Sumário
Diálogos
Agentes da esperança
“Infelizmente, sem apropriada contrarreação, a desesperança e a indiferença abrirão caminho para o desprezo pela vida, com a projeção de totalitarismos, de extremismos, o desapreço à fé professada com autenticidade, à ciência e à verdade”Reinventar-nos sempre
“Na PUC Minas, a convocação a toda a comunidade acadêmica é para que estejamos abertos ao novo, às mudanças que se desenham e que já vão se implementando"Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Artigos
Micronotícias
Comunicação
Extensão
Ameaças à democracia e resistência
Esta Edição 23 da Revista PUC Minas põe em tela um assunto mais do que controverso, profundamente preocupante: o radicalismo ideológico que pode colocar em risco a democracia e se nutre da intolerância e do negacionismo. Nossa reportagem de capa busca refletir sobre essa era de extremos que tem sido marcada, em vários países do mundo, destacadamente no Brasil, pela polarização política e contínuo desrespeito e impossibilidade de quaisquer debates. Fake news, agressões morais e físicas, desqualificações, silenciamentos têm sido as armas postas em jogo.
Se sombras e trevas ameaçam a democracia, por outro lado a resistência do padre Julio Lancelotti lança luz sobre o mundo. Nesta edição, trazemos a transcrição na íntegra da Aula Magna proferida pelo padre Lancelotti na PUC Minas para alunos e professores da Faculdade de Comunicação e Artes, Instituto de Ciências Humanas e Instituto de Ciências Sociais da Universidade. Aula de humildade, de resistência, de cidadania e de amor aos excluídos.
Na PUC Minas, podemos assim dizer, vários projetos se somam a essa lógica da busca de um mundo mais esclarecido e justo. Os projetos Qualidade de vida para Todos, Mãos que comunicam, o PUC Ensina, a presença extensionista da Universidade junto aos atingidos em Brumadinho são testemunhos efetivos de que o diálogo e a solidariedade são os caminhos possíveis para a transformação social. Destaque também nesta edição para os 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes, da PUC Minas. Muito a celebrar, agradecer e, de imediato, perscrutar e inventar os novos caminhos. Parabéns, FCA.
Prof. Mozahir Salomão Bruck
Secretário de Comunicação