Movida por desafios, Bruna Cristina Mendes da Silva decidiu fazer uma transição de carreira ao perceber que seu trabalho como técnica em Química não a estimulava tanto quanto desejava. Em busca de novos caminhos, escolheu o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Minas Virtual para iniciar sua jornada acadêmica no primeiro semestre de 2025. Para além desse primeiro passo fundamental, que é começar um curso, o que um profissional recém-formado diria a Bruna e a tantos outros calouros para ajudá-los a alcançar o sucesso na área em formação?
“Fazer estágio! Eu sei que é difícil, complexo e cansativo para o aluno do EAD, mas é muito importante”, é o conselho que o desenvolvedor de sistemas Gabriel Ilídio Sousa de Menezes oferece aos alunos que estão em formação nos cursos de graduação. Egresso do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no primeiro semestre de 2023, ele faz parte dos 84,31% de ex-alunos dos cursos da PUC Minas Virtual que estão no mercado de trabalho. Os dados são do 3º Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), que avaliou a situação de empregabilidade de mais de oito mil egressos de todo o país, que colaram grau entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. O número está acima da média nacional, que foi de 75%.
A pesquisa mostra ainda que, entre os respondentes da PUC Minas oriundos dos cursos EAD, 9,1% trabalham como empreendedores, como Mariane Santana Abreu, formada no CST em Marketing, no segundo semestre de 2022. “Sempre quis ter meu próprio negócio e comecei criando um blog em 2017”, explica. Mas foi durante a pandemia, ao trabalhar como assistente de atendimento, que Mariane decidiu fazer o CST em Marketing na PUC Minas. Ela afirma que o valor das mensalidades foi um atrativo, mas a facilidade de poder estudar em casa ou de qualquer outro lugar foi fundamental na escolha de um curso a distância, principalmente “numa instituição tão renomada e que traz outras oportunidades pela grande estrutura”. Hoje, além de consultora, ela também possui um site onde oferece infoprodutos de marketing e diz estar satisfeita com seus resultados iniciais.
Aliar teoria e prática, por meio dos projetos de eixo, é a base do modelo de educação desenvolvido pela PUC Minas Virtual. Com isso, os alunos trabalham, em todos os semestres letivos, aplicando os conhecimentos obtidos na solução de problemas reais. “Dessa forma, o estudante conhece o mercado e tem a oportunidade de atuar com a mentoria de professores altamente qualificados. Os alunos se sentem confiantes e se formam com uma experiência profissional muito acima da média”, afirma a Profa. Dra. Sara Pimenta Resende, diretora acadêmica da PUC Minas Virtual.
A aquisição de confiança na atuação profissional é destacada pelo estudante do oitavo eixo do Curso de Ciências Contábeis Pedro Augusto Pinto. Morador de Resende Costa, cidade próxima a São João Del Rey (MG), Pedro cresceu acompanhando o trabalho da mãe em seu escritório de contabilidade, sendo natural para ele seguir a mesma trajetória. Mas foi a partir da sua participação no Projeto Sala Mineira, que faz parte da disciplina Projeto: empreendedorismo contábil, uma parceria entre a PUC Minas e a Associação de Contadores de Betim e Região (Ascap), que teve a oportunidade de atender clientes reais e trocar conhecimentos com contadores mais experientes. Isso ampliou suas competências e possibilitou que implementasse outras práticas no escritório da família. “Com essa troca, aprendi métodos mais simples e ágeis de fazer o trabalho”, explica. Isso aumentou sua confiança para expandir os serviços do escritório.

Foco na realização profissional
Entre diversos serviços, a PUC Carreiras possui uma base cadastral com mais de 40 mil instituições e empresas e, por meio de parcerias e gestão dos contratos, divulga ofertas de estágio e trainee, auxiliando a inserção de alunos e egressos no mercado de trabalho. Em relação à pesquisa IASE, a PUC Carreiras é a representante da PUC Minas envolvida na divulgação para coleta dados.
A Profa. Dra. Evanilde Maria Martins, diretora da PUC Carreiras, explica que a pesquisa IASE tem como objetivo construir um indicador nacional de empregabilidade que auxilie as universidades a definirem diretrizes de formação que também conversem com o mercado de trabalho. Pesquisas como essa, de empregabilidade no primeiro ano pós-formado, são utilizadas no mundo todo. Para ela, participar da pesquisa reforça a missão da Universidade. “Queremos promover um conhecimento que realmente transforme o mundo para melhor, para o bem de uma coletividade e ao mesmo tempo promova os ganhos individuais de realização e carreira para nossos egressos”, afirma. Os resultados garantiram à PUC Minas, pela terceira vez, o Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade, oferecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e pela Symplicity Brasil.