Integração entre conhecimento e inovação

Ideias Lab estabelece parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) de Contagem
Para a aluna de Ciências Contábeis Débora Costa, a experiência de participar da capacitação de microempreendedores proporcionou uma visão mais estratégica da Contabilidade | Foto: Guilherme Simões
Para a aluna de Ciências Contábeis Débora Costa, a experiência de participar da capacitação de microempreendedores proporcionou uma visão mais estratégica da Contabilidade | Foto: Guilherme Simões

Promover o desenvolvimento socioeconômico do município de Contagem por meio da capacitação e desenvolvimento das pessoas, principalmente do micro e pequeno empreendedor é o objetivo da parceria firmada entre o Ideias Lab, hub de empreendedorismo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Iceg Escola de Negócios, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem (Sedecon).

A iniciativa, firmada neste ano por meio dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus Contagem, já soma inúmeras ações, como as capacitações Imposto de Renda para Microempreendedores Individuais e Empreendedores de Contagem e Contabilidade para Não Contadores. Além disso, a PUC Minas participou do evento Conexões Internacionais: Contagem e Cascais/Portugal a convite da Sedecon, no qual o Próreitor adjunto do Campus Contagem, Prof. Dr. Martinho Horta, reforçou a intenção da Universidade de contribuir na composição da hélice tríplice (universidade, empresa e governo) de inovação e empreendedorismo.

“A união entre a expertise acadêmica da PUC Minas e a visão prática e administrativa da secretaria cria um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores, programas de capacitação e iniciativas de apoio ao empreendedorismo local”, avalia René Vilela, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem. Para ele, o engajamento registrado nas ações promovidas é um indicador de que a PUC Minas e a Prefeitura de Contagem estão atendendo às necessidades dos empreendedores e fortalecendo a comunidade e os negócios locais.

Cláudia Estevão é podóloga, moradora de Contagem e participou da capacitação em contabilidade para não contadores. Segundo ela, a principal contribuição da iniciativa é o auxílio para cuidar do próprio negócio, além de compreender a importância de estar em dia com suas obrigações de MEI. “Trouxe senso de responsabilidade. Perdi o medo de crescer e agora sinto desejo de ir além”, conclui.

Os bons frutos não são restritos apenas ao município e seus empreendedores. Debora Costa foi uma das alunas do Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem que realizou a capacitação em que Cláudia esteve presente. Para ela, o envolvimento direto foi importante, pois permitiu a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante a graduação, além de desenvolver habilidades de didática. “A experiência também me proporcionou uma visão mais estratégica da contabilidade, o que certamente contribuirá para meu desenvolvimento profissional”, acrescenta.

Para o coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem, professor Vanderlei Barbosa, é nítido os benefícios para as três partes envolvidas: Universidade, alunos e população da cidade. “Para a Universidade, porque a gente leva o conhecimento para atender a uma demanda da sociedade. Então, estamos fazendo a extensão universitária. Para os alunos, é fundamental porque eles têm oportunidade de colocar em prática aquilo que estão aprendendo e, assim, compreender o tanto que isso pode transformar a vida das outras pessoas. Por fim, para a sociedade, para o público interessado de microempreendedores, é uma forma de buscar mais formação e de ter um acompanhamento técnico no desenvolvimento do seu negócio”, analisa.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Campus Contagem, professor Vanderlei Barbosa, destaca que a parceria é importante para todos os envolvidos: Universidade, alunos e população da cidade de Contagem | Foto: Nathália Farnetti
SAIBA MAIS

O Ideias Lab é um Hub de Inovação em empreendedorismo e tem como propósito fomentar a cultura empreendedora na Universidade e proporcionar a criação de novos negócios e projetos inovadores. Presente em todos os campi da PUC Minas na região metropolitana de Belo Horizonte, os alunos e empreendedores têm a oportunidade de desenvolverem as habilidades e competências exigidas pelo mercado empresarial.