Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Kênia de Araújo defendeu dissertação em que produziu oito jogos educativos envolvendo a temática do coronavírus. O estudo, intitulado Corona Games: jogos educativos para abordagem da Covid-19 no contexto escolar, e que teve a orientação da professora Andréa Carla Leite Chaves, gerou um e-book, com jogos didáticos que abordam a temática, com o intuito de sensibilizar os participantes dos processos de ensino e aprendizagem de forma lúdica. O conteúdo lúdico pedagógico é destinado a educadores de Ciências do ensino fundamental II e do ensino médio. O e-book foi avaliado pelos professores e como continuidade do trabalho será a aplicação dos jogos em sala de aula, o que ainda não ocorreu. “Meu interesse pela educação em saúde surgiu após refletir sobre como as escolas poderiam democratizar o conhecimento científico do momento histórico que estamos vivenciando. Acredito que as informações podem ser apresentadas de forma lúdica, promovendo iniciativas no sentido de reforçar a importância da vacinação, o perigo de acreditar em notícias falsas, os cuidados que devemos ter conosco e com os demais para evitar a propagação do Sars-Cov-2 e de novos vírus que possam surgir, favorecendo a disseminação do conhecimento científico entre alunos, familiares e comunidade”, diz a autora.
O material apresenta os jogos didáticos a serem aplicados de forma presencial, quando possível, e outros que podem ser aplicados de forma remota. O e-book foi avaliado por docentes de escolas públicas e privadas de diferentes áreas do conhecimento. De acordo com Kênia, a análise dos resultados da avaliação validou os jogos e o e-book como materiais educativos lúdicos que têm potencial para contribuir efetivamente para a promoção da saúde na escola e para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o bem-estar próprio e coletivo.
A professora Fernanda Nobre Amaral Villani, da rede estadual, da pós-graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da PUC, que testou o e-book, achou-o muito interessante, diversificado. “Os estudantes têm material mais lúdico para aprender, para relacionar as vivências com os conteúdos em ciência e biologia”, diz a docente, que enfatiza que os estudantes da educação básica gostam de momentos de descontração, como o conteúdo divertido do e-book.
Acesse o e-book CoronaGames: http://bit.ly/EbookCoronaGamesEdu
Jogos didáticos e lúdicos
Jogo Memória da Covid-19: os pares das cartas contendo imagens e textos correspondentes abordam aspectos biológicos da Covid-19. O professor pode utilizar o jogo como uma ferramenta de reforço de conteúdos de citologia, microbiologia e genética. Jogos de Cartas Buraco: Vacinação e Covid-19: possibilita trabalhar com os alunos a importância da vacinação, sua segurança e os tipos disponíveis de vacinas no mundo contra o Covid-19.
Jogo Teatro da Covid-19: é uma atividade desafiadora que deve ser realizada em grupo, que estimula a criatividade, a curiosidade, a atenção e a concentração, e, ao mesmo tempo, é investigativo e divertido. Direcionado ao ensino fundamental II e ensino médio. O objetivo é estimular a busca pelo conhecimento científico facilitando a compreensão sobre os sintomas, diagnóstico e complicações da Covid-19.
Jogo Pega-Pega do Coronavírus: direcionado a alunos do ensino fundamental II, visa conscientizar os alunos dos meios adequados para se evitar doenças virais, incluindo as formas de contaminação, de disseminação e de prevenção da Covid-19.
Jogos didáticos online para aulas remotas
Foram criados para atender a demanda das aulas remotas e virtuais durante a pandemia e, consequentemente, a necessidade de isolamento e distanciamento social. Esses jogos foram divididos em dois e-futuro criados através jogos do site grupos (https://www.efuturo.com.br) e jogos criados por meio do site wordwall (https://wordwall.net/pt).
Jogos criados por meio do site e-futuro: o jogo contém palavras e dicas que possibilitam sua utilização como reforço do conhecimento de forma lúdica. Direcionado ao ensino fundamental II.Jogos criados por meio do Wordwall: a base do jogo é composta por 12 questões de múltipla escolha, abordando características gerais da Covid-19. Direcionado ao ensino médio.
Jogo campeonato de HQs da Covid-19: o jogo se baseia em um campeonato de histórias em quadrinhos sobre a Covid-19, podendo o professor ou outros discentes participar como jurados. Direcionado ao ensino fundamental II e ensino médio.