Cultura empreendedora e voluntariado

Parceria com o Colégio Santa Maria Minas promove formação empreendedora e integração com escolas da rede pública
João Marcos e Sofia Moreira são alunos do Ensino Médio e participam do projeto | Foto: Nathália Farnetti
João Marcos e Sofia Moreira são alunos do Ensino Médio e participam do projeto | Foto: Nathália Farnetti

Quando uma boa oportunidade aparece na vida das pessoas, ela precisa ser vista como um presente, que pode mudar a trajetória e transformar toda uma comunidade. “É preciso encarar esse desafio e dedicar-se”, afirma João Marcos Martins Silva, 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Laudieme Vaz de Melo. É preciso, ainda, ter a clareza que mudanças necessárias podem começar dos pequenos projetos, “o mundo é muito grande e com muita coisa para mudar. Então, por que não participar de planos que podem ser acompanhados de perto por nós?”, pergunta Sofia Marra Moreira, 15 anos, aluna da 2ª série/EM, no Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova. As duas escolas estão localizadas na região Nordeste de Belo Horizonte e são vizinhas. Mas seus alunos talvez nunca se conhecessem mesmo carregando um desejo comum: fazer a diferença na sociedade. Foi a parceria entre o Projeto de Extensão Jovem Empreendedor Social e o projeto de responsabilidade social Escola em Saída, do Colégio Santa Maria Minas, que promoveu essa rede educativa em prol de uma cultura empreendedora e solidária unindo a PUC Minas, o Colégio Santa Maria Minas (CSM Minas) e as escolas públicas parceiras.

O projeto, vinculado ao Curso de Administração da Unidade São Gabriel, coordenado pela Profa. Dra. Soraya Cardoso Pongelupe Lopes, nasceu em formato presencial atendendo às escolas públicas e organizações sociais do entorno da Unidade. Criatividade, inovação e empreendedorismo social são os destaques conceituais do projeto, sempre preocupado com a formação cidadã e humanista dos alunos da PUC Minas, explica a professora. Na pandemia tornou-se totalmente on-line e, em 2022, ganhou novos contornos e passou a ser ofertado em formato híbrido, com aulas assíncronas e encontros ao vivo ou presenciais, em parceria com o projeto Escola em Saída, do CSM Minas.

Participaram do projeto, em 2022, quatro escolas públicas do entorno das Unidades Floresta, Betim, Pampulha e Coração Eucarístico, com, aproximadamente, 150 envolvidos entre alunos, professores e agentes pastorais. Em 2023, a parceria contou com outras quatro escolas públicas, que estão no entorno das Unidades Cidade Nova, Nova Suíça, Nova Lima e Contagem, com a participação de 253 pessoas.

O professor João Carlos Ribeiro, assessor da Diretoria-Geral Religiosa para Assuntos Pastorais e coordenador de catequese do CSM Minas, explica que o projeto Escola em Saída nasce, em 2021, como uma resposta pastoral da Diretoria-Geral Religiosa do Colégio. Sendo uma instituição pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte, buscava atender ao chamado do Papa Francisco por uma Igreja verdadeiramente missionária e capaz de chegar a todos dentro da perspectiva de educação católica. Naquele ano, aulas de Língua Espanhola foram ministradas a alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira, com monitoria voluntária dos estudantes da Unidade Cidade Nova, o Escuela en Salida. A partir de 2022, com o desejo de ampliar o projeto, a Diretoria-Geral Religiosa teve, como desafio, trazer à prática um projeto que unisse a teoria da formação empreendedora, proporcionada teoricamente pelo componente curricular Projeto de Vida, com seu projeto de voluntariado. Para o professor João Carlos, o novo modelo potencializa o espaço de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos e a comunidade na qual cada Unidade do Colégio está inserida, além de promover o protagonismo estudantil, premissa das normas e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica e da Extensão Universitária.

Professora Soraya Pongelupe, Professor João Carlos Ribeiro e Professora Andrea Dias | Foto: Nathália Farnetti

A extensão, o voluntariado e o protagonismo jovem

“À medida que envelhecemos, costumamos perder parte da audácia que os adolescentes têm naturalmente”, reflete Cecília Carvalho, 21 anos, extensionista e aluna do Curso de Administração da PUC Minas Virtual. Convivendo com os alunos do Ensino Médio no projeto, ela diz entender “que sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho e o essencial é sair da zona de conforto e se esforçar constantemente”. Inspirada por essa troca, seguiu firme e com muito entusiasmo no projeto, ajudando a capacitar pessoas para que sejam capazes de acreditar em suas próprias ideias e não desistirem de seus sonhos. Os extensionistas exercem o papel de facilitadores, organizando o conteúdo a ser estudado a partir da orientação dos professores da PUC Minas, conforme explica a professora Soraya Pongelupe. Por meio de metodologias ativas de aprendizagem, são trabalhados preceitos como protagonismo, clareza sobre o problema ou questão a ser tratada, reflexão e desenvolvimento de capacidade crítica.

A escolha das escolas parceiras é definida a partir da avaliação da Equipe Pastoral do CSM Minas. As escolas públicas participantes são vizinhas das Unidades do Colégio, o que facilita a integração entre os alunos e o acompanhamento conjunto dos resultados e das avaliações por todos os atores envolvidos. O professor João Carlos Ribeiro reforça que a participação dos agentes pastorais nesse processo é fundamental para o sucesso do modelo. São eles que fazem o trabalho de acompanhamento e relacionamento com as coordenações das escolas públicas, além da articulação dos encontros presenciais entre os alunos, com o objetivo de recolher percepções e avaliações de engajamento e desempenho dos jovens participantes. A afirmação é confirmada pela professora Andrea Dias, Diretora da Escola Estadual Laudieme Vaz de Melo, uma das parceiras do Projeto com a Unidade Cidade Nova. “O esforço e o empenho da Porcina foram essenciais para o sucesso do projeto em nossa escola. Ela nos ajudou a acompanhar tudo de perto, além de cuidar e promover uma boa integração entre os alunos das duas escolas”. Maria Terezinha Purcino, carinhosamente chamada de Porcina, é a agente pastoral das Unidades Floresta e Cidade Nova.

Na formação, composta de quatro etapas, o protagonismo é jovem. Os extensionistas da PUC Minas e os voluntários do CSM Minas são organizados em equipes de trabalho e atuam de forma complementar na execução do projeto. Durante a formação, conceitos como O Futuro do Trabalho x Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Economia Circular e Solidária são estudados. A quarta etapa é constituída pelo Projeto de Ideias de Intervenção, quando os estudantes em formação desenvolvem propostas para problemas reais, vivenciados por eles. Os projetos selecionados em cada escola passam a contar com a consultoria de implementação com o IdeiasLab, um hub de empreendedorismo da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (ICEG – Escola de Negócios).

Para a professora Andrea Dias, a participação dos seus alunos no projeto, além da capacitação técnica, desenvolve habilidades emocionais de autoconfiança. “A gente vê que o aluno desenvolve melhor sua percepção de que é capaz, que pode realizar, que a sociedade acredita nele”. Para ela, a participação dos alunos de mesma idade do CSM Minas é um grande diferencial do projeto, pois quebra barreiras e desenvolve uma confiança, que acaba reverberando no dia a dia da escola.

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