Inovação para os novos tempos

Inovações constantes preparam os futuros profissionais para exercerem a profissão e acompanharem as complexidades do ser humano
A Profª Cristina Campolina e a monitora do Serviço de Psicologia, Larissa Valim: foco em propostas inovadoras de estágio
A Profª Cristina Campolina e a monitora do Serviço de Psicologia, Larissa Valim: foco em propostas inovadoras de estágio

Quando se fala em inovação ou novas tecnologias, as pessoas podem logo associar a áreas do conhecimento como exatas ou engenharias. Mas você já se perguntou como a área da Psicologia precisa inovar constantemente para acompanhar as complexidades do ser humano, inserido nesse universo de tantas mudanças? A Faculdade de Psicologia (Fapsi) da PUC Minas, que teve seu primeiro curso antes mesmo da regulamentação da profissão no Brasil, está atenta a essas mudanças. “Cada tempo histórico demanda uma atenção específica das gestoras e dos gestores da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Estamos sempre atentas aos temas tradicionais e imprescindíveis para a formação e aos temas emergentes, bem como ao que se coloca como inovação”, explica a Prof.ª Dr.ª Betânia Diniz Gonçalves, Diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas.

As inovações, juntamente com temáticas tradicionais, preparam os futuros profissionais para bem exercerem sua profissão nas mais variadas áreas. “Profissionais bem formados diante de desafios terão mais condições de compreender os sujeitos humanos e criar soluções mais adequadas. Nos diversos campos de trabalho, o profissional tem que ser capaz de criar e construir novas saídas para as questões que se colocarem. A formação tem que oportunizar que o profissional seja inventivo diante dos desafios e dilemas sociais”, ressalta a Profª Betânia.

A preocupação da Fapsi em sempre se renovar se reflete em seus cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos campi e unidades da Universidade. Exemplo disso é o Curso de Psicologia da Unidade Praça da Liberdade que foi lançado há cinco anos e apresenta, em seu projeto pedagógico, inovações para dar conta das complexidades atuais. Uma delas é o Serviço de Psicologia, um espaço que busca desenvolver o conceito de clínica-escola, ao mesmo tempo que ampliá-lo. “O Serviço de Psicologia nasceu de uma perspectiva histórica, como tudo nesse curso. Temos um curso muito exitoso e inovador, porque fomos aprendendo muito com a história da Faculdade de Psicologia. De alguma maneira, estar num curso jovem viabiliza alguns passos mais adiante, porque contamos com as experiências anteriores”, explica a coordenadora do Curso de Psicologia da Unidade Praça da Liberdade, Prof.ª Dr.ª Mirelle França Michalick-Triginelli. “Nós também encontramos aqui na Praça da Liberdade uma unidade jovem, que tem a intencionalidade da inovação, além do respaldo institucional, que é muito importante para inovarmos”, conta a Profª Mirelle.

O projeto pedagógico do Serviço de Psicologia pressupõe atender à necessidade de formação de alunos da graduação em Psicologia da Unidade Praça da Liberdade, ofertando espaço de desenvolvimento da escuta, aplicação de práticas psicológicas aprendidas em sala de aula, ao mesmo tempo em que viabiliza ao aluno o desempenho de um papel social importante junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O Serviço de Psicologia executa ações que contribuem para que a PUC Minas cumpra seu papel social, e, sobretudo, para que setores distintos da sociedade se beneficiem dos serviços, dos laços e dos diálogos construídos através das múltiplas ações realizadas”, justifica a Prof.ª Dr.ª Cristina Campolina Vilas Boas, coordenadora do Serviço de Psicologia da PUC Minas Praça da Liberdade. “É um campo fértil para pesquisas e criação de novos modos de viver o compromisso social da Psicologia como ciência e profissão”, explica.

O projeto arquitetônico do espaço ocupado pelo Serviço também merece destaque. “O belo projeto arquitetônico alcança o projeto de uma clínica-escola, que ultrapassa o modelo psi-hospitalar, pois é lúdico, colorido e acolhedor para indivíduos e grupos de todas as idades”, conta Cristina. A monitora do Serviço de Psicologia e aluna do 8º período do curso Larissa Valim, destaca que a estrutura foi pensada e construída com o foco em viabilizar diversas possibilidades de atendimentos, permitindo propostas inovadoras de estágio. “É um espaço com salas muito bem preparadas para os diferentes públicos. Um detalhe que pode ser sutil, mas é interessante: as salas foram nomeadas em homenagem a artistas famosos, apontados e escolhidos, por votação dos alunos que, como isso mostra, participaram ativamente da construção e implementação do Serviço desde o seu comecinho”, conta a monitora.

A Profª Cristina ainda destaca a presença da arte em interlocuções com os fazeres da Psicologia, a oferta de possibilidades de socialização e capacitação para a comunidade acadêmica, e a equipe de funcionárias e monitores comprometidos com o ideal de um espaço seguro e de acolhimento para os usuários, bem como para os alunos-estagiários que realizam suas práticas de socioaprendizagem. “O relacionamento interpessoal acontece de forma harmoniosa. Lidamos de forma tranquila e respeitosa com usuários e alunos, procurando entender às demandas individuais e proporcionar um clima saudável e motivador no ambiente de trabalho”, explica Thais Guimarães, funcionária técnico-administrativa do Serviço de Psicologia da Unidade Praça da Liberdade. Para ela, a equipe trabalha para oferecer um ambiente acolhedor, promover o conhecimento e capacitação necessários para a formação profissional dos alunos e auxiliar a comunidade que busca atendimento psicológico.

Outra prática efetivamente inovadora na Fapsi são os laboratórios de formação didática. “Temos laboratórios de ponta, com os melhores testes e softwares para fazer análise de dados e pesquisa. O que tem de melhor em avaliação psicológica, temos na Fapsi”, ressalta a Profª Mirelle. Na Unidade Praça da Liberdade, os alunos do Curso de Psicologia contam com sete laboratórios específicos para a sua formação: Psicologia e Arte; Psicologia Social; Psicologia do Trabalho e Organizações; Avaliação Psicológica; Educação; Pesquisa e Extensão; e Saúde e Estudos Clínicos.

Algumas práticas inovadoras realizadas

  • Observação de atendimento clínico
  • Psicologia social e trabalho: Saúde do trabalhador
  • Urgências subjetivas em jovens universitários
  • Grupos de intervenções psicoeducacionais
  • Orientação a pais e cuidadores
  • Clínica do Trabalhador
  • Atendimento psicossocial em direitos humanos
  • Oficinas em dinâmica de grupo com jovens
  • Intervenção psicossocial no mundo do trabalho com jovens aprendizes
  • Psicologia jurídica
  • Psicologia Jurídica – Grupos operativos com autores masculinos de violência
  • Consultório de rua
  • Desastres e emergências – primeiros-socorros psicológicos
  • Atenção psicossocial em situações de trabalho

Clínica de Psicologia da Unidade São Gabriel completa 20 anos

A aluna Dimitria Rizzi explica que a experiência na Clínica influenciou seu interesse pela área

Com as tecnologias, descobertas e até mesmo necessidades dos últimos anos, se adaptar ao on-line não é mais uma opção. Assim também é para a Psicologia, que seguiu essa tendência para que os atendimentos não fossem prejudicados durante a pandemia. Ao completar 20 anos, a Clínica de Psicologia da Unidade São Gabriel se adaptou rapidamente às mudanças para o digital. A Profª Drª Stella Tozo, coordenadora da Clínica na unidade, conta que a rapidez para se reinventar é um dos diferenciais que marca a trajetória da clínica. “Com a pandemia tivemos várias inovações trazidas pelo modelo on-line. Em 2021, chegamos a ter um semestre apenas com atendimentos remotos”, aponta a coordenadora.

Ao longo desses 20 anos, a Clínica sempre se adaptou ao que a sociedade demandava naquele momento. “Além de atendimentos clínicos foram desenvolvidos projetos da área do trabalho, Psicologia escolar, área jurídica – com núcleo de justiça restaurativa, em parceria com o Curso de Direito – estágios em neuroavaliação, neuropsicologia para adultos, crianças e idosos. Conforme a sociedade vem se modificando e pedindo por novos projetos a clínica vai se adaptando contando com a expertise dos professores do estágio”, ressalta a Profª Stella Tozo, que coordena a clínica desde 2017.

A preocupação com o envolvimento e aprendizado do aluno é parte do projeto de excelência da clínica. Dimitria Rizzi de Oliveira Santos, aluna do 7º período de Psicologia, é uma das monitoras que percebeu os diversos caminhos que a área pode oferecer. “Sempre fui aberta durante a formação na graduação a diversas áreas de atuação mas com o tempo me apaixonei pela área Clínica. Considero que a monitoria influencia minha decisão e vice-versa. Dessa forma, consigo alcançar aprendizado na atuação clínica, na trajetória pessoal e profissional, além da confiança para atuação que vamos adquirindo ao longo do tempo”, aponta Dimitria, monitora na Unidade São Gabriel há um ano.

As Clínicas de Psicologia oferecem atendimento gratuito em todos os campi e Unidade em que é ofertado o Curso de Psicologia pela Universidade, nas Unidades Barreiro e São Gabriel e nos campi Betim, Coração Eucarístico e Poços de Caldas. É oferecido atendimento clínico individual, em família e em grupos, orientação profissional, atendimento ao trabalhador via clínica do trabalho, psicodiagnóstico, diagnóstico das relações familiares, intervenções clinicas nos sintomas contemporâneos, processos psicoeducativos, atendimento a autistas, psicomotricidade, psicoterapia de adolescentes e crianças, entre vários outros projetos.

A Profª Stella Tozo, coordenadora da Clínica na unidade São Gabriel, explica que ao longo desses 20 anos a Clínica se adaptou ao que a sociedade demandava

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