidade das estruturas e recursos disponíveis. Esses elementos, quando integrados, culminaram em um sucesso notável para os cursos de tecnologia EaD da PUC Minas Virtual”, opina o professor.

Foi justamente o reconhecimento da PUC Minas como uma das principais IESs do país que motivou Jonathan David Ferreira a escolher a Universidade para cursar sua graduação. O morador de Poços de Caldas já atuava na área comercial há 16 anos quando optou pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. “Eu era vendedor quando iniciei o curso e passei a aplicar o que eu aprendia na empresa em que trabalho. Tive o reconhecimento da empresa e fui promovido a supervisor nacional de vendas”, conta ele, que concluiu o curso no primeiro semestre deste ano e, entre suas aspirações profissionais, espera “conseguir gerir minha equipe com excelência e levar soluções criativas e personalizadas aos nossos clientes”.

Curso de Administração EAD vence prêmio concedido pelo Sinepe-MG

O Curso de Administração EAD da PUC Minas Virtual foi o vencedor do Prêmio Projeto Brilhante, concedido pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG), no segmento Ensino Superior. O curso foi escolhido por unanimidade entre os avaliadores que participaram da seleção. O Projeto Brilhante valoriza as Práticas Pedagógicas Inovadoras que promovam a transformação de práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.

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