O papel desempenhado pela Pró-reitoria de Graduação, a Prograd, na estrutura da PUC Minas sempre foi significativo e abrangente. Fundada na década de 1980 como marco de inovação e modernização na gestão da graduação em seus aspectos acadêmicos e administrativos. Anteriormente, a graduação era gerenciada pela Vice-Reitoria Acadêmica, estabelecida em agosto de 1971. Os anos eram de mudanças no ensino superior do Brasil, profundamente impactado pela Reforma Educacional de 1968, que institucionalizou as universidades no país. A Vice-Reitoria Acadêmica, hoje Prograd, assumiu a difícil tarefa de adequar a Universidade às mudanças promovidas pela Reforma de 1968, no sentido de acompanhar a expansão do ensino de graduação. No contexto de ampliação do ensino superior, era necessário designar setores específicos para supervisionar o serviço de ensino, em especial o reconhecimento de cursos, currículos, suas alterações e os aspectos da vida escolar dos alunos, inclusive assuntos relativos à monitoria e concessão de bolsas de estudo e trabalho, funções ainda atribuídas à Prograd.
A Vice-Reitoria Acadêmica nasceu robusta e manteve sua posição central na Universidade ao longo do tempo. Em 1972, participou ativamente da estruturação dos Centros de Extensão e de Pós-graduação, assumiu a Presidência da Comissão Técnica dos Concursos e Vestibulares e contribuiu para a criação dos Departamentos. Em 1974, com o início das atividades do Serviço de Estágio Supervisionado, promoveu um passo significativo para o fortalecimento da formação profissional dos estudantes de graduação. Durante os anos 1970, absorveu parte substancial dos setores da Universidade. Estavam vinculados à Vice-reitoria Acadêmica todas as Faculdades e Institutos, os Centros de Extensão, de Pós-graduação e de Atividades Cívicas e Esportivas, a Biblioteca Central, os Órgãos Auxiliares, o Serviço de Ensino e a Assessoria Pedagógica.
Os primeiros sinais de mudança surgiram em 1981, com a implementação do Plano Diretor Acadêmico e a reformulação da estrutura do Serviço de Ensino. Dois anos depois, em 1983, portaria do Reitor que cria a Prograd, aprovada em julho de 1984 pelo Conselho Universitário. Atualmente, a estrutura da Prograd inclui Colegiado de Graduação, Centro de Registros Acadêmicos, Sistema Integrado de Bibliotecas e a PUC Carreiras, além de cinco Assessorias Acadêmicas (Graduação, Projetos Pedagógicos, Acompanhamento de Processos Acadêmicos, Avaliação, Regulação e Supervisão, e Assessoria Administrativa). Mais do que mera mudança de nome, a Prograd reafirmou sua especificidade de coordenar e supervisionar a graduação. Seu lugar de destaque permanece e se renova como símbolo de gestão atualizada e dinâmica.
*Página sob a responsabilidade do Prof. Dr. Mário Cleber Martins Lanna Júnior, Diretor do Centro de Memória PUC Minas. Além de viabilizar o aprofundamento da pesquisa histórica, entre outras atividades, o Centro acumula um significativo acervo sobre a memória da Universidade.