MICRONOTÍCIAS

Diversas espécies de animais silvestres já passaram por tratamento no Campus | Foto: Ana Sinatra

Crescem atendimentos a silvestres no Centro Veterinário em Poços de Caldas

Lobo-guará, tamanduá-bandeira, gavião-carijó, mão-pelada e gato-do-mato são apenas algumas das espécies de animais silvestres que passaram pelo Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas em anos recentes. O Campus tem se tornado referência neste tipo de atendimento perante instituições florestais, que frequentemente são acionadas para socorrer bichos em estradas e áreas rurais. As ocorrências mais recorrentes incluem atropelamentos e interações nocivas com o ser humano ou com animais domésticos.

O número de silvestres atendidos por ano em Poços de Caldas quase dobrou entre 2021 e 2022, com um salto de 71 para 137. Isso ainda representa uma pequena parcela do total de atendimentos realizados no Centro Veterinário, uma vez que a maior parte da demanda está relacionada a domésticos, especialmente cães e gatos. Ainda assim, o Campus tem se evidenciado por ser um dos poucos espaços habilitados para tratar esses animais na região, atendendo cerca de 20 municípios.

O cuidado com silvestres visa sempre à reinserção dos animais em suas regiões de origem. Quando a plena reabilitação não é possível e não há condições de sobrevida na natureza, eles são enviados a instituições credenciadas. Em caso de ameaça de extinção, muitas vezes, os animais passam a integrar programas de preservação de espécies.

Atendimento psicológico especializado a famílias de autistas

Alunos se reuniram com a Profª. Regiane no início de março para planejar as ações | Foto: Fernanda Garcia

A clínica-escola de Psicologia da PUC Minas Poços de Caldas, por meio de uma parceria entre o Campus e a Unimed no município, passou a oferecer, desde março deste ano, um serviço de atendimento psicológico voltado a familiares de pacientes do Espaço MultiTEA da cooperativa de saúde, que recebe crianças beneficiárias com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O serviço de Acolhimento e Orientação Familiar – Atendimento Breve às Famílias do MultiTEA é desenvolvido por um grupo de alunos que cursam o sétimo período de Psicologia, integrando os estágios obrigatórios da formação. A supervisão docente é feita pela Profª. Drª. Regiane de Souza Quinteiro, coordenadora do Curso no Campus. Ela explica que o objetivo é acolher essas famílias e orientá-las no que diz respeito à rotina das crianças e jovens com TEA, considerando suas relações em ambientes como a escola e a rede de saúde.

Os atendimentos são feitos mediante agendamento prévio, com encaminhamento da Unimed. Informações podem ser obtidas por meio do telefone/WhatsApp da Clínica-escola: (35) 3729-9288.

Seis novos cursos de graduação em oferta na PUC Minas Virtual

Com uma formação baseada em competências e um modelo de aprendizado baseado em projetos, voltados para o desenvolvimento profissional com estudos de casos reais, a PUC Minas Virtual está lançando seis novos cursos de graduação para entrada no segundo semestre de 2023: o curso de Bacharel em Relações Públicas e os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em Gestão Hospitalar, em Construção de Edifícios, em Transporte Aéreo, em Gestão Ambiental e em Gestão da Qualidade.

Mais informações sobre os cursos pelo site: pucminas.br/vestibular/ead.