Sumário
Artigos
Diálogos
Respeitar a vida, cuidar da natureza
“A grande mudança necessária deve começar com um gesto simples, de cada pessoa, que é convocada a refletir sobre o seu próprio modo de vida”Novos hábitos e atitudes
“O recado que a natureza nos envia é claríssimo. Resultado de nossas próprias ações e falta de cuidado e razoabilidade com o meio ambiente, somos agora obrigados a frear o modo como dela nos valemos”Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Micronotícias
Já vejo coisas que não vêm nem vão, como escreveu o poeta Gil Vicente.
Mudança
de postura
Sustentabilidade é o termo-chave desta edição da Revista PUC Minas. O tema percorre, de algum modo, boa parte das matérias e reportagens. Num ano de agravamento de escassez de recursos naturais, especialistas, pesquisadores e cidadãos preocupados com o nosso futuro próximo fazem coro à necessidade de combate à cultura do desperdício em todas as instâncias e à urgência de que adotemos novas posturas de respeito aos recursos naturais para que tenhamos um planeta ainda habitável para as atuais e as futuras gerações. A falta de água para os mais básicos consumos é mais que um alerta. Já se define como um quadro em que a fase de nos preocuparmos com este recurso vital já passou. Temos agora é que nos ocuparmos de encontrar soluções imediatas que passam, inevitavelmente, por mudanças de hábitos individuais e comportamentos coletivos.
Por sua vez, esta edição da Revista PUC Minas inaugura uma nova fase em termos de seus modos de distribuição. A partir de agora, temos a versão digital da revista, que pode ser acessada facilmente pelo nosso portal pucminas.br, no menu Sala de Imprensa, ou por meio de www.revista.pucminas.br.
A criação da versão digital – projeto que vínhamos desenhando já há cerca de um ano – significa um avanço importante em termos da ampliação da abrangência do público da revista, racionalização de investimentos e a possibilidade de acesso permanente, com apenas um clique, às edições semestrais da publicação. A versão física, também dita impressa, permanece, pois reconhecemos nesta modalidade um importante e estratégico instrumento de relacionamento com nossos públicos.
Boa leitura.
Prof. Mozahir Salomão Bruck
Secretário de Comunicação