MICRONOTÍCIAS

O campo de estágio dos alunos do Curso de Medicina do Campus Contagem é a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do município | Foto: Nathalia Farnetti

PUC Minas e Prefeitura de Contagem iniciam obras de construção de Unidade Básica de Saúde

Contagem contará em breve com nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A construção da nova unidade em Nova Contagem é uma contrapartida financeira da parceria entre o Curso de Medicina da PUC Minas Contagem e a Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista que o curso foi aprovado no âmbito do Programa Mais Médicos.

“Tenho muita esperança na forma como a Universidade constrói a sua educação e também esperança de que essa UBS de Nova Contagem trará não somente um atendimento à altura daquilo que as pessoas merecem, com tratamento digno na solução da sua dor, da sua doença, dos seus sintomas, mas fazer com que ela saia dali esperançosa de viver, de dar sentido à sua existência”, afirma o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva.

Com orçamento estimado de R$ 6,3 milhões, a nova UBS contará com oito consultório gerais, quatro consultórios de saúde da mulher e dois odontológicos, além de seis salas com finalidades específicas: escovário, imunização, procedimentos, curativos, cuidados básicos e coletas. Todos os espaços possuem acessibilidade. As obras tiveram início em maio deste ano, com duração aproximada de 12 meses.

Curso de Medicina

Em abril, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas refletem a nota 5 do curso. O Pró-reitor de Graduação e também Procurador Institucional da Universidade no MEC, Prof. Eugênio Batista Leite, ressalta que esses ótimos resultados são reflexos da consonância da PUC Minas às diretrizes curriculares do MEC. “Nós estamos aderindo às propostas de avaliação que o órgão regulador nos pede. Estamos sendo avaliados e mostrando nossa excelência”, reforça.

Estético ou estratégico?

Estudo de caso rendeu aos alunos Prêmio de Contabilidade Social Herbert de Souza | Foto: Guilherme Simões

Em 2018, os consumidores foram surpreendidos com o novo formato dos bombons Lacta. Os produtos antes comercializados em embalagens torcidas nas extremidades, começaram a chegar ao consumidor em embalagem selada, ganhando a qualificação de wafer. A mudança foi motivada por uma redução significativa de impostos, estratégia de planejamento tributário adotada por muitas empresas. Com a mudança, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre o produto passou de 5% para 0.

Há também o chamado NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul, que consiste em uma tabela que reúne a classificação fiscal dos produtos. Dessa forma, a Lacta passou o seu produto para a classificação de biscoitos e bolachas.

Estas estratégias de planejamento tributário viraram estudo de caso de grupo de alunos do Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem. A pesquisa, desenvolvida através do Edital do Trabalho Extensionista Integrado do Curso de Ciências Contábeis, rendeu à equipe o Prêmio de Contabilidade Social Herbert de Souza, honraria do Departamento de Ciências Contábeis da PUC Minas.

O grupo também realizou uma imersão no planejamento tributário de forma prática, selecionando três empresas reais do segmento de transporte para propor melhorias após uma análise minuciosa dos dados fornecidos por elas. O estudo de caso foi orientado pela Profa. Dra. Roanjali Auxiliadora.

Novo protocolo de Assistência ao Pré-natal e Puerpério

Professores e alunos dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia do Campus Betim, por meio do Programa PET- Saúde, participaram da elaboração do novo Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-natal e Puerpério da rede SUS Betim. O protocolo, lançado em abril, visa qualificar a assistência à saúde de gestantes e puérperas, melhorar a qualidade de vida do público e contribuir para a redução da morbimortalidade materna e infantil.

As novas diretrizes estabelecidas para atendimento das gestantes e mulheres em período de puerpério serão publicadas no Órgão Oficial de Betim e disponibilizadas, digitalmente, para todos os profissionais que atuam diretamente com o público-alvo.