A antropóloga e escritora Anna Davison atualmente mora em Buenos Aires, na Argentina, e faz parte dos 40 mil alunos da Pós PUC Minas. Cursando a especialização em Escrita Criativa na modalidade on-line ao vivo, Anna já assistiu às aulas de diferentes fusos horários, estando no Canadá, no Japão, no Vietnã e no Brasil, por exemplo.
Natural de Brasília, a antropóloga conta que a possibilidade de estudar a distância permitiu sua participação no curso. “Gosto muito de aulas presenciais, mas, com meu estilo de vida, o formato on-line é ideal. Me agrada que o curso seja ao vivo, porque me sinto parte de um grupo, mesmo estando longe”, explica Anna. “Os professores são excelentes e a turma é muito bacana. Além disso, tem me proporcionado a convivência com uma comunidade criativa que contribui diretamente no meu trabalho”.
A especialização veio no momento de transição profissional. “Já escrevia e editava, além de atuar como antropóloga em pesquisa. Sempre sonhei em mudar de carreira e queria uma formação em literatura e escrita”, afirma Anna.
Educação sem fronteiras
A Pós PUC Minas tem sua origem no Instituto de Educação Continuada (IEC), que deu seus primeiros passos na Praça da Liberdade, marco histórico da capital mineira, em 1995. Começou com seis turmas presenciais e, três décadas depois, contabiliza aproximadamente 700 cursos em andamento nas modalidades on-line ao vivo, EAD com videoaulas, presencial e híbrida.
Em 2020, diante das restrições impostas pela pandemia da covid-19, os projetos pedagógicos, até então disponíveis apenas na modalidade presencial, foram adaptados para o on-line. A partir de 2023, o IEC passou a oferecer cursos EAD com videoaulas gravadas, anteriormente sob responsabilidade da PUC Minas Virtual, e passou a ser chamado de Pós PUC Minas. Com essas fusões, alunos de qualquer lugar do mundo podem acessar os conteúdos dos cursos.
Para o diretor da Pós PUC Minas, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, o crescimento da pós-graduação lato sensu deve-se à diversidade de cursos e à conexão com o mercado. “Hoje somos a instituição com o maior número e diversidade de ofertas, além de uma das maiores em número de alunos matriculados do país. Nos últimos 11 anos, tivemos crescimento constante a cada semestre, demonstrando a adequação dos títulos oferecidos e a articulação da comunidade acadêmica com as novas ofertas”, destaca.
Com as modalidades a distância (on-line ao vivo e EAD com videoaulas), as matriculas de estudantes fora de Minas Gerais cresceram significativamente. Em 2020, antes da chegada dos novos formatos, representavam 3,83%; hoje, chegam a 64%. Entre os Estados com maior participação estão São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina.
O advogado Helber Sales é um exemplo dessa expansão. Morador de Belém (PA), optou pelo curso na modalidade EAD com videoaulas gravadas e aponta a credibilidade da instituição como fator decisivo. “Acreditei na capacidade que o nome PUC Minas tem de agregar valor em diversos aspectos”, afirma o estudante da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário.

Tradição e contemporaneidade
Atualmente, 84% dos cursos são ofertados nas modalidades a distância. Ainda assim, há estudantes que optam pelo presencial, como a engenheira Rayane Scarlart, que concluiu sua especialização em 2024. Moradora da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ela não hesitou em escolher o modelo tradicional. “Era um requisito importante para mim, devido à troca de experiências e a facilidade de comunicação com os professores e colegas de sala de aula”, ressalta.
Rayane ainda afirma que o curso facilitou seu aprendizado e a criação de networking “Procurei uma pós-graduação que me proporcionasse o desenvolvimento do meu conhecimento em finanças e contabilidade. Foi a partir de então que me deparei com o MBA em Gestão Estratégica de Finanças. Um curso que atendia completamente a minha necessidade de aprendizado”, lembra.

Inovação e qualidade
Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado Measuring Innovation in Education, de 2019, elencou seis competências que impulsionam a inovação na educação. Entre os destaques estão o envolvimento da comunidade acadêmica e os investimentos em novas tecnologias e pesquisa. Para Miguel Alonso, a Pós PUC Minas tem atuado nesse sentido. “Trabalhamos de forma muito consonante com os mecanismos de produção científica, tecnológica e às profissões. Contamos com diversos profissionais de destaque que nos ajudam em um processo permanente de prospecção, análise e atenção à necessidade de inovarmos constantemente”, afirma o professor.
Coordenador de cursos na área de tecnologias digitais há 15 anos, o professor Tadeu Faria conhece bem essa dinâmica. “O maior desafio é, sem dúvida, manter a relevância dos cursos em uma área que evolui rapidamente. Os projetos pedagógicos são atualizados para atender às demandas das empresas, gerar competências diferenciadas para os alunos e acompanhar o ritmo acelerado de inovação da área. Isso exige uma combinação constante de pesquisa, adaptação das disciplinas e esforços colaborativos para preparar profissionais que possam fazer a diferença no mercado de trabalho e, lógico, com uma carreira sólida”, enfatiza.
Com uma média de 56 novos cursos a cada semestre, a Pós PUC Minas busca atender às exigências do mercado e das novas gerações de profissionais. A expansão e a inovação garantem que, em três décadas aprimorando profissionais para o mercado, a PUC Minas continue sendo referência na educação continuada no Brasil.
SAIBA MAIS
SEM FRONTEIRAS
Países com alunos da Pós Puc Minas
Angola, França, Argentina, Itália, Cabo Verde, México, Canadá, Moçambique, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Portugal
IEC EM NÚMEROS
- Profissionais já formados: 106.857
- Previsão de alunos em 2025: 40.000
- Cursos ativos: 714
- Total de professores: 452
- Total de colaboradores: 152