Luz, câmera, experimentação!

Agências, laboratórios e núcleos especializados alavancam desenvolvimento profissional de alunos da FCA
A Helvética é um dos espaços de experimenta­ção para os alunos do Curso de Publicida­de e Propaganda no Campus Poços de Caldas | Foto: Fernanda Garcia

A teoria é a base do conhecimento, mas é nas atividades práticas que o aprendizado se põe à prova. A Comunicação é um dos campos em que não se pode prescindir de colocar a mão na massa. As tendências do mercado se renovam a cada dia e é impossível refrear as tecnologias presentes no cotidiano de especialidades como Cinema, Jornalismo, Produção Audiovisual e Multimídia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Para estudantes desses cursos de graduação, experiências de estágio e monitoria são oportunidades valiosas de adquirir ferramentas capazes de impulsionar seu sucesso ao ingressar no mundo do trabalho.

Uma das vantagens de estudar na Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas é contar com a possibilidade de passar por essas vivências nos espaços da própria Universidade. Nos diversos campi e unidades, há agências, núcleos, veículos de comunicação e centros de experimentação, além de laboratórios que possibilitam exercitar as técnicas aprendidas em disciplinas. Em muitos desses espaços, é possível pleitear bolsas de estágio e monitoria ou atuar voluntariamente, com a orientação de docentes que aliam a experiência no mercado aos principais debates observados no âmbito da pesquisa acadêmica.

“Os alunos de todos os cursos da FCA têm a oportunidade de colocar em prática, desde o início da formação, diversos conteúdos abordados em sala de aula. Temos uma moderna estrutura laboratorial em todos os campi e unidades em que estamos presentes, com diversos centros e núcleos onde os estudantes experimentam e vivenciam as práticas em comunicação, com o acompanhamento de professores. Buscamos unir teoria e prática, a partir dos pilares do ensino, pesquisa e extensão”, defende a Profa. Adelina Martins de La Fuente, diretora da FCA.

Mão na massa

Conheça alguns dos principais espaços de experimentação da FCA, ordenados por cursos com os quais têm relação mais direta:

Cinema e Produção Audiovisual e Multimídia

  • Centro de Crítica de Mídia (CCM)
  • Centro de Experimentação em Imagem e Som (CEIS)
Jornalismo
  • Revista Praça
  • Agência Com(texto)
  • Jornal Laboratório Marco
  • Laboratório de Comunicação Digital (Colab)
  • Rádio Online
Publicidade e Propaganda
  • Agência 3P
  • Agência Beta
  • Agência Helvética
  • Núcleo de Experimentação Publicitária (NEP)
Relações Públicas
  • Centro de Experimentação em Relações Públicas (RPx)
Transdisciplinares
  • Centro de Extensão em Comunicação (CEC)
  • Centro de Pesquisa em Comunicação (CEPEC)
Fonte: FCA

Um dos destaques é o Laboratório de Comunicação Digital (Colab), que reúne conteúdo colaborativo e experimental de discentes de diversos cursos da FCA. Nesse espaço, muitos alunos têm suas primeiras experiências como monitores ou estagiários, com a liberdade de ir além das métricas e resultados ao testar possibilidades. A composição da equipe prima pela diversidade: é comum que participem alunos das fases iniciais e finais da formação, o que favorece a troca de aprendizados.

O Colab publica conteúdo em seu site e nas mídias sociais. As produções mobilizam não só os estagiários e monitores, mas também alunos de disciplinas como a de Jornalismo Digital e a de Jornal Laboratório, onde é produzido o Marco. Até mesmo trabalhos de conclusão de curso podem ser aproveitados. Os formatos são variados (blog, vídeos, podcasts etc.) e a definição das publicações é feita em reuniões de pauta que reproduzem os formatos encontrados no mercado, integrando equipes de diferentes campi e unidades, como as da PUC Minas Coração Eucarístico e São Gabriel, por exemplo.

A Profa. Dra. Verônica Soares, coordenadora do Colab no Campus Coração Eucarístico, avalia positivamente o modelo adotado pelo laboratório, que completa quatro anos em junho de 2024. “A gente entende que esse é o presente e o futuro: redações multimídia, em que as equipes se dividem para produzir conteúdos para o impresso e também para o digital”, ressalta.

A visão da docente é corroborada pela aluna Amanda Pena, do oitavo período do Curso de Jornalismo, monitora desde setembro de 2023. “Temos liberdade para trazer ideias de pauta, temáticas que achamos importante abordar e desenvolver materiais jornalísticos nesse sentido. Outro ponto é que é muito importante você ter um bom portfólio para apresentar, principalmente quando for entrar no mercado de trabalho”, avalia.

No Campus Poços de Caldas, um dos mais tradicionais espaços de experimentação para os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda é a Helvética. Desde 2011, a agência oferece aos monitores que compõem sua equipe a oportunidade de vivenciar a rotina publicitária, solucionando demandas de clientes reais e participando de todas as etapas do processo.

A Profa. Maressa de Carvalho Basso é, atualmente, a docente responsável por coordenar e acompanhar as atividades. Para ela, um dos principais ganhos está nas trocas e na criação de um repertório coletivo que se atualiza a partir das tendências. “A proximidade que construímos faz com que os alunos enxerguem em nós, professores, pessoas de referência, em quem eles confiam para buscar orientação sobre o universo profissional, quebrando uma barreira que, às vezes, existe dentro da sala de aula”, comenta.

O aluno Victor Hugo Gaspar Alves, do terceiro período, está em seu segundo semestre consecutivo como monitor da agência, tendo passado por diferentes funções. O graduando celebra a perspectiva de obter bons resultados profissionais a partir dessa experiência: “Muitos profissionais que vêm dar palestras na Universidade passaram pela Helvética e isso nos estimula bastante.”

Também em Poços de Caldas, a formação em Jornalismo – uma das mais recentes do Campus, que passou a ser oferecida no início de 2022 – conta com a agência de notícias Com(texto). A coordenadora do Curso, Profa. Cíntia Maria Gomes Murta, conta que o objetivo é ampliar o modelo adotado em outros cursos da FCA para criar um espaço de aprendizagem na prática. “Desenvolvemos a ideia ainda no primeiro ano do curso e, desde então, temos produzido conteúdo factual e reportagens em profundidade, acompanhando os fatos do Campus e da cidade”, explica.

Profa. Maressa de Carvalho Basso, Profa. Verônica Soares e Profa. Cíntia Maria Gomes | Foto: Fernanda Garcia e Nathália Farnetti